3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Advertisements

COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
5ª Oficina ANA de Agência e Cobrança
A Implementação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
Usuários cadastrados. Cobrança pelo Uso da Água na Bacia do Rio Paraíba do Sul e Aplicação dos Recursos.
5ª Oficina de Agência e Cobrança – ANA Brasília, nevembro 2011.
Minas Gerais.
BACIAS PCJ.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
O Comitê de bacia hidrográfica
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
PRH Piranhas-Açu Etapa Prognóstico Assu/RN 23 de Outubro, 2013.
Brasília – 09 de novembro de 2011
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Estágio atual da Cobrança – União Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos – SAG Gerência de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos - GECOB.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Poluição das Águas
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Superintendente de Apoio à Gestão
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Plano de Bacia do Rio Caí
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
RESOLUÇÃO CONAMA 357/05 Revisa e revoga a Resolução CONAMA 020/86
Dez questões polêmicas na Gestão de Recursos Hídricos
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Seminário Legislativo Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade Belo Horizonte, Agosto de 2015.
Comitês de Bacias Hidrográficas
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Política Estadual de Recursos Hídricos
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO DE LEI N.º 29, DE 2011 IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
SENADO FEDERAL Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal “Gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais.
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
Transcrição da apresentação:

3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP Rio de Janeiro - RJ, 30 de setembro e 23 de outubro de 2009

Em 30 de setembro e 23 de outubro de 2009 Pauta da 3ª Reunião GTAI 2009 Em 30 de setembro e 23 de outubro de 2009 Informes Aprovação da ATA da 6ª Reunião Providências quanto aos disposto na ATA Convênio de Integração - detalhamento Encaminhamentos

- Ajuste na Composição CEIVAP e demais a) Eixo institucional: a.1) Comitê de Integração - Ajuste na Composição CEIVAP e demais - Regimentos dos Afluentes quanto à escolha dos membros do CEIVAP e no GTAI - Regimento do CEIVAP quanto a prefeituras e vinculação do mandato no CEIVAP a mandato nos demais - Ajuste nas Competências - CEIVAP (pode avocar quando não exercida pelos demais) - Plano da Bacia - Conflitos de uso com conflitantes em unidades diferentes - Pontos de controle e metas (enquadramento local) - Mecanismos e Valores mínimos de cobrança - Operação de reservatórios (volume/uso) - Transposições para fora da Bacia do Paraíba do Sul - Diretrizes gerais para prioridade para outorga de uso - (Articulação) sobre riscos ambientais relevantes aos recursos hídricos - Demais comitês - Planos das Bacias de Afluentes - Conflitos de uso em mesmas unidades - Pequenos reservatórios ou transposições - Enquadramento (em rio da União com o de acordo do CEIVAP) - Usos não outorgáveis (em rio da União com o de acordo do CEIVAP) - Áreas de restrição de uso - Prioridade para outorga de uso

- Contratos de Gestão harmonizados – ANA/MG/RJ/SP a) Eixo institucional a.2) Agência da Bacia - Atribuições - Plano da Bacia - Planos das Bacias Afluentes - Estudos técnicos de recursos hídricos - Operacionalização dos Planos de Aplicação - Apoio operacional ao CEIVAP - Apoio operacional aos CBH MG e RJ - Contratação – CG e TP - Contratos de Gestão harmonizados – ANA/MG/RJ/SP - Metas e indicadores comuns - Normas de contratação iguais - Comissão de Acompanhamento CEIVAP/CBHs - Adesão – como e quando – dificuldades MG / RJ / SP

- pontos de controle na bacia - metas de quantidade 23 DE OUTUBRO b) Eixo regulatório b.1) Pacto das Águas - pontos de controle na bacia - metas de quantidade - metas de qualidade - metas de racionalização de uso - metas institucionais - bonificações - premiações em investimentos - delegação da outorga - certificações

