CONSIDERAÇÕES GERAIS INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SOBREPUJAM INFLUÊNCIAS POSITIVAS Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo.

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CONSIDERAÇÕES GERAIS INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SOBREPUJAM INFLUÊNCIAS POSITIVAS Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo em unidade familiar forte, o jovem pode fazer escolhas inadequadas. Intervenção precoce e recuperação bem sucedidas serão mais prováveis em famílias preparadas.

FATORES DE RISCO NA FAMÍLIA ASSOCIADOS COM GRANDE POTENCIAL DE USO DE DROGAS. FATORES DE RISCO NA FAMÍLIA Ambiente familiar caótico – pais fazem uso de drogas ou sofrem de algum TM. Função parental ineficiente, especialmente com crianças de temperamento difícil e transtornos de conduta. Falta de relacionamento e cuidado recíproco.

Tímidez / agressividade na sala de aula FATORES DE RISCO RELACIONADOS A CRIANÇA COM OUTROS AGENTES SOCIALIZANTES FORA DA FAMÍLIA. (ESCOLA, GRUPO DE PARES E A COMUNIDADE) Tímidez / agressividade na sala de aula Desempenho escolar pobre / baixo (repetência) Inabilidades no manejo social Filiação a grupos problemáticos ou de comportamento delinqüente Percepção de aprovação ao uso de drogas pela escola, grupo de pares, comunidade e família.

Acompanhamento do desenvolvi/ dos filhos pelos pais FATORES DE PROTEÇÃO FATORES ASSOCIADOS A REDUZIDO POTENCIAL DE USO DE DROGAS (OPOSTOS AOS FATORES DE RISCO) Laços fortes e união com a família Acompanhamento do desenvolvi/ dos filhos pelos pais Regras claras de conduta na familia Envolvimento dos pais na vida dos filhos Sucesso no desempenho escolar Laços firmes com instituições sociais como a família, a escola, e as organizações religiosas.

FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO ENGLOBAM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS (GENÉTICAS) PSÍQUICAS, COMPORTAMENTAIS, FAMILIARES E SOCIAIS.

DQ. tem componente genético. VULNERABILIDADE FAMILIAR À DEPENDÊNCIA QUÍMICA PESQUISAS ATUAIS INDICAM QUE: DQ. tem componente genético. Fatores ambientais e familiares influenciam fortemente no surgimento da DQ. Pessoas que tenham sido criadas em família dependente ou disfuncional correm o risco de se tornar dependente, casar com dependente, ser pai ou mãe de uma criança dependente.

QUANDO OS JOVENS INICIAM O USO DE DROGAS? CRIANÇAS INICIAM O USO DE DROGAS POR VOLTA DOS 12 OU 13 ANOS COM DROGAS LÍCITAS: TABACO, ÁLCOOL E INALANTES, - E DAÍ PASSAM PARA DROGAS ILÍCITAS A MACONHA É GERALMENTE A PRIMEIRA. A SEQÜÊNCIA É A SEGUINTE: Tabaco > Álcool > Maconha > Outras drogas, conforme as crianças vão crescendo (esta sequência tem sido encontrada na maioria dos estudos de longo termo)

A seqüência dessa progressão é inevitável ESTUDOS INDICAM QUE: A FORMA DO USO DE DROGAS NESSA PROGRESSÃO ESTÁ MUITO ASSOCIADA COM: Hábitos sociais / Normas e regras familiares / Disponibilidade das drogas APESAR DISSO NÃO SE PODE DIZER QUE: Fumar e beber na juventude são as “causas” do uso de drogas mais tarde. A seqüência dessa progressão é inevitável

SABE-SE QUE: . NAQUELE QUE FUMOU OU BEBEU, O RISCO DE SE ENVOLVER COM MACONHA É 65 VEZES MAIOR DO QUE NAS PESSOAS QUE NUNCA FUMARAM OU BEBERAM . O RISCO DE PASSAR AO USO DE COCAÍNA É 104 VEZES MAIOR PARA QUEM FUMOU MACONHA PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA DO QUE PARA QUEM JAMAIS FEZ USO DELA (Fonte: NATIONAL HOUSEHOLD SURVEY ON DRUG ABUSE)

BASES GERAIS PARA A PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA ENTRE FAMILIAS E JOVENS PROGRAMAS DEVEM SER PROJETADOS PARA AUMENTAR OS FATORES DE PROTEÇÃO E DIMINUIR OS FATORES DE RISCO. DEVEM ABRANGER TODAS AS FORMAS DE USO DE DROGAS: TABACO, ÁLCOOL, MACONHA, INALANTES E MEDICAMENTOS EM RECEITA MÉDICA.

