DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
CONTEXTO Atendimento ao Cidadão é prioridade estratégica da SEGEP Carta (de serviço) ao Cidadão: “ponta-de-lança” do GesPública Tecnologias de gestão.
MACROECONOMIA.
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Fundamentos de Economia
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
Plano Nacional de Cultura
Inovar para sustentar o crescimento
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
ECONOMIA EMPRESARIAL.
MARKETING SOCIAL Prof. Patrick Nunes (org. ) Colaboradores: Prof
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
AGRONEGÓCIO.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Desenvolvimento Regional Sustentável
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento Comunitário
Sustentabilidade.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Fórum Nacional de Educação
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Centro Universitário Newton Paiva DIREITO ECONÔMICO Douglerson Santos.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA Marco Institucional, Políticas e Agenda de Pesquisa em Saúde Antonia Angulo Ministério de Saúde.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Economia Solidária: Outra economia acontece
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL PADRÃO DE CONSUMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ausência de Eficiência Econômica Equidade Social Conservação Ambiental DECISÕES POLÍTICAS Eficiência Econômica Degradação ambiental Pobreza e desigualdade social ESTRUTURA DE RENDA (ATIVOS) PADRÃO TECNOLÓGICO

GOVERNABILIDADE E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE Organização da sociedade Governabilidade QUALIDADE DE VIDA E EQUIDADE (redução da pobreza e emprego) EFICIÊNCIA E CRESCIMENTO ECONÔMICO (agregação de valor) Tecnologia Acesso a ativos

DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE População Padrão de consumo Tecnologia QUALIDADE DE VIDA E EQUIDADE (redução da pobreza e trabalho) EFICIÊNCIA E CRESCIMENTO ECONÔMICO (agregação de valor) Tecnologia Acesso a ativos

PILARES DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL REESTRUTURAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO PARTICIPAÇÃO CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COLETIVO CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE INTELIGENTE (sociedade aprendiz) ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E FORMAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL AGREGAÇÃO DE VALOR AOS BENS SOCIAIS E CULTURAIS LOCAIS

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERITORIAL articulação e complementação das cadeias produtivas com potencialidades locais reestruturação do setor público para arrecadação e racionalização dos gastos organização da sociedade e construção de instâncias de participação e parcerias agregação de valor aos produtos e serviços locais investimentos seletivos em projetos que aumentem a competitividade da economia local distribuição de ativos sociais e serviços públicos DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL