Centro Espírita Amor e Sabedoria Por Virginia Pontelo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Advertisements

Módulo X – Lei de LIBERDADE
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Vencendo a Batalha Dentro de Você
Programa III Roteiro 21.
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Liberdade e Escravidão
D E U S.
Lei de Liberdade (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lei de Conservação (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
O pensador da ética: Nietzsche e a Moral
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
Explicação da Prática de Purificação de Mente
A ERA DO HOMEM ESPIRITUAL E A NOVA RAÇA NA NOVA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
"Ninguém te despreze por seres jovem" (I Timóteo 4,12)
Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos
Terra - escola dos Espíritos
Filosofia Professor Breno Cunha
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
Lei de liberdade Liberdade e Igualdade na Sociedade
RETORNO A VIDA CORPORAL UNIÃO DA ALMA E DO CORPO
MENSAGENS REFLEXIVAS BELEZA E SABEDORIA - NATUREZA E PENSAMENTO
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Leis Morais Lei de Liberdade
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Quem ama os animais no fundo do seus corações
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL II
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Ciclo: Universo Espirita Lei de Liberdade e Lei de Igualdade
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
DEZ TOQUES PARA A SABEDORIA
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
Seis ajustes para um Casamento Feliz
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Intervenção dos Espíritos no Mundo Corpóreo Capítulo IX Itens 1 e 2 questões 456 a 472 Allan Kardec.
LEI DE LIBERDADE & LEI DE IGUALDADE
By Búzios Slides BELEZA E SABEDORIA Avanço automático.
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
ROTEIRO Liberdade natural, liberdade de pensar e liberdade de consciência Livre- arbítrio e responsabilidade Livre arbítrio e fatalidade O princípio de.
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Lei de Destruição e Lei de Conservação
“As causas da felicidade não se acham em lugares determinados no espaço; estão em nós, nas profundezas misteriosas da alma, o que é confirmado por todas.
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
KARL JASPERS
A NEGAÇÃO DA LIBERDADE E DA RAZÃO PRÁTICA.
ANIMAL VEGETAL HOMEM MINERAL LIVRE ARBÍTRIO INSTINTO SENSAÇÃO ATRAÇÃO.
1-De acordo com Descartes:
Livre-arbítrio e Fatalidade
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Estudo mensal – fevereiro 2012.
Os constituintes do campo ético
NEGAÇÃO PRINCÍPIO 1 – Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer as coisas erradas...
Transcrição da apresentação:

Centro Espírita Amor e Sabedoria Por Virginia Pontelo Liberdade Centro Espírita Amor e Sabedoria Por Virginia Pontelo

Platão Ser livre é permanecer na presença da verdade e ser liberto significa estar livre da ilusão e da falsidade. A liberdade verdadeira é a liberdade de se fazer o que é bom e não apenas “o que se quer”. .

Aristóteles A liberdade é o principio para "escolher entre alternativas possíveis", realizando-se como decisão e ato voluntário.

Santo Agostinho Trouxe a noção de liberdade, como liberdade "interior", relacionada ao próprio eu e não mais vinculada apenas ao espaço público.

Liberdade Será que as pessoas livres podem fazer o que bem entendem? Ser livre é só fazer o que se quer? Será que o ato voluntário resulta apenas da nossa capacidade de decidir a partir de nossas opiniões?

Liberdade Natural Não existe liberdade absoluta pois precisamos uns dos outros para sobreviver. Essa dependência não nos tira o direito de sermos donos de nós mesmos.

Liberdade A liberdade, é filha da fraternidade e da igualdade. A liberdade pressupõe confiança mútua. Ora, não pode haver confiança entre pessoas dominadas pelo sentimento exclusivista da personalidade. "Obras  Póstumas",  Allan Kardec.

Livre Arbítrio 843. O homem tem livre-arbítrio nos seus atos?        — Pois que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máquina.

Liberdade Precisamos reconhecer uma liberdade acorde com a natureza humana, seres que foram criados. É preciso que a criatura possa escolher entre vários motivos.

Entendendo a Liberdade Seguindo o motivo mais forte, ou agindo só por prazer, já se não opera com liberdade. O prazer não é mais que uma falsa aparência de liberdade.

Entendendo a Liberdade A condição precípua da liberdade é a inteligência, ou a faculdade de conhecer e escolher os motivos. Quanto mais ativa a inteligência, mais ampla a liberdade.

Inteligência e Liberdade É necessário encadear efeitos e causas, comparar melhor o presente e o passado, e daí tirar conclusões para o futuro. Pesar as razões, conhecer a tradição. Decidir e esclarecer a vontade, muitas vezes contrariamente aos seus desejos.

Vontade a Liberdade Uma última condição da liberdade é a influência da decisão feita sobre os instrumentos que devam operar suas ordens pessoais. A fome é involuntária, mas, se eu me abstiver de comer, exerço a influência da minha vontade sobre os instrumentos do movimento voluntário.

Vontade e Liberdade A cólera é involuntária, mas eu não sou forçado a maltratar quem me provoque, só porque a minha vontade influi em meus músculos. Perdido o domínio dessa influência, então sim, o homem já não é livre. É o que sucede com os alienados, que experimentam desejos, reconhecem a sua inconveniência, mas não têm a força de restringir os movimentos involuntários

Liberdade Não somos o seixo que, lançado na torrente, apenas pode seguir o curso das águas. Ao contrário, sentimos em nós a força do nadador, que pode escolher a direção, lutar contra a corrente, ir mais ou menos aonde lhe convém.

Livre Arbítrio 848, A alteração das faculdades intelectuais pela embriaguez desculpa os atos repreensíveis?       — Não, pois o ébrio voluntariamente se priva da razão para satisfazer paixões brutais: em lugar de uma falta, comete duas.

Livre Arbítrio 849. Qual é, no homem em estado selvagem, a faculdade dominante: o instinto ou o livre-arbítrio? — O instinto, o que não o impede de agir com inteira liberdade ... Mas, como a criança, ele aplica essa liberdade às suas necessidades e ela se desenvolve com a inteligência. .. ...tu, que és mais esclarecido que um selvagem, és também mais responsável que ele pelo que fazes.

Livre Arbítrio Assim, enquanto a liberdade de pensar é ilimitada, a liberdade de consciência sofre restrição, já que depende do nível evolutivo do Espírito

Escravidão Independentemente das formas em que se manifeste, é contrária à lei de Deus, porque é um abuso de força.

Escravidão

Liberdade Libertação dos vícios morais Fraternidade e igualdade Confiança Responsabilidade

Livre Arbítrio e Fatalidade “Nenhum vento sopra a favor daquele que não sabe para onde ir.” Sêneca

Livre Arbítrio e Fatalidade A Doutrina Espírita ensina que a fatalidade existe unicamente pela escolha que o espírito fez, ao encarnar, desta ou daquele prova para sofrer. Escolhendo-a, insistiu para si uma espécie de destino, que é a conseqüência mesma da posição em que vem a achar-se colocado.

Liberdade O homem que melhor evidencia seu valor moral é o que se observa a si mesmo, dirige as suas paixões, vive conforme a regra que se impôs, estuda suas aptidões e suas falhas. Eis, verdadeiramente, o homem: sua grandeza está na sua liberdade.

Faze uma avaliação honesta da tua existência, sem consciência de culpa, sem pieguismo desculpista, e depois desperta para o que deves produzir de bom, de útil, de construtivo empenhando-te na realização da tua liberdade de ser feliz. Divaldo Franco.  Momentos de Saúde. Joanna de Ângelis. 

Referências Camille Flammarion - Deus na Natureza Kardec Allan – Obras Póstumas Kardec Allan – Livro dos Espíritos