Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade de Aveiro
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Bacharelado em Sistemas de Informações
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto Educação Virtual para o Município Instituto Edumed Campinas EduVirt.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Edumed.net Consórcio Nacional para a Educação a Distância em Medicina e Aplicações em Telemedicina.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Pós- Graduação e Educação Continuada em Saúde Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Instituto Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.
Pesquisa e Desenvolvimento em Telemedicina na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.

Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Centro de Educação a Distância em Saúde: O Que É Criado e operado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP; Conta com uma infra-estrutura tecnológica.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Educação a Distância nas Ciências da Saúde Renato M.E. Sabbatini Diretor, Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Parcerias Edumed/Diveo Campinas, março de Aporte Diveo Backbone digital wireless de alto desempenho e confiabilidade em São Paulo, Campinas, Rio.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Internet Hoje Renato M.E. Sabbatini Diretor, Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso

Realizações Anteriores do NIB Projetos de pesquisa em informática aplicada à educação em saúde (mestrado e doutorado), desde 1983 Grande experiência e pioneirismo no desenvolvimento e manutenção de projetos complexos de informação na Web: Hospital Virtual, revistas eletrônicas, comunidades virtuais em saúde, etc. (94/95) Desenvolvimento tecnológico para cursos baseados na Web: 1997, aplicação no suporte a vários cursos próprios e da FCM (Disciplina de Informática Médica) em nível de graduação e pós-graduação

Trabalhos Anteriores 1983: Uso de simulação matemática de sistemas em microcomputadores no ensino de fisiologia 1990: MEDTEST: um sistema para desenvolvimento de simulações clínicas em computadores 1992: Uma linguagem e simulador para desenvolvimento de sistemas de simulação clínica 1993: Sistema CASE para planejamento de multimídia 1995: Simulações clinicas baseadas na Web para ensino de cirurgia plástica craniofacial (Hospital Virtual Brasileiro) 1997: Aplicações da Internet no ensino a distância baseado em computador 2000: Sistema genérico de autoria de simulações clínicas baseadas na Web

projeto e*pub Revistas Próprias

Transição natural do Hospital Virtual (comunidade de aprendizado) Faculdade virtual de ciências da saúde (comunidade de ensino)

Centro de Educação a Distância em Saúde

O Que É o CEAD-S É um centro intedisciplinar de desenvolvimento, apoio, treinamento e pesquisa em educação a distância em ciências da saúde Estabelecido em março de 2001 e gerenciado pelo Núcleo de Informática Biomédica Em cooperação com as unidades nas áreas biológicas e da saúde (IB, FCM, FOP, FEF, HC, etc.)

Áreas de Atuação do CEAD-S Capacitação de profissionais em EAD na área da saúde Planejamento, acompanhamento e avaliação de cursos a distância Autonomia para oferecimento de cursos próprios Realização de pesquisas pedagógicas e tecnológicas e de avaliação de qualidade Intercâmbios e ações integradas com instituições brasileiras e estrangeiras para desenvolvimento de projetos cooperativos

Necessidades para Implantação Formação de recursos humanos especializados Contratação de pessoal especializado Instalação de infra-estrutura tecnológica e dos serviços de suporte Definição de metodologias pedagógicas Definição das linhas de pesquisa Associação a consórcios de EAD em nível nacional e internacional

Atividades em Andamento Desenvolvimento do site do CEAD-S Análise e definição do ambiente de aprendizagem e sistema de gerenciamento de EAD Contato com professores e diretores das unidades, centros e núcleos Verificação de normas e leis vigentes Planejamento de testes para videoconferência Elaboração de projetos de financiamento Instalação da infra-estrutura tecnológica

Home Page do CEAD-S

Equipamento de Videoconferência Videoconferência bidirecional ponto a ponto Modelo VCON ViGO Duas entradas de vídeo e de áudio Utiliza PC comum 768 Kbps sobre IP Sincronização labial QoS automático Multicasting interativo

Próximos Passos Chamada de estagiários e bolsistas Instalação do servidor Linux e sistema TelEduc Treinamento da equipe técnica (manutenção e suporte dos softwares de apoio) Linha de produção de desenvolvimento de cursos on-line e por videoconferência Assegurar linhas de apoio financeiro para os projetos

Principais Dificuldades e Problemas Inexistência de orçamento próprio e grandes dificuldades de contratação de corpo técnico especializado Não capacitação dos docentes, falta de tempo para desenvolvimento de conteúdo Limitações tecnológicas para videoconferência Lentidão nas decisões e no apoio interno na universidade