Senac Rio do Sul 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
Núcleo das Escolas de Formação Profissional II Semana de Informação Profissional - 25 a 29 de outubro
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
O Professor de Educação Física e os
Secretaria de Estado da Saúde
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SANTA CATARINA Santa Catarina ,2 km hab.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Vera Lúcia Regina Maria
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Secretaria de Educação Básica
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Modelo de Excelência da Gestão
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
OPERADORA Aula 05.
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
OBJETIVO O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
Plano Estratégico Regional de Turismo
Gestão Estratégica FINEP
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Nivelamento Prof.ª Andréa César.
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA CONSAGRI 13 DE DEZEMBRO DE 2013.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
1 Diretoria de Educação Superior - DIES PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO E DE BOLSA DE PESQUISA Florianópolis – abril 2013 PROGRAMA DE BOLSAS: DA GARANTIA.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Laboratório de Ensino a Distância
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Técnico em Edificações
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DE SANTA CATARINA. EQUIPE DE TRABALHO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES SETOR DE PSICOLOGIA INEZINHA BRANDÃO LIED PSICÓLOGA.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SC DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DADOS GEREDS
Transcrição da apresentação:

Senac Rio do Sul 1

Missão e Visão do SENAC MISSÃO: VISÃO: Promover educação e disseminação do conhecimento com excelência para o desenvolvimento das pessoas, organizações e sociedade, alinhada com as necessidades do setor do comércio de bens, serviços e turismo. VISÃO: Até 2020 o SENAC será a melhor organização de educação profissional do Estado de Santa Catarina. 2

Unidades no Estado 7 Faculdades de Tecnologia: Blumenau, Chapecó, Caçador, Florianópolis, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. 10 Centros de Educação Profissional: Brusque, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul e Xanxerê. 3 Postos avançados: Canoinhas (extensão de São Bento) e Porto União (extensão de Caçador) e Balneário Camboriú (extensão de Itajaí) 3 Centros especializados: Senac EaD (São José), Senac TI (Florianópolis) e Senac Bistrô Johannastift (Blumenau) 3

Abrangência As Unidades Especializadas dão suporte a todo o Estado. Cada unidade do SENAC possui uma região de atendimento. Rio do Sul atende: Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Santa Terezinha, Salete, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meirelles e Witmarsun . 4

Modalidades de Ensino Formação Inicial e Continuada: Aprendizagem, Capacitação, Aperfeiçoamento, Programas sócio-profissionais e culturais, Programa Compensatórios e Aprendizagem. Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Qualificação, habilitação e Especialização. Educação Superior: Graduação/Curso Superior de Tecnologia, Pós- Graduação Lato Sensu e Extensão. 5

Eixos Tecnológicos em que atua EIXO TECNOLÓGICO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA EIXO TECNOLÓGICO APOIO EDUCACIONAL EIXO TECNOLÓGICO GESTÃO E NEGÓCIOS EIXO TECNOLÓGICO HOSPITALIDADE E LAZER EIXO TECNOLÓGICO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO INFRAESTRUTURA EIXO TECNOLÓGICO PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN EIXO TECNOLÓGICO PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA   6

Estrutura Física 09 Salas de Aula 09 Laboratórios: 03 laboratórios de Informática; 01 laboratório de Manutenção de Microcomputadores 01 laboratório de Enfermagem 01 laboratório de Estética 01 laboratório de Radiologia 02 laboratório de Imagem Pessoal 7

Estrutura Física Biblioteca Sala dos Professores Estrutura Administrativa Cantina 8

PROPOSTA TURISMO E HOPITALIDADE CURSOS: Elaboração de Roteiros Turísticos – 40 horas Informações Turísticas com espanhol – 45 horas Técnico em Guia de Turismo – 875 horas Técnico em Hospedagem – 820 horas

Elaboração de Roteiros Turísticos 40 horas Pré-requisito: Idade mínima: 18 anos completos Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo Ser Agente de Viagens, Guias de Turismo ou possuir experiência na área de agenciamento de viagens Objetivo do Curso: Aperfeiçoar o profissional na elaboração de roteiros turísticos emissivos e/ou receptivos para público em geral ou específico.

Elaboração de Roteiros Turísticos 40 horas Competência: Elaborar roteiros turísticos emissivos para público geral ou específico, articulando produtos e fornecedores, viabilizando produtos e serviços turísticos adequados aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas da clientela desenvolvendo estratégias de promoção e marketing adequadas ao segmento emissivo e aos objetivos comerciais desejados.

Informações Turísticas com espanhol 45 horas Pré-requisito: Idade mínima: 18 anos completos Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo Objetivo do Curso: Desenvolver o cidadão para prestar informações aos turistas em língua espanhola sobre a localização e orientação dos atrativos turísticos e serviços do município.

Informações Turísticas com espanhol 45 horas Competência: Fornecer informações ao turista de forma clara e objetiva sobre a localização e orientação dos atrativos turísticos e serviços do município facilitando o processo de atendimento, comunicando-se com pessoas de outras culturas usando o léxico e estruturas gramaticais da língua espanhola em nível elementar de proficiência respeitando a cultura de cada indivíduo.

