I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Assistência Farmacêutica no SUS.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Que EJA temos e queremos?
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
III OFICINA REGIONAL (Sudeste) PROFAPS POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: diretrizes, estratégias, prioridades e especificidades para a Educação Profissional.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Implantação das Diretrizes Curriculares
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
A Universidade e a Formação Docente
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
I Seminário Farmácia: Ciência e Tecnologia a Favor da Vida
A Educação Superior em Enfermagem
Escola Nacional de Saúde Pública
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
CÂMARA DE SAÚDE.
Engenheiro Projetista ?
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO - UFMT
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
Foco de Atuação: Atenção Básica
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
PORTIFÓLIO FISIOTERAPIA
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Universidade Federal de Uberlândia
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
OFICINA – AGENDA ESTRATÉGICA – EDUCAÇÃO NA SAÚDE Intersetorialidade Saúde – Educação Brasília, 07 de dezembro.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA Diretrizes curriculares nacionais do curso de farmácia e o profissional critico, reflexivo e humanizado I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA Farm. Marcelo Campese STP – Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica – EAD Mestrando do Programa de Pós Graduação em Farmácia da UFSC

UM POUCO DE HISTÓRIA Currículo Mínimo de 1969 – resolução n. 4 Incorporação do Bioquímico Indústria Farmacêutica Farmacêutico na farmácia

1986 A Conjuntura Nacional 8ª Conferência Nacional de Saúde Carta de Otawa – Promoção da Saúde Dia Nacional de Mobilização pelo Farmacêutico na Farmácia (X ENEF) I Seminário Nacional sobre o Currículo de Farmácia – 1987

1995 – 2002 LDB – Lei 9394/96 Proposta de Reformulação do Ensino de Farmácia no Brasil – FENAFAR e ENEFAR Versão 4 de maio 1999 – perfis (nome e sobrenome, críticas, discussões centralizadas) Fórum Nacional de Avaliação das DNC – 2001 Parecer n. 1.300/2001 e resolução n. 2/2002 – diferenças nos perfis

Perfil do Farmacêutico O perfil do farmacêutico deve estar fundamentado na formação sólida no âmbito do medicamento, sendo esta generalista, humanista, crítica e reflexiva, na sua inserção no contexto da assistência integral à saúde, no senso ético e no espírito empreendedor. O farmacêutico tem como atribuições o desenvolvimento de atividades referentes ao fármaco e medicamento, às análises clínicas e Toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade

1995 – 2002 Política Nacional de Medicamentos CPI dos medicamentos Extinção da CEME Criação da ANVISA Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica

E o Farmacêutico Generalista Currículo Mínimo X Diretrizes Currículares Núcleo X Campo Atenção Primária X Modelo Flexneriano Mee too X Desenvolvimento Estratégico Isolamento/Neutralidade X Prática/multi/inter

OBRIGADO! Mas o negócio não é bem eu, é Mané, Pedro e Romão, Que também foram meus colegas , e continuam no sertão Não puderam estudar, e nem sabem fazer baião Minha História João do Vale Maranhense