CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Habilidades Motoras Característica do existência humana
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
PSICOLOGIA.
MOTRICIDADE Profa. Daniela Carrogi Vianna.
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Avaliação Psicomotora
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Evangelização Infanto Juvenil 2014
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Prof. MsC. Marco A. Togatlian
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolvimento e crescimento da criança
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Características da criança: perspectivas teóricas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
PSICOMOTRICIDADE.
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Desenvolvimento Psicomotor
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Fase Motora Rudimentar
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Desenvolvimento motor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS: aspectos cognitivos, motores e afetivo-sociais Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Docência na Educação Infantil I E-mail: rita.fernandes@aes.edu.br

DISTRIBUIÇÃO DAS CRIANÇAS POR FAIXAS ETÁRIAS NA ED. INFANTIL BERÇÁRIO I: de 4 meses a 1 ano de idade. BERÇÁRIO II: 1 e 2 anos de idade. MATERNAL I: 2 e 3 anos de idade. MATERNAL II: 3 e 4 anos de idade. JARDIM I: 4 e 5 anos de idade. JARDIM II: 5 e 6 anos de idade. JARDIM III: 6 anos de idade.

DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL Estágio germinal: fertilização até a 2a. semana. Estágio embrionário: da 2a. semana até 8 a 12 semanas. Estágio fetal: até o nascimento.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA 1- ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (PIAGET): 0 A 2 ANOS. CONCEITOS COGNITIVOS IMPORTANTES QUE OCORREM NESSA FASE: PERMANÊNCIA DOS OBJETOS RECONHECIMENTO DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA AS INTELIGÊNCIAS E O PAPEL DOS ESTÍMULOS. +- 2 ANOS: UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM VERBAL.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: O BEBÊ NASCE COM REFLEXOS: SUCÇÃO, PREENSÃO. PASSAGEM DA FASE DE MOVIMENTOS REFLEXOS PARA A FASE DOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS RUDIMENTARES. OS MOVIMENTOS REFLEXOS VÁO DESAPARECENDO DOS 2 AOS 4 MESES: maturação do SNC. 5 a 6 MESES: DOMÍNIO DO MOVIMENTO DE PINÇA FINA. 6 - 7 MESES: RUMO À INDEPENDÊNCIA MOTORA.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA: NO PRIMEIRO ANO DE VIDA A CRIANÇA UTILIZA AS MÃOS PARA EXPLORAR O MUNDO E SEU CORPO. FORMAS BÁSICAS DE MOVIMENTO VOLUNTÁRIO: GANHO DE TÔNUS MUSCULAR. 7-8 MESES: RASTEJAR, SENTAR-SE COM APOIO, MUDAR DE POSIÇÃO, FICAR EM PÉ COM APOIO. CONTROLE DOS MÚSCULOS POSTURAIS.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA: COMPLETANDO O 1o. ANO DE VIDA: DAR OS PRIMEIROS PASSOS COM OU SEM APOIO: UMA GRANDE CONQUISTA MELHORIA DO EQUILÍBRIO CORPORAL. CRESCEM AS POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE.

ENTRE 1 E 2 ANOS DE IDADE É A FASE DO SALVE-SE QUEM PUDER....

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS 1-2 ANOS (BERÇARIO II): A PRINCIPAL CARACTERISTICA É O DOMÍNIO DO ANDAR. HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS: SUBIR-DESCER, SALTAR, LANÇAR E RECEBER, APROXIMAR, AFASTAR. MAIOR INTEGRAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.

RESPEITARMOS OS RITMOS É FUNDAMENTAL RESPEITARMOS OS RITMOS INDIVIDUAIS DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS ( DIFERENÇAS)

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL DA CRIANÇA (0 A 2 ANOS) INÍCIO DA CRIAÇÃO DOS VÍNCULOS AFETIVOS. 3 MESES: A CRIANÇA JÁ CONHECE AS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS. A PERSONALIDADE INFANTIL VAI SENDO CONSTRUÍDA NA INTERAÇÃO. AFEIÇÃO – SEGURAÇA E BEM-ESTAR: o papel do adulto.

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO, DO AFETO, DO CONTATO CORPORAL E DA SENSIBILIDADE DO PROFISSIONAL.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - ATIVIDADES (4 MESES A 1 ANO). DEIXAR AS CRIANÇAS EXPERIMENTAREM SENSAÇÕES POR BREVES PERÍODOS DE TEMPO. COLOCÁ-LAS NO CHÃO COM BRINQUEDOS PERMITINDO QUE SE ARRASTEM E EXPLOREM OS OBJETOS. ESTIMULAR A MUDANÇA DE POSIÇÃO. PEGAR AS MÃOS DA CRIANÇA E BATER PALMAS AO SOM DE UMA MÚSICA. AJUDAR A DAR OS PRIMEIROS PASSOS COM APOIO. OFERECER CARRINHOS PARA EMPURRAR.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - ATIVIDADES (1 A 2 ANOS DE IDADE). ENSINAR AS PRIMEIRAS CIRANDAS OU CAMINHAR NO RITMO DA MÚSICA. ENSINAR A ARRUMAR E GUARDAR OS BRINQUEDOS. BRINCAR NA CAIXA DE AREIA OU ATIVIDADES COM AGUA. BRINCAR COM AS HABILIDADES DE SUBIR E DESCER. CAMINHAR E BRINCAR DESCALÇO EM DIFERENTES SUPERFÍCIES: GRAMA, AREIA, TERRA.

CRIANÇA: VIDA, MOVIMENTO E MUDANÇA