Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Formas de Planejamento
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Projeto Político-Pedagógico
Informática na Educação
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Prefeitura municipal de Imperatriz
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Metodologia de Ensino e Extensão
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atuais Propostas Curriculares.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
História nas atuais propostas curriculares
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
A Gestão participativa
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Estruturas Organizacionais
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
INTRODUÇÃO ..
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Planejamento de Ensino
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Estágio Supervisionado I 4º Período de Matemática Professores: Dalva Câmara de Oliveira e Arildo Castelluber Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Bruna Tótola, Elidiane Braun, Lidiane Lahass, Mirian Angeli, Roxelle Ferrari Santa Maria de Jetibá/ 2009

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino • A educação é hoje em dia concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Por tais circunstâncias o Planejamento se impõe, neste setor, como recurso de organização. É o fundamento de toda ação educacional.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino • O Planejamento Educacional é um ato de intervenção técnica e política que se efetiva em três níveis distintos e, ao mesmo tempo, inter-relacionados.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Especificações diárias Níveis de planejamento e suas modalidades de planos PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PLANEJAMENTO CURRICULAR PLANEJAMENTO DE ENSINO DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PLANOS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO São chamados: PLANOS DE CURSO PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE UNIDADE PLANO DE AULA Orientam a ação em relação a cada uma das partes do plano da disciplina (1 ou + aulas) SÃO SUBDIVIDIDOS EM PROGRAMAS OU PROJETOS Ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo (ou semestre) Especificações diárias

A origem da Palavra Currículo: Currere (do latim) significa carreira. Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino A origem da Palavra Currículo: Currere (do latim) significa carreira.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino O currículo escolar não se delimita em relacionar matérias, cargas horárias ou outras normas relativas à vida escolar que o aluno deve cumprir na escola.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino “ Currículo são todas as experiências e atividades realizadas e vividas pelos estudantes sob a orientação da escola, tendo em vista os objetivos por esta visados” (Reeder , 1974, p 603)

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Tudo o que promover e ativar o processo educativo deve constituir o currículo escolar.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino O plano curricular é de fundamental importância Para a escola e para o aluno. Não se pode nem imaginar uma escola sem uma filosofia claramente definida.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino O plano curricular estabelece um processo de avaliação para verificar se os propósitos da escola e os dos alunos foram alcançados.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino O planejamento curricular envolve toda a ação pedagógica da escola na sua mais abrangente dimensão.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino O currículo é a força que transforma a realidade escolar em vida escolar.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino A escola, através de seu plano curricular, tem a missão de transmitir às novas gerações todo o patrimônio cultural da humanidade.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino O currículo deve representar conhecimentos significativos para a vida presente e que sejam úteis à vida futura do indivíduo.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Deve evidenciar todas as oportunidades de integração e correlação dos conhecimentos, para que o educando possa promover a aplicação do aprendido na vida prática.

Fases do Planejamento Curricular Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Fases do Planejamento Curricular

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Bases para o Planejamento Curricular Estudo da Realidade Bases Filosóficas Bases Sociológicas Bases Psicológicas Bases Axiológicas Bases Legais

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Meios e Eventos Sondagem; Definição dos Objetivos; Seleção das Disciplinas e Conteúdos; Seleção dos Procedimentos; Seleção dos Recursos Humanos e Materiais; Processos de Avaliação.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Plano Curricular Meta: Alcance dos Objetivos. Relação e Dependência Lógica e Hierárquica.

Relação entre os Elementos que Constituem o Plano Curricular Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Relação entre os Elementos que Constituem o Plano Curricular

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino “É essencial identificar os princípios de organização, graças aos quais todos esses fios poderão ser entrelaçados num tecido coeso.” (Tyler, 1974, p. 89)

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino “Para um plano é especialmente importante determinar claramente como se relacionam entre si os diversos elementos e os critérios conectados com eles.” (Taba, 1974, p. 549)

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino “Cada elemento do plano adquire significado e substância na sua referência com os demais elementos.” (Taba, 1974, p. 550)

Elementos do Plano curricular: Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Elementos do Plano curricular: Resultados da Sondagem; Objetivos; Conteúdos; Procedimentos; Recursos; Processo de Avaliação. Todos os Elementos devem estar relacionados com os Objetivos.

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino Modelo esquemático – Relação entre os Elementos (Taba, 1974, p. 551) Objetivos Organização e Métodos Matérias Avaliação

Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino “ Um bom Projeto descreve todos os elementos, as relações entre eles e seus princípios sustentadores, de tal modo que indique prioridades entre os fatores e os princípios que devem ser considerados.” (Taba, 1974, p. 553)

Verdades da Profissão de Professor Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

O dia de hoje é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos futuros professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Paulo Freire