Planejamento Curricular Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Advertisements

VALORIZE SUA ESPECIALIDADE
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Avaliação Psicomotora
CURRÍCULO NUCLEAR Alessandra Rogério; Carla Ronda; Valéria Hong; Célia Fernandes; Lisia Kiehi; Adalberto Silva; Mateus Laterza; Fernanda Maluf.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
Perspectivas Teóricas no Desenvolvimento Motor Prof. Luciano Basso
Profa. M.Sc. Dinara Hansen
Nutrição na Adolescência
Farmacologia Aula inaugural
Desenvolvimento e crescimento da criança
Instituições responsáveis:
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
um novo caminho para você…
Nutrição do Trabalhador
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
PSICOMOTRICIDADE.
Alimentação e Nutrição do Idoso
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
A FISIOTERAPIA ATUANDO NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR (PUIC - Disciplina) Área de conhecimento – Ciências Médica e da Saúde. Fabiana Durante de Medeiros e alunos.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Investigar os casos de alunos (dos anosiniciais) da educação básica que apresentam diagnóstico de DDA (médicos, psicólogos, psicopedagogo, docente) e buscam.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conclusões e recomendações
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Fisioterapia em Neurologia
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Professor: José Medina
Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Coordenadora: Ivani Novato Silva 1 Autores: Bárbara Isadora Valle Mussi Cruz 2, Nara Regina Caetano Conceição 2, Ana Carolina Silva da Costa 3, Camila.
Nossa programação 06/06 – Rastreamento na infância e na adolescência.
Fisioterapia aplicada
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
P SICOLOGIA DO D ESENVOLVIMENTO V IDA A DULTA E ENVELHECIMENTO Profa. Juliana Tonizza Puglia Santos.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Transtornos da Alimentação
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.
Contribuições da Terapia Ocupacional ao desenvolvimento de crianças com anomalias craniofaciais Lyana Carvalho e Sousa Bauru 2015.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Transcrição da apresentação:

Planejamento Curricular Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso Profa Drª Miriam Struchiner & Profª Drª Taís Giannella Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso Giselle M. Bastos Ignácio A. Seixas da Silva Eduardo Bolina Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2010

IDENTIFICAÇÃO: Planejamento Curricular Curso: Pós-Graduação em Evolução Humana. Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento da Infância à Adolescência. Público Alvo: Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais, Educação Física, Psicólogos e Pedagogos. 25 alunos = 5 grupos com 5 integrantes. Duração: 64 horas.

Justificativa: Planejamento Curricular Dominar o conhecimento referente ao processo contínuo de crescimento e desenvolvimento humano no período compreendido entre a infância e a adolescência torna-se imprescindível para os profissionais da área de saúde, pois possibilita uma melhor compreensão das intensas alterações bio-psico-sociais que acontecem nesse período da vida, permitindo assim diagnósticos precoces e intervenções mais eficazes.

Ementa: Planejamento Curricular A disciplina busca estudar os aspectos da fisiologia do crescimento/desenvolvimento humano e seus distúrbios, ao longo da infância (0 a 10 anos) e adolescência (10-20 anos). O domínio do crescimento compreende fenômenos de multiplicação celular, traduzida através do ganho de peso, estatura, massa muscular e massa óssea ao longo da vida. O domínio do desenvolvimento encerra duas perspectivas: uma que engloba ganhos cognitivos e motores através da maturação do sistema nervoso central; e outra referente ao desenvolvimento puberal. A partir da visão dos processos maturacionais normais, pretende-se descrever os déficits, distúrbios e disfunções inerentes a cada uma das esferas acima descritas.

Objetivos: Planejamento Curricular Geral: Conhecer o processo de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência nos seus componentes fundamentais para permitir a identificação dos desvios da normalidade, com diagnóstico e intervenções precoces.