DEVEM INCLUIR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA: RESISTIR AO OFERECIMENTO DE DROGAS FORTALECER AS CONVICÇÕES PESSOAIS CONTRA O USO AUMENTAR O DESEMPENHO SOCIAL EM: COMUNICAÇÃO / RELACIONAMENTOS GRUPAIS / AUTO EFICIÊNCIA E ASSERTIVIDADE.

ENFOQUE FAMILIAR GLOBAL TEM MAIOR IMPACTO QUE ESTRATÉGIAS SÓ PARA PAIS OU FILHOS EM SEPARADO. QUANTO MAIS ALTO O NÍVEL DE RISCO MAIS INTENSIVO DEVE SER O ESFORÇO DE RECUPERAÇÃO E MAIS PRECOCEMEMTE DEVE INICIÁ-LO. ` ESTRATÉGIAS DEVEM SER DELINEADAS PARA IDADES ESPECÍFICAS, E DEVEM CONSIDERAR ASPECTOS CULTURAIS.

PONTOS FUNDAMENTAIS PARA ELEBORAR UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO PARA PAIS VULNERABILIDADE FAMILIAR À DEPENDÊNCIA QUÍMICA. A FORÇA DO EXEMPLO DOS PAIS. RELACIONAMENTO CONJUGAL SADIO. PAIS SEPARADOS TEM NECESSIDADES ESPECIAIS.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO PARA PAIS FORTALECIMENTO DA FAMÍLIA BASEADO NO SISTEMA DE COOPERAÇÃO OU TRABALHO EM EQUIPE. DIREITOS E RESPONSBILIDADES (PAIS ATUANDO COMO PAIS) CONSCIENTIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS HABILITADORES. (NÃO FAZER PELOS FILHOS O QUE ELES DEVEM FAZER. APRENDER COM OS ERROS) SINCERIDADE (CAPACITAR A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS)

PROGRAMA DE PREVENÇÃO PARA PAIS O LAZER – (COMO ALTERNATIVAS PARA O CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS). A TRANSPARÊNCIA NA “ATITUDE NO POSICIONAMENTO” DE NÃO USAR (A MELHOR FORMA DE PREVENÇÃO) EDUCAÇÃO SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. (O CONHECIMENTO COMO FORMA DE PREVENÇÃO) CONHECIMENTO DAS SITUAÇÕES VULNERÁVEIS (A PRESSÃO DOS PARES)

DOIS DOS MAIORES DONS QUE PODEMOS OFERECER ÀS NOSSAS CRIANÇAS SÃO: “PAIS NÃO SÃO PERFEITOS” DOIS DOS MAIORES DONS QUE PODEMOS OFERECER ÀS NOSSAS CRIANÇAS SÃO: RAÍZES E ASAS

FÉ NA PREVENÇÃO DIVULGAÇÃO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EaD / (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) – 2 MESES – CERTIFICAÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EXPEDIDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – AOS ALUNOS APROVADOS NO CURSO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO: LIVRO TEXTO 3 VIDEOS-AULAS CARTILHAS (JOVENS, PAIS, CONJUGES) AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO / APRENDIZAGEM / TELECONFERÊNCIA / SISTEMA CONTINUO DE APOIO AO ALUNO A DISTÂNCIA (TUTORIA) / ATENDIMENTO POR TELEFONE (0800) FAX E INTERNET. CONTATOS: http://www.fenaprevencao@planalto.gov.br Fones: (61) 3411 – 3435 (61) 3411 - 2935

mendes.nelson@uol.com.br mendes.nelson@hotmail.com www.palestras.diversas.com.br

QUE A LUZ DO MESTRE CONTI NUE ABENÇOANDO NOSSO LINDO PLANETA TERRA E A CADA UM DE NÓS COMO SEMPRE TEM FEITO...