CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS: aspectos cognitivos, motores e afetivo-sociais Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Docência na Educação Infantil I E-mail: rita.fernandes@aes.edu.br
DISTRIBUIÇÃO DAS CRIANÇAS POR FAIXAS ETÁRIAS NA ED. INFANTIL BERÇÁRIO I: de 4 meses a 1 ano de idade. BERÇÁRIO II: 1 e 2 anos de idade. MATERNAL I: 2 e 3 anos de idade. MATERNAL II: 3 e 4 anos de idade. JARDIM I: 4 e 5 anos de idade. JARDIM II: 5 e 6 anos de idade. JARDIM III: 6 anos de idade.
DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL Estágio germinal: fertilização até a 2a. semana. Estágio embrionário: da 2a. semana até 8 a 12 semanas. Estágio fetal: até o nascimento.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA 1- ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (PIAGET): 0 A 2 ANOS. CONCEITOS COGNITIVOS IMPORTANTES QUE OCORREM NESSA FASE: PERMANÊNCIA DOS OBJETOS RECONHECIMENTO DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA AS INTELIGÊNCIAS E O PAPEL DOS ESTÍMULOS. +- 2 ANOS: UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM VERBAL.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: O BEBÊ NASCE COM REFLEXOS: SUCÇÃO, PREENSÃO. PASSAGEM DA FASE DE MOVIMENTOS REFLEXOS PARA A FASE DOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS RUDIMENTARES. OS MOVIMENTOS REFLEXOS VÁO DESAPARECENDO DOS 2 AOS 4 MESES: maturação do SNC. 5 a 6 MESES: DOMÍNIO DO MOVIMENTO DE PINÇA FINA. 6 - 7 MESES: RUMO À INDEPENDÊNCIA MOTORA.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA: NO PRIMEIRO ANO DE VIDA A CRIANÇA UTILIZA AS MÃOS PARA EXPLORAR O MUNDO E SEU CORPO. FORMAS BÁSICAS DE MOVIMENTO VOLUNTÁRIO: GANHO DE TÔNUS MUSCULAR. 7-8 MESES: RASTEJAR, SENTAR-SE COM APOIO, MUDAR DE POSIÇÃO, FICAR EM PÉ COM APOIO. CONTROLE DOS MÚSCULOS POSTURAIS.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA: COMPLETANDO O 1o. ANO DE VIDA: DAR OS PRIMEIROS PASSOS COM OU SEM APOIO: UMA GRANDE CONQUISTA MELHORIA DO EQUILÍBRIO CORPORAL. CRESCEM AS POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE.
ENTRE 1 E 2 ANOS DE IDADE É A FASE DO SALVE-SE QUEM PUDER....
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS 1-2 ANOS (BERÇARIO II): A PRINCIPAL CARACTERISTICA É O DOMÍNIO DO ANDAR. HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS: SUBIR-DESCER, SALTAR, LANÇAR E RECEBER, APROXIMAR, AFASTAR. MAIOR INTEGRAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.
RESPEITARMOS OS RITMOS É FUNDAMENTAL RESPEITARMOS OS RITMOS INDIVIDUAIS DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS ( DIFERENÇAS)
DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL DA CRIANÇA (0 A 2 ANOS) INÍCIO DA CRIAÇÃO DOS VÍNCULOS AFETIVOS. 3 MESES: A CRIANÇA JÁ CONHECE AS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS. A PERSONALIDADE INFANTIL VAI SENDO CONSTRUÍDA NA INTERAÇÃO. AFEIÇÃO – SEGURAÇA E BEM-ESTAR: o papel do adulto.
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO, DO AFETO, DO CONTATO CORPORAL E DA SENSIBILIDADE DO PROFISSIONAL.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - ATIVIDADES (4 MESES A 1 ANO). DEIXAR AS CRIANÇAS EXPERIMENTAREM SENSAÇÕES POR BREVES PERÍODOS DE TEMPO. COLOCÁ-LAS NO CHÃO COM BRINQUEDOS PERMITINDO QUE SE ARRASTEM E EXPLOREM OS OBJETOS. ESTIMULAR A MUDANÇA DE POSIÇÃO. PEGAR AS MÃOS DA CRIANÇA E BATER PALMAS AO SOM DE UMA MÚSICA. AJUDAR A DAR OS PRIMEIROS PASSOS COM APOIO. OFERECER CARRINHOS PARA EMPURRAR.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - ATIVIDADES (1 A 2 ANOS DE IDADE). ENSINAR AS PRIMEIRAS CIRANDAS OU CAMINHAR NO RITMO DA MÚSICA. ENSINAR A ARRUMAR E GUARDAR OS BRINQUEDOS. BRINCAR NA CAIXA DE AREIA OU ATIVIDADES COM AGUA. BRINCAR COM AS HABILIDADES DE SUBIR E DESCER. CAMINHAR E BRINCAR DESCALÇO EM DIFERENTES SUPERFÍCIES: GRAMA, AREIA, TERRA.
CRIANÇA: VIDA, MOVIMENTO E MUDANÇA