Objetivos: Planejamento Curricular Específicos: Fisiologia do crescimento: descrever a progressão do ganho de peso, estatura, ganho de massa óssea, e massa muscular; estudar os fatores que influenciam o crescimento, tais como: potencial genético, potencial neuro-endócrino, estímulo físico/ambiental e nutrição. Fisiologia do desenvolvimento: 1) descrever os marcos motores, adaptativos, linguagem, e pessoal-social de 0 a 5 anos; 2) descrever o desenvolvimento puberal, ressaltando a seqüência de eventos sexuais femininos e masculinos. Proporcionar aos alunos a experiência de uma equipe transdisciplinar no atendimento, tratamento, orientação nutricional e física no período compreendido da infância até a adolescência.

Conteúdo Programático: Planejamento Curricular Conteúdo Programático: Infância Adolescência CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO Definições Progressão do ganho de peso Progressão do ganho de estatura Progressão do ganho de massa óssea Progressão do ganho de massa muscular Fisiologia Papel da Genética Papel da Nutrição Papel do Sistema Endócrino-metabólico Papel do Meio Ambiente Papel do Sistema Sócio Econômico. Distúrbios do Crescimento Baixa e Alta Estatura Desnutrição e Obesidade Psicomotricidade Processo de desenvolvimento motor. Fases do processo de aprendizagem motora. Habilidades motoras fundamentais. Habilidades motoras específicas. Definições Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) Desenvolvimento Puberal Desenvolvimento Psico-emocional DNPM e seus Distúrbios Conduta Motora Conduta Adaptativa Conduta Pessoal-Social Conduta de Linguagem Desenvolvimento Puberal e seus Distúrbios Fisiologia Atraso e Precocidade Puberal Desenvolvimento Emocional e seus Distúrbios

Metodologia de Ensino da Disciplina: Planejamento Curricular Metodologia de Ensino da Disciplina: Duração total: 2ª e 4ª feiras: 1 hora de estudo na sala de aula. 3ª e 5ª feiras: 1 hora e 40 minutos na sala de aula. Totalizando: 64 horas divididas da seguinte forma: Estudo Tradicional (Sala de Aula): 2ª e 4ª feiras Vídeos (motivacionais): 10 min Aulas teóricas introdutórias: 30 min, presencial, 2x/semana Perguntas multimídia em sala de aula (20 minutos) Estudo Dirigido (Em casa): 2ª e 4ª feiras Tópicos a serem estudados com a referência bibliográfica Casos Clínicos e perguntas Estudo Compartilhado (Sala de Aula): 3ª e 5ª feiras Apresentações dos casos clínicos em sala de aula (grupos): 20 minutos para cada grupo (20 x 5 = 100 minutos)

Material Didático: Planejamento Curricular Livros Pediatria Neuropediatria Endocrinopediatria Psicomotricidade Artigos Científicos Manuscritos publicados em periódicos específicos de cada área. Vídeos Sites da Internet Ministério da Saúde Sociedade Brasileira de Pediatria Academia Americana de Pediatria Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Planejamento Curricular A – Auto-avaliação (valor total: 1 ponto). B - Avaliação intergrupos pela apresentação dos casos clínicos: grupo 1 avalia grupo 2, que avalia o grupo 3, que avalia o grupo 4 e que avalia o grupo 5, e que finalmente avalia o grupo 1 (valor total: 2 pontos). C – Provas Multimídia (múltipla escolha, com valor total de 1 ponto). D – Prova Discursiva (com valor total de 6 pontos). Caso falte alguma das provas, o aluno realizará uma prova discursiva com valor total de 10 pontos. Para aprovação na disciplina o aluno deverá ter, no mínimo, 75 % de presença nas aulas e nota final superior a 7 pontos.

Bibliografia recomendada: Planejamento Curricular Bibliografia recomendada: FLINCHUM, Betty. Desenvolvimento motor da criança. Rio de Janeiro: Interamericana, 1991. GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003. HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed.Porto Alegre: Artmed, 2004. MAGILL, Richard. A aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 1984. PALMA, Domingos, ESCRIVÃO, Maria Arlete Meil Schimith, OLIVEIRA, Fernanda Luisa Ceragioli. Guia de nutrição clínica na infância e na adolescência – Guia de medicina ambulatorial e hospitalar: Barueri: Manole, 2009. SCHIMIDT, R. A. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993. SHEPHARD, R. J. Envelhecimento, atividade física e saúde. São Paulo: Phorte, 2003.