Século XIX O ESCRAVAGISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Advertisements

Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
Promoção de Saúde e Intersetorialidade
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
11º Congresso Panamericano de Enfermeria
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Declaração Universal dos Direitos Humanos
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Psicologia
Unidade II POLÍTICAS DE SAÚDE Profa. Ma. Giane Sanino.
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos e Deveres da Pessoa
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Observatórios Sociais
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Comportamento Saudável
Promoção da saúde e conferências internacionais
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Roteiro da Aula Convivência
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Ministério Público do Trabalho
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
P r o m o ç ã o d e d e S a ú d e R uth Brito II EMFFLUOR Cabo Frio,2001 Promoção de Saúde.
10ª Reunião Plenária da CNPD
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Declaração de Jacarta Quarta Conferencia Internacional de Promoção da saúde 21 á 25 de julho de 1997.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
DIREITO À PAZ.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
MOVIMENTOS DA SAÚDE PÚLICA
Ocorre periodicamente, com setores representativos de vários países, tais como OMS, OPAS E UNICEF, em defesa da ampliação dos campos de ação em saúde.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Século XIX O ESCRAVAGISMO Conceitos A natureza produz seres superiores e seres inferiores O ser superior tem o direito natural de dominar e servir-se dos inferiores; Os seres inferiores foram criados para servir aos superiores

Século XX O TOTALITARISMO Conceitos Existem nações superiores e nações e povos inferiores As nações superiores têm o direito natural de dominar e servir-se das inferiores; Os direitos da nação prevalecem sobre os direitos individuais

O Confronto 1939 - 1945 70 milhões de mortos Cidades destruídas Desorganização dos serviços públicos Fome, doenças, assassinatos

Hiroshima Nagasaki 100.000 pulverizados no ato 240.000 mortos dentro de seis meses Cidades riscadas do mapa

Organização das Nações Unidas -ONU A Reconstrução Organização das Nações Unidas -ONU 24/10/1945

A Reconstrução Banco Mundial 27/12/1945

Organização Mundial de Saúde - OMS A Reconstrução Organização Mundial de Saúde - OMS Organização Pan-Americana de Saúde- OPAS 7/4/1948

Declaração Universal dos Direitos Humanos Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da  Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 Artigo 1° Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

O que é Saúde

Declaração de Alma Ata sobre Cuidados Primários Saúde estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade Alma-Ata, URSS, 12 de setembro de 1978 Declaração de Alma Ata sobre Cuidados Primários é um direito humano fundamental e a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor da saúde.

PRÉ-REQUISITOS PARA A SAÚDE I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde novembro de 1986 Carta de Ottawa PRÉ-REQUISITOS PARA A SAÚDE As condições e os recursos fundamentais para a saúde são: Paz – Habitação – Educação – Alimentação – Renda - ecossistema estável - recursos sustentáveis - justiça social e eqüidade .

Constituição da República Federativa do Brasil Novembro de 1988 Seção II    Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação

Conferências internacionais de Promoção da Saúde 1 Novembro, 1986 Ottawa, Canadá Determinantes da Saúde 2 5-9 abril de 1988 Adelaide, Austrália Políticas Públicas Saudáveis 3 9-15 de junho de 1991 Sundsvall, Suécia, conclama todos os povos, nas diferentes partes do globo, a se engajarem ativamente na promoção de ambientes mais favoráveis à saúde. 4 21 a 35 de julho 1997 Jacarta, Indonésia Novos protagonistas, inclusão do setor privado 5 5-9 de junho 2000 Cidade do México a - Colocar a promoção da saúde como prioridade fundamental das políticas e programas locais, regionais, nacionais e internacionais. b - Assumir um papel de liderança para assegurar a participação ativa de todos os setores e da sociedade civil na implementação das ações de promoção da saúde que fortaleçam e ampliem as parcerias na área da saúde 6 7-11 agosto, 2005 Bangkok, Thailandia identifica ações, compromissos e promessas necessários para abordar os determinantes da saúde em um mundo globalizado através da promoção da saúde

