Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Ministério do Desenvolvimento Agrário
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
PROPOSTA GESTÃO E PLANEJAMENTO MST/CREATIO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PARCERIA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DO MST DE VÁRZEA.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
A ESCOLA NASCE ATUAL MOMENTO DO MSTTR
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
“Contra a fome e a violência sexista”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
O PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO EM CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO PELO MSTTR Exposição Realizada na ENFOC Junho.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
CONFEDERACAO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA - CONTAG QUEM E A CONTAG? E UMA CONFEDERACAO NACIONAL DE TRABALHADORES NA AGRICULTURA COM 26 FEDERACOES.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
ATER MARCO LEGAL.
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
CAT.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
F ÓRUM INTERINSTITUCIONAL DE E NFRENTAMENTO À V IOLÊNCIA SEXUAL CONTRA C RIANÇAS E A DOLESCENTES DO ESTADO DE M INAS G ERAIS.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Transcrição da apresentação:

Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações e lutas que garantam a ampliação das conquistas dos diversos setores e que contribuam para elevação da consciência política, da organização sindical e da mobilização da categoria rumo à construção e implementação coletiva do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com base na Agricultura Familiar e numa ampla e massiva Reforma Agrária.

Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário Concepção de desenvolvimento; Ampla e massiva reforma agrária; Agricultura familiar e potencialização do desenvolvimento; Assalariados rurais; Relações de gênero e geração no meio rural; Construção de alianças / parcerias; Formulação de políticas sociais para o campo.

Educação do Campo: Política pública estratégica para o desenvolvimento e a sustentabilidade do campo brasileiro

Papel da Educação: Contribuir na construção de um Projeto de Sustentabilidade Local; Construção da memória coletiva das comunidades; Democratizar a cultura na busca da humanização e do enraizamento; Apreender a diversidade do cotidiano escolar do campo, sem perder a unidade com as diretrizes gerais.

Papel do MSTTR na construção da Política Pública de Educação Exigir a construção e inclusão da Educação do Campo, enquanto política pública, nos Planos: Nacional (PNE), Estaduais (PEE) e Municipal (PME) de Educação; Participar da coordenação política e pedagógica dos programas governamentais voltados para a educação do campo; Reivindicar orçamentos para a educação de jovens e adultos; Participar dos Conselhos de Educação, FUNDEF/FUNDEB, Alimentação Escolar, Conselhos de Transporte (e outros);

Papel do MSTTR na construção da Política Pública de Educação Lutar pela implementação de escolas técnicas e EFAs; Estimular parcerias para execução de programas de educação do campo; Sensibilizar e capacitar os dirigentes sindicais para atuação e representação nos diversos espaços políticos voltados para implementação das políticas públicas de educação.

Ações do MSTTR Em 1999 05 encontros regionais e 01 encontro nacional; Em 2000 05 seminários regionais e 01 nacional; Em 2001 e 2002 Oficina de construção das Diretrizes Operacionais de Educação básica das Escolas do Campo, com a participação da CONTAG, FETAGs, MOC, Unb, UNEFAB, SERTÃ, IRPAA, Casas Familiares, CUT e outros; Consolidação do grupo permanente de trabalho sobre Educação do Campo no MEC; Consolidação da Câmara Técnica em Educação do CONDRAF.

Ações Desenvolvidas pela FETRAECE - 2004 II Conferência Nacional sobre Educação do Campo- Luiziania-Go; Seminário Estadual Educação e Diversidade no Campo; Comitê Estadual de Educação do Campo ; Capacitação de entidade parceira- CAA-DF; Curso de Desenvolvimento Territorial com ênfase na Educação do Campo Território- Iguatu 53 Lideranças capacitadas Comissão Territorial de Educação do Campo.

Ações Desenvolvidas pela FETRAECE – 2005 Lançamento Selo UNICEF –Juazeiro /Petrolina-Ba “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi árido”; Capacitação de monitores/as -Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Educação do Campo - DF Convenio CONTAG/SDT; Capacitação de monitores/as – Projeto de Capacitação de Professores/as que atuam nas Escolas do Campo – DF Convênio CONTAG/MEC; Seminário Regional de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Nordeste- Recife-Pe; Seminário de Educação do Campo- Porto Alegre-Rs;

Ações Desenvolvidas pela FETRAECE – 2005 Seminário de Educação do Campo- Porto Alegre-Rs; Encontro”Educação para o Campo parcerias inovadoras” P. Alegre-Rs; 01 Curso de Capacitação de Professores/as que atuam nas escolas do Campo-Iguatu Território Iguatú -45 Professores/as Capacitados/as; Projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável e Educação do Campo –(Convenio CONTAG/SDT) Território: Sobral/ Itapipoca- 54 lideranças capacitadas Comissão Territorial de Educação do Campo em cada território.

Projetos Desenvolvidos em Parcerias Pronera – 95 turmas UFC / INCRA/FETRAECE Programa Residência Agrária UFC / FETRAECE Apoio do MDA 1ª etapa - Estágio de vivência pelos/as alunos/as dos Cursos de Agronomia,Engenharia de Pesca,Engenharia de Alimentos e Economia Domestica ( Assentamento) 2ª etapa - Curso de Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

“O MSTR entende que não há desenvolvimento no meio rural sem educação, saúde, garantias previdenciárias, salários dignos, erradicação do trabalho infantil e escravo, respeito aos povos do campo e preservação do meio ambiente”