Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
O TRABALHO E A TERRA NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
Secretário Nacional de Juventude
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Secretaria de Educação Básica
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO MST
AS CLASSES TRABALHADORAS RURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Direito Agrário “Direito Agrário é o conjunto sistemático de normas jurídicas que visam disciplinar as relações do homem com a terra, tendo em vista o.
A Estrutura Fundiária no Brasil
Espaço rural brasileiro
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Agricultura Brasileira
Apresentam: 2008 CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE Grito da Terra B r a s i l.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Professora Carol - Geografia
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Objetivos Específicos:
BRASIL Extensão territorial Km²;
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
TEXTO I A nossa luta é pela democratização da propriedade
9 – Os complexos agroindustriais
Política Nacional de Habitação
Reforma agrária Grupo Wanderlei Cordeiro Belão Élio Valentin Karolus Marcos Aurélio Vieira Andressa Caroline Faturi Henry Hideaki Ito Caron Natan Michel.
Segurança alimentar e mercados institucionais
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
Planejamento Urbano e Plano Diretor
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
B r a s i l Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
POLÍTICAS PARA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO NO CENÁRIO DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
OPERAÇÃO PARÁ PAZ Belém – PA, fevereiro de 2005 Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária OPERAÇÃO PARÁ.
Barbárie e Modernidade: o Agronegócio e as transformações no campo.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
REFORMA AGRARIA TERRAS DEVOLUTAS
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AGRÁRIO
Apresentam:. Apresentam: CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE Grito da Terra 2008 B r a s i l CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE.
Transcrição da apresentação:

Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar

Promotor O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo Reúne 45 entidades e organizações que lutam pela terra e pelos direitos humanos, está retomando a CAMPANHA PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA NO BRASIL

É necessário limitar o tamanho da propriedade da terra, porque o Brasil possui uma das estruturas agrárias mais concentradas do mundo

No Brasil, 4,8 milhões estabelecimentos agrícolas ocupam 353,6 milhões de hectares. Destes, os minifúndios e as pequenas propriedades(- 100 hectares) representam 89% dos imóveis, e detém apenas 20% da área total. As grandes propriedades (+ mil hectares) constituem 1% do total dos imóveis e detém 45% do total das terras cadastradas.

Atualmente, esta situação está ainda mais agravada pela ampliação da produção de monoculturas para exportação e pelo aumento da entrada do capital estrangeiro para compra de terras e investimento no mercado fundiário brasileiro.

A concentração fundiária e o modelo produtivo agroexportador produz pobreza e desigualdade no meio rural e impede que milhões de pessoas não tenham vida digna no campo ou na cidade.

Um dos instrumentos que poderá interferir, decisivamente, na realização da reforma agrária e para a democratização da terra no Brasil, será a limitação da quantidade de terra que cada pessoa possa ter

O que é a Campanha? A Campanha é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite as propriedades rurais em 35 módulos fiscais.

O que é módulo fiscal? O módulo fiscal é uma medida estabelecida pelo instituto nacional de colonização e reforma agrária (INCRA), para limitar o tamanho da propriedade. Ele varia de região para região, e é definido para cada município a partir da análise de várias regras, como por exemplo, a situação geográfica, qualidade do solo, o relevo e condições de acesso.

Objetivos da Campanha Organizar a campanha em todo o Brasil, dialogando e debatendo com a sociedade na escolas, igrejas, sindicatos, associações, assembléias legislativas, câmaras municipais, meios de comunicação e tantos outros, buscando reunir apoios para a medida que, ao final, beneficiará à maioria da população I

O que é a campanha A Campanha é um instrumento de mobilização e sensibilização da sociedade sobre a importância do cumprimento da função social da terra e sobre a realização da reforma agrária, como medida fundamental para a garantia da soberania alimentar e territorial

Vamos lutar para que nossa Constituição limite a propriedade da terra e assegure o controle social do latifúndio e do agronegócio. Isto possibilitará o acesso à terra para milhões de trabalhadores rurais sem terra, permitindo, a ampliação e a redefinição da base produtiva do país. Por que lutar pela reforma agrária?

Ações propostas Criação dos Comitês ou núcleos estaduais; Mobilizações em todos os estados para mostrar à sociedade a importância do limite da propriedade da terra; Participar de audiências públicas sobre a questão do limite da propriedade;

Ações propostas Lançar a Campanha nos Estados e em eventos que reúna as organizações; Realizar seminários de formação; Organizar ato nacional; Realizar encontros estaduais e regionais para estabelecer estratégias da Campanha.

O que queremos? Queremos uma estrutura fundiária democratizada, uma agricultura diversificada e saudável, e a preservação do meio ambiente e valorização das identidades culturais. É preciso buscar um novo modelo de produção e desenvolvimento que garanta ao povo dignidade e justiça. Esse novo modelo de desenvolvimento passa necessariamente pelo campo, pelo modo de vida desse povo.

O que queremos? A Reforma Agrária é possível a partir da união dos povos do campo Esta luta é de todos nós! PARTICIPE

Como participar? Fórum Nacional pela Reforma Agrária SDS – Nº 36 – Bloco P – Edifício Venâncio III – sala Brasília/DF Fone: (61) Fax: (61)