Ex: cor, classe social, estado civil

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Transcrição da apresentação:

Ex: cor, classe social, estado civil Distribuição de frequências População Amostra Variáveis: características de uma determinada população. Tipos: Quantitativas ou Qualitativas Variável Qualitativas Ex: cor, classe social, estado civil Quantitativas Ex: altura, massa, idade Discreta Ex: nº de irmãos, TV´s Contínua Ex: massa, volume

Distribuição de frequências Frequência Absoluta, relativa e acumuladas Observar as notas de Matemática de 20 alunos de uma sala. 7; 5; 9; 5; 8; 5; 8; 9; 10; 8; 6; 6; 7; 7; 7; 5; 5; 5; 6; 6 Nota F_absoluta F_relativa F_acumulada Fr_acumulada 5 6 30% = 0,30 30% 4 20% = 0,20 10 50% 7 14 70% 8 3 15% = 0,15 17 85% 9 2 10% = 0,10 19 95% 1 5% = 0,05 20 100%

Distribuição de frequências para dados agrupados por classes Os tempos ( em minutos ) que 30 pessoas gastam no banho são: 30 20 14 5 10 12 16 6 2 8 8 8 5 10 38 35 28 25 5 7 14 25 23 4 32 5 9 12 14 3 Tempo f_abs f_acum. f_rel f_rel_acum. 2 10 13 43,3% 10 18 8 21 26,7% 70% 18 26 4 25 13,3% 83,3% 26 34 3 28 10% 93,3% 34 42 2 30 6,7% 100%

Exercício A editora de uma revista de moda resolveu fazer uma pesquisa sobre a idade de suas leitoras. Para isso selecionou, aleatoriamente, uma amostra de 25 leitoras. As idades que constaram da amostra foram:   19, 20, 21, 20, 19, 20, 19, 20, 21, 21, 21, 22, 20, 21, 22, 22, 23, 19, 20, 21, 21, 23, 20, 21, 19. Considerando as informações dadas, faça o que se pede: a) Complete a tabela de freqüências absoluta (f) e relativa (fr) a partir dos dados acima: b) Foi escrita uma reportagem dirigida a leitoras de 21 anos. Considerando que a pesquisa admite uma margem de erro de 2% para mais e para menos, quantas leitoras dessa idade leram a matéria, sabendo-se que foram vendidas 3.500 revistas?

Gráficos Gráficos: por que utilizá-los? Quando empregados corretamente, os gráficos podem evidenciar, de uma forma visual eficaz e atraente, os dados e informações que contêm ou precisam transmitir. Itens básicos de um gráfico: simplicidade clareza veracidade

Tipos de Gráficos 1. Colunas 2. Barras

Tipos de Gráficos 3. Segmentos 4. Setores

Tipos de Gráficos 5. Gráficos múltiplos

Tipos de Gráficos 6. Histograma ( valores agrupados em intervalos )

Medidas de tendência central Média aritmética: é o quociente entre a soma dos valores observados e o número de observações. Média aritmética ponderada:

Medidas de tendência central O que é estar na moda? 3. Moda: valor ou valores que aparece(m) com maior frequência na distribuição. 0, 0, 0, 1, 1, 1, 2, 2, 3, 4 1, 2, 3, 4, 5, 6 1, 2, 2, 3, 4, 4, 5

Medidas de tendência central 3. Mediana: é o valor que divide um grupo em duas partes com o mesmo número de termos. Exemplo: Preço do litro de gasolina coletados em oito postos de uma cidade. R$ 1,99; R$ 2,08; R$ 2,03; R$ 2,05; R$ 1,98; R$ 1,99; R$ 2,00; R$ 2,01 Organização dos dados: R$ 1,98; R$ 1,99; R$ 1,99; R$ 2,00; R$ 2,02; R$ 2,03 R$ 2,05; R$ 2,08 R$ 2,01

Medidas de tendência central para dados agrupados As mensalidades, em reais, de 20 universidades referentes ao curso de Pedagogia estão relacionadas a seguir: 480 495 495 498 525 630 550 550 500 890 970 700 520 520 475 400 400 625 525 414 Elaborar uma tabela e distribuição de frequência utilizando intervalos de amplitude 100. Incluir nessa tabela os pontos médios de cada classe. Qual é o custo médio de uma mensalidade para o referido curso? Qual é o valor modal das mensalidades nesse curso?