Técnico em Guia de Turismo 875 horas MÓDULO 1: Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Regional Carreira Profissional do Guia de Turismo – 28 horas Promoção do Trabalho em Equipe – 21 horas Comunicação e Oratória em Guiamento – 35 horas Primeiros Socorros – 28 horas Fundamentos do Turismo Responsável – 28 - horas Espanhol Instrumental Aplicado ao Turismo – 63 horas Atividades de Recreação – 35 - horas Segurança na Excursão – 28 – horas Carga Horária Total de Aulas Teórico-Práticas – 266 horas

Técnico em Guia de Turismo 875 horas MÓDULO 2: Qualificação Prof. Técnica de Guia de Turismo Excursão Nacional História e Geografia de Santa Catarina – 42 horas Arte e Cultura Regional – 42 horas Estudo de Roteiros Turísticos Regionais – 28 horas Operação de Viagem Técnica Regional – 182 horas Carga Horária Total de Aulas Teórico-Práticas – 294 horas

Técnico em Guia de Turismo 875 horas Módulo 3: Habilitação Técnica de Nível Médio em Guia de Turismo Geo-História, Arte e Cultura do Brasil e América do Sul – 56 horas Estudo de Roteiros Turísticos Nacionais e Sul-americanos – 49 horas Operação de Viagem Técnica Nacional – 210 horas Carga Horária Total de Aulas Teórico-Práticas - 315 horas

Técnico em Guia de Turismo 875 horas MÓDULO 1: Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Regional – 266h Profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, com exercício profissional regulamentado pela Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993 artigo 4º item I, é responsável por conduzir, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos durante o percurso de uma excursão regional, ou seja, dentro do Estado de Santa Catarina, adotando todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à fiel execução do programa, desenvolvendo atividades de animação turística e prestando assistência ao cliente com liderança, responsabilidade, respeito e cortesia.

Técnico em Guia de Turismo 875 horas MÓDULO 2: Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Excursão Nacional – 294h Profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, com exercício profissional regulamentado pela Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993 artigo 4º item II, é responsável por conduzir, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos durante o percurso de uma excursão em território nacional e América do Sul, adotando todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à fiel execução do programa, desenvolvendo atividades de animação turística e prestando assistência ao cliente com liderança, responsabilidade, respeito e cortesia.

Técnico em Guia de Turismo 875 horas Módulo 3: Habilitação Técnica de Nível Médio em Guia de Turismo – 315h O Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo, profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, com exercício profissional regulamentado pela lei Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993, orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional, respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, eventualmente, os concebe considerando as expectativas e ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Técnico em Guia de Turismo 875 horas Os profissionais apresentam bom relacionamento interpessoal, liderança, iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, cortesia, respeito à diversidade humana e cultural e ao meio ambiente, discrição e equilíbrio emocional para administrar situação constrangedora, de emergência ou inesperada. Suas atividades são desempenhadas em agências de viagens e de eventos, operadoras, organismos turísticos públicos ou privados e de forma autônoma. Módulo I + II - Guia Regional - 560 horas Módulo I + III - Guia de Excursão Nacional – 281 horas

Técnico em Hospedagem 820 horas MÓDULO ÚNICO - Unidades Curriculares: O Processo de Trabalho em Meios de Hospedagem - 190 horas Gerenciamento da Hospedagem -140 horas Lazer e Recreação em Meios de hospedagem - 40 horas Organização, Coordenação e Execução de Eventos em Hospedagem - 200 horas Serviços de Alimentação em Meios de Hospedagem - 130 horas Desenvolvimento de Projeto em Hotelaria - 120 horas

Técnico em Hospedagem 820 horas Perfil Profissional de Conclusão: O Técnico em Hospedagem é o profissional inserido no ramo de Turismo e Hospitalidade, exercendo suas funções em meios de hospedagem. Ocupa-se principalmente do planejamento, execução, controle e avaliação do processo dos serviços de hospedagem, otimizando os recursos disponíveis (financeiros, humanos, materiais e tecnológicos), para a garantia da qualidade do serviço e satisfação do cliente interno e externo, com respeito aos aspectos éticos das relações pessoais e profissionais, bem como à diversidade cultural.Desenvolve e executa o planejamento mercadológico da empresa, divulgando sua marca e seus produtos junto ao mercado consumidor, reorientando processos e procedimentos que elevem a qualidade dos serviços prestados, estabelecendo redes de relacionamento, e trabalhando com respeito ao cliente e a empresa. O profissional atua com visão sistêmica, flexibilidade e raciocínio lógico. Capacidade de análise, responsabilidade, organização, sigilo profissional e atenção devem nortear seu trabalho.

Contato Senac www.sc.senac.br silvanapamplona@sc.senac.br valiane@sc.senac.br (47) 3521-2266