O que é Comunidade Saudável

a solidariedade, a co-gestão e a democracia. Um Município Saudável é aquele em que as autoridades políticas e civis, as instituições e organizações públicas e privadas, os proprietários, os empresários, trabalhadores e a sociedade dedicam constantes esforços para melhorar as condições de vida, trabalho e cultura da população; estabelecem uma relação harmoniosa com o meio ambiente físico e natural e expandem os recursos comunitários para melhorarem a convivência, desenvolver a solidariedade, a co-gestão e a democracia. OPAS-OMS

“Comunidade Saudável são pessoas que reunidas em um território, com os mesmos objetivos, respeitam sua história e valores, identificam seus problemas e cooperam para resolvê-los, tendo como estratégia à promoção da vida na construção de uma sociedade sustentável e solidária.” (RANGEL, A. H; CORREA, C; MESTRE RODRIGUEZ, E; VALENTE, J. A. ; CENCIG, E; PAVAN, O; CASSAB, M; SPERANDIO, A.M., 2002).

A filosofia de cidades saudáveis iniciou-se em fins dos anos 70, dentro de um processo de evolução conceitual da promoção da saúde e nos moldes propostos pela Carta de Ottawa. Inicialmente experimentada pela cidade de Toronto, difundiu-se mundialmente com o apoio da OMS transformando-se em um movimento internacional. http://www.opas.org.br/coletiva/temas.cfm?id=28&area=Conceito

. Na América Latina iniciou-se nos anos 90 sob os auspícios da OPAS/OMS, sob a denominação de municípios saudáveis Existem várias iniciativas atualmente em países como México, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Chile. No Brasil várias iniciativas foram experimentadas desde a década de 90, tais como: São Paulo, Campinas, Santos, Jundiaí, Sobral, Crateús, Anadia, Maceió, Chopinzinho, etc.

A partir de 1998 o movimento toma impulso com a realização na cidade de Sobral do I Fórum Brasileiro de Municípios Saudáveis, sob iniciativa da cidade de Sobral, em parceria com CONASEMS, Ministério da Saúde e OPAS/OMS, além de várias instituições acadêmicas e com uma importante participação de prefeitos, profissionais de saúde e associações comunitárias. . http://www.opas.org.br/coletiva/temas.cfm?id=28&area=Conceito

Conceitos atuais Dada a praticamente infinita possibilidade de combinação de genes, nenhum ser humano foi ou será igual a outro ser humano. Nenhum ser humano é igual a si mesmo ao longo do tempo. No dia de hoje somos diferentes do que fomos ontem. Embora diferentes uns dos outros e de nós mesmos ontem hoje e amanhã temos necessidades básicas que precisam ser atendidas na sua justa medida. Nascemos livres e iguais em dignidade e temos o direito de sermos atendidos nessas necessidades básicas para mantermos a saúde. Isto é Equidade

Declaração do Milênio http://www. unicrio. org. br/ONUTextos. php Aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração do Milênio, ratificada no ano de 2000, reúne os planos de todos os Estados-Membros da ONU, para melhorar a vida de todos os habitantes do planeta no século XXI.

As metas do milênio Um outro mundo é possível Nos podemos mudar o mundo

Eu posso Você pode Nós podemos construir um mundo melhor

PROPOSTA Promoção da Saúde, Educação Continuada Economia Solidária Realizar um conjunto de oficinas para estabelecer Grupos de Trabalho constituídos por: Docentes e alunos da Universidade Profissionais dos equipamentos sociais Membros da comunidade, Agentes Comunitários Professores da rede pública, Profissionais de saúde Lideranças comunitárias visando ao desenvolvimento de atividades cooperativas nas áreas de: Promoção da Saúde, Educação Continuada Economia Solidária

Solidariedade Equidade Cooperação Hegemonia Exclusão Social Competição