PONTOS DE CONTROLE

PONTOS DE CONTROLE PONTOS DE CONTROLE 1 – No Rio Paraíba do Sul/SP antes da foz do Rio Una1,3 2 – No Rio Paraíba do Sul/SP no “Ponto de Entrega” Estadual2 3 – No Rio Paraíba do Sul/RJ após Transposição4 4 – No Rio Paraibuna/MG antes da foz do Rio do Peixe1 5 – No Rio Piabanha/RJ antes de sua foz3 6 – No Rio Pomba/MG antes de sua foz2 7 – No Rio Dois Rios/RJ antes de sua foz3 8 – No Rio Muriaé/MG no “Ponto de Entrega” Estadual2 9 – No Rio Carangola/MG no “Ponto de Entrega” Estadual2 10 – No Rio Paraíba do Sul/RJ antes de sua foz5 Adaptação da Proposta da AGEVAP, considerando as seguintes premissas: Problemas de Qualidade (NT – 165/2008 ANA) Divisa de Estado Ponto de entrega de unidades de gestão Monitoramento da transposição Monitoramento geral da Bacia

- pontos de controle na bacia b) Eixo regulatório b.1) Pacto das Águas - pontos de controle na bacia - metas de quantidade: Vazão de referência, vazão mínima, vazão máxima, hidrograma de vazões - metas de qualidade: Parâmetros e metas progressivas (enquadramento local) - metas de racionalização de uso: Eficiência no saneamento (tratamento de esgotos, perdas, valores litro/hab/dia), irrigação, indústria e hidreletricidade - metas institucionais: Estruturação do Comitê, do Estado, Plano, Enquadramento, Cobrança ...

b) Eixo regulatório b.1) Pacto das Águas ... - bonificações: - premiações em investimentos: Rateio por estado, rateio por bacia, prioridades nos investimentos da União - delegação da outorga: Delegação seletiva, delegação total - certificações: Certificação estadual Certificação dos comitês Prêmio a prefeituras Prêmio a usuários Prêmio a organizações civis

b) Eixo regulatório b.2) Plano de Recursos Hídricos - incorporação do Pacto no Plano b.3) Monitoramento - pontos de controle fluviométrico e de qualidade - indicadores de racionalização - indicadores institucionais b.4) Critérios de regulação - para outorga de direito de uso - para fiscalização - procedimentos integrados b.5) Sistemas de Informação / Cadastro

c) Eixo investimentos c.1) Recursos da União ANA: estruturação do SISTEMA, projetos e estudos – vinculados às metas nos pontos de controle SRHU/MMA: programa de revitalização – reunião para acertar isto – Wilde/SRHU c.2) Recursos dos Estados – DOS FUNDOS MG: para estrutura e investimentos SP: para estrutura e investimentos RJ: para estrutura e investimentos c.3) Integração dos procedimentos operacionais para aplicação dos recursos da ANA - dos Estados – Fundos

d) Eixo – Acompanhamento da execução do CI d.1) Evento da Bacia – BIANUAL Com: - todos os comitês - todos os órgãos gestores - usuários e sociedade civil Para: Avaliação dos resultados do CI Revisão de metas Premiação e certificação Discussão de temas relevantes

Encaminhamentos da 3ª Reunião GTAI/2009 Em 30 de setembro e 23 de outubro de 2009 Encaminhar esta apresentação para avaliação interna de cada organismo no GTAI (comitês e Estados), no dia 27 de outubro – manifestações até 10 de novembro Encaminhamento pela coordenação do GTAI de minuta de texto de Convênio, com plano de trabalho à luz do que está nesta apresentação – dia 11 de novembro para todos os membros do GTAI Agendamento pelos comitês de discussão no seu âmbito durante o mês de novembro – sugeriu-se que o representante do comitê no GTAI se encarregue da apresentação e debate Reunião ANA/RJ/MG sobre manual de procedimentos operacionais para aplicação de recursos – Novembro de 2010

Encaminhamentos da 3ª Reunião GTAI/2009 Em 30 de setembro e 23 de outubro de 2009 Minuta de Texto do Convênio de Integração com Plano de Trabalho: eixos, metas, prazos, responsabilidades – Apresentação na Plenária CEIVAP – DEZ/2010 Processo de negociação com Estados e CBHs – ATÉ MARÇO/2010 Pacto mínimo antes da celebração: Eixo institucional: ajustes regimentais CBHs e adesão AGEVAP Eixo regulação: pontos de controle e bonificações Eixo investimentos: compromissos em ações e investimentos Eixo comunicação: encontro BIANUAL Data prevista para a Celebração: MARÇO/2010 Caso a DIRETORIA DO CEIVAP solicite pode ser marcada reunião com o GTAI para esclarecimentos sobre a proposta