A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Alimentação.
Advertisements

Dieta Mediterrânica.
Tânia Carolina GUIAS ALIMENTARES.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Hábitos alimentares.
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Alimentação e Saúde.
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Alimentação Saudável.
Alimentação saudável.
10 dicas para uma alimentação saudável
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
Comer bem para viver mais e melhor!
Alimentação Alimentação saudável.
Avaliação do consumo alimentar
Alimentação saudável- Corpo saudável
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Alimentação Saudável.
A influência da mídia na alimentação
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Exercício de Fixação Junho 2009
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
A Roda Dos Alimentos.
A Alimentação.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Alimentação - Parte I Julia 23 de outubro de 2011.
Formação Pessoal e Social
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Alimentação Milagrosa
Papel dos Guias Alimentares
Higiene Alimentar.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
Drª Luciana Resque Bioquímica
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Comer bem, para viver melhor!
Dia Internacional da Alimentação
A Alimentação.
Alimentação Alimentação saudável.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Ciências Naturais – 9.o ano
Características de boa alimentação:
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
Transcrição da apresentação:

A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes. Segundo a FAO/OMS (Departamento de Agricultura dos EUA / Organização Mundial da Saúde), um cardápio balanceado para a espécie humana deve conter, diariamente, cerca de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30% de lipídeos e 10 a 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.

Diretrizes Coma uma diversidade de alimentos. Mantenha um peso saudável. Escolha uma dieta com pouca gordura, colesterol e gordura saturada. Escolha uma dieta rica em hortaliças, frutas e grãos. Use açúcar com moderação. Use sal com moderação. Se consumir bebidas alcóolicas, beba com moderação.

O que há na Pirâmide Alimentar? Todo alimento imaginável! A Pirâmide Alimentar encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável : Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais. Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.

Moderação: Selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e, se consumidas, bebidas alcóolicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis. Embora a pirâmide alimentar não seja uma ciência exata, é um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada.

Como consultar a Pirâmide Alimentar? Mostra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados em sua dieta. A base da Pirâmide é constituída de alimentos que devem ser consumidos com freqüência (cereais, pães, arroz e massas), enquanto que no topo estão os que devem ser consumidos com moderação (gorduras, óleos e açúcares). A proporção aproximada dos diferentes grupos em sua dieta é :

Proporção Aproximada Cereais, pães, arroz e massas (energéticos) 6 a 11 porções Hortaliças (reguladores) 3 a 5 Frutas (reguladores) 2 a 4 Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes (construtores) 2 a 3 Leite, iogurte e queijos (construtores) Gorduras, óleos e açúcares Use de forma reduzida

Crítica à Pirâmide do USDA, 1992 Obsoleta Não fornece informação suficiente para nos auxiliar a fazer escolhas certas

Surge nova pirâmide em 2004: Pirâmide de Harvard Willett, 2004 Limitar consumo de açúcar, gorduras trans, grãos refinados, consumir bastante frutas e verduras e praticar exercícios regularmente, mantendo o peso.

Pirâmide de Harvard (2004) vs Pirâmide do USDA (1992) Qualidade dos lipídios: saturados podem entupir artérias e levar a DCV e outros problemas, insaturados (bons para a saúde, trans ( mais danosos que os saturados. Qualidade dos carboidratos: refinadosrápida absorção vs complexos fibra + nutrientes + fitoquímicos Categoria das proteínas: - carnes vermelhas ricas em gorduras ricos em gordura saturada. - nozes e legumes- logo acima de frutas e verduras - outras fontes acima de nozes e elgumes: peixes, aves, ovos e laticínios com baixo teor de gordura

Recomendações da Pirâmide de Harvard 5 porções de verduras (batatas não contam) 4 porções de frutas 1 porção de nozes e tofu Carne branca (peixe ou ave) 4X mais que as carnes vermelhas (bovina, suína, caprina e carnes processadas) 3 a 6 porções de grãos integrais, tais como pães escuros e cereais ricos em fibra