O Juízo Oral Exame e Contra-exame (cross- examination) de testemunhas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I – PROVA (conceito) Do latim probatio, exame, verificação, confirmação, confronto... Demonstração em juízo da verdade de um fato (ou de uma versão dele.
Advertisements

A BUSCA DA VERDADE REAL NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA
Comunicação e Expressão
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Direito Processual Penal - II
Audiências Preliminares. Projeção fatos na justiça criminal 1.Consigna: observar com detalhes o fato e realizar um relato posterior.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Oralidade e Litigação em Sistemas Penais Objetivos 1. Apresentar a atualidade da reforma processual penal na América Latina. 2. Estabelecer a importância.
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
Ponto 3: PROVA Tgp2 UnB Prof. Vallisney
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Comentário e Dissertação
Ensaiando um ensaio.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Sérgio Elias Vieira Cury
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Evidenciou-se a dependência que os eventos possuem em relação ao tempo: – existem prazos a cumprir; O tempo não para. A dependência que os eventos possuem.
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Testemunhos Qualquer pessoa não envolvida no fato criminoso que tem conhecimento de fatos relevantes para a causa Descrição objetiva dos fatos conhecidos.
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Comunicação.
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
A linguagem em situação de trabalho
Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Diretrizes para leitura e análise de textos
Função argumentativa da narrativa dos fatos
Constituição Federal Artigo 225, § 1°, IV
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Teoria e prática da argumentação
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
Direito Processual Civil I Aula 20 – Das provas em espécie
A construção da ciência " A arte e a ciência têm o seu ponto de encontro no método." (Edward Bulwer-Lytton ) Trabalho elaborado por Alexandra.
AUDIENCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
A Construção da Ciência
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Lógica Matemática Introdução.
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
Desenhando Fluxogramas
Ponto 7. PROVA (conceito)
Prova Testemunhal 1) Conceito - Testemunha
Tema: DA PROVA TESTEMUNHAL (estudo dos arts CPC)
INSTRUÇÃO DA CAUSA A fase instrutória do procedimento ordinário principia quando termina a audiência preliminar,' consiste na realização de provas e oferecimento.
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Técnicas de Coleta de Dados
ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
PRÁTICA JURÍDICA III PRÁTICA TRABALHISTA
Aula 9 – Kant e o criticismo
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.
BUSCA DA VERDADE NO PROCESSO PENAL
Saneamento do Processo
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Produção da prova testemunhal 1) Requerimento - Inicial (282, VI) - Contestação (300)
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Procedimentos argumentativos Professora Marina Miotto Negrão.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Técnicas de Pesquisa em Economia Prof. Sergio Almeida Aula 6.
PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Valéria Brites. IMPUGNAÇÃO DO LAUDO A manifestação das partes, deve ser encarada pelo perito como um pedido de esclarecimentos.
Transcrição da apresentação:

O Juízo Oral Exame e Contra-exame (cross- examination) de testemunhas

Lógica da prova testemunhal Sistemas Inquisitivos tradicionalmente operam com a ideia segundo a qual testemunhas são terceiros imparciais. Testemunhas são sempre parciais, ao menos em um sentido: com relação a suas próprias versões. Testemunha é quem comparece à audiência e presta sua declaração no momento, sem que esta possa ser substituída por leituras de atas ou declarações prévias.

Exame e produção de informação É uma das principais ferramentas para produzir a informação anunciada nas alegações iniciais e na defesa prévia; O trabalho para o exame começa muito tempo antes da audiência;

Como produzir informação? Determinando objetivos claros de exame; Estabelecendo a credibilidade da testemunha; Seguindo uma ordem cronológica no relato; Exame e produção de informação

Com que produzir informação? Perguntas abertas Perguntas fechadas Perguntas introdutórias Como não se pode produzir informação? Perguntas sugestivas Enganos ou induções a erro Maus tratos ou pressões indevidas Exame e produção de informação

Temas variados Linguagem comum Ao obter informação Ao fazer perguntas Direto ao ponto Adiantar e explicar debilidades Sem leituras Uso de apoio gráfico

Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Contra-exame (cross- examination) de testemunhas

Contra-exame e Qualidade de informação NÃO É um exame direto de testemunhas Finalidade: testar a qualidade da informação que produziu no exame Por que testar a qualidade da informação? Princípio do contraditório Necessidade de contar com informação de qualidade

Ideias força Expressão do mais fino contraditório = direito à defesa efetiva (possibilidade de confrontar a prova contrária) Método acusatório: mecanismo para obter informação da mais alta qualidade possível para tomar decisões sobre o caso

Contra-exame e qualidade de informação Como testar a qualidade da informação? Credibilidade da testemunha Credibilidade da informação Condições internas Condições externas Desagregando fatos Com uma estrutura temática (NÃO cronológica)

Com que testar a qualidade da informação? Quais perguntas são possíveis? A importância da pergunta sugestiva de um só ponto. Regulação normativa A questão da pergunta que sobra Contra-exame e qualidade da informação

Como não se pode testar a qualidade da informação? Proibição de argumentar Proibição de enganar ou induzir a erro Proibição de atormentar Contra-exame e qualidade da informação