Escola de Formação Política Miguel Arraes

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Transcrição da apresentação:

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 2 A História do Brasil numa dimensão ética

Ética na trajetória histórica do Brasil Um ponto de análise: quais são os valores éticos propostos pelo socialismo?

Os valores éticos das culturas indígenas (1-2) América, Brasil, Índios: são termos que definem a visão dos colonizadores e impõem uma interpretação unilateral de nossa história. Em nossa atual sociedade predomina uma cultura na qual sobressai: o individualismo, a propriedade privada, a falsidade, a corrupção, a violência.

Os valores éticos das culturas indígenas (2-2) A cultura indígena enaltece a convivência social, a distribuição dos bens úteis, o uso ecológico da natureza. Como repensar nossas valores ético/culturais?

Os valores éticos dos colonizadores (1-2) Os ‘valores’ dos colonizadores da América do Sul eram os da cultura européia, que estava num processo de aceleração do desenvolvimento econômico. A cultura européia estava sustentada no cristianismo da igreja católica, e, em seguida, do protestantismo. Foram dois os valores fundantes da colonização: Progresso e Propriedade Privada.

Os valores éticos dos colonizadores (2-2) Progresso: a partir de sua superioridade militar, os europeus subjugaram o resto do planeta ao processo de desenvolvimento por eles concebido. Propriedade Privada: fundamentados na interpretação religiosa cristã, esse valor foi uma base estratégica do sistema capitalista que se impôs no mundo inteiro. Questiona-se: será que o colonialismo acabou ou assumiu outra roupagem?

As culturas africanas e seus valores éticos (1-2) Escravidão: uma característica da história das relações humanas, que pretende-se superada. -Será que a realidade atual de miséria de uma imensa parte da humanidade nos permite de pensar na superação da exploração do homem pelo homem? Será que a forma de trabalho capitalista não é uma continuação da tradição escravocrata?

As culturas africanas e seus valores éticos (2-2) Africanidade: formas de convivências e cosmovisões distintas das européias-cristãs. Como entender nossa cultura brasileira, superando o rótulo de ‘latina’, dentro de uma proposta socialista?

Nacionalismo: novas perspectivas éticas A política da “independência” foi o objetivo da aristocracia brasileira, que excluía a ‘independência’ do povo trabalhador. Como a política deveria abranger os interesses de todos, e não de uma ‘parte’? Como uma política socialista deveria ver a participação popular, contraposta a uma política de lideranças? Interesses nacionais em tempo de globalização: qual a proposta do socialismo?

Desafios éticos da vida republicana (1-2) São duas as palavras-chave: ‘República’ e ‘Democracia’ que caracterizam essa forma de regime político. A proclamação da República abre um longo e ainda não terminado processo de revolução da cultