Desenvolvimento de Material Didático para EAD no Curso de Especialização em MATEMÁTICA, MÍDIDAS DIGITAIS E DIDÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

I Seminário ABED de Educação a Distância
Maio / 2006.
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
  Ana Carolina Castelli da Silva
Elisa Maria de Assis
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
EAD em alimentos – curso teórico prático
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Secretaria da Educação e Cultura
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
De Marina Menna Barreto
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Introdução INTRODUÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O papel do conteudista.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Curso de Especialização em Educação Infantil
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina.
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Ensinando e Aprendendo com as TIC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Caminhos para EAD na UFRGS – Julio Alberto Nitzke – Caminhos para EAD na UFRGS Julio Alberto Nitzke Junho 2007.
PROGESTÃO.
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Alfabetizando com informática
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Material Didático para EAD no Curso de Especialização em MATEMÁTICA, MÍDIDAS DIGITAIS E DIDÁTICA

Público-alvo Professores atuantes da rede pública do estado (municipais e estaduais) Pólos: Jaguarão Novo Hamburgo Rosário do Sul São Sepé Sapiranga Sapucaia do Sul Vila Flores

Proposta Pedagógica articulação dos componentes do tripé Matemática – Mídias Digitais – Didática  MÍDIAS DIGITAIS DIDÁTICA MATEMÁTICA

Objetivos específicos atualização dos conhecimentos dos professores de matemática implementação de práticas-pedagógicas inovadoras nas escolas integração de mídias digitais

Organização curricular Alfabetização para EAD Mídias Digitais na Educação Matemática I Teoria e Prática Pedagógica I Geometria e Trigonometria na Resolução de Problemas Teoria e Prática Pedagógica II Mídias Digitais na Educação Matemática II Teoria e Prática Pedagógica III Funções e Modelos Matemáticos Teoria e Prática Pedagógica IV Novos Conteúdos para o Ensino da Matemática Novas Abordagens para o Ensino da Matemática Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 1o Semestre 2o Semestre 3o Semestre

Funcionamento do curso Equipe de Coordenação Maria Alice Gravina Vera Clotilde Garcia Elisabete Búrigo Marcos Vinícius Basso Equipe de Produção Marina Menna Barreto Mariângela Torres Corpo Docente professores pesquisadores/ formadores tutores a distância tutores presenciais e coordenador de pólo pessoal de produção Material didático: sites WEB das disciplinas Ambiente virtual de aprendizagem: MOODLE

Cuidados com o design e navegação estrutura de navegação simples, lógica e auto-explicativa tirando proveito de espaços em branco, distâncias de margens, cores e ilustrações, para obter um resultado atraente e interessante textos sucintos, objetivos e claros; vocabulário simples e de fácil interpretação; cabeçalhos informativos; diferentes mídias e objetos de aprendizagem

Sites de disciplinas sub-menus menus

Sites de disciplinas

Ambiente Moodle

arquivo com a produção

Comentários finais Produção de material Uso do material Site web (navegação e texto) Vídeos Objetos de aprendizagem Uso do material Conexão de rede; Web conferência;

Site do curso - ESPMAT disciplinas http://www.ufrgs.br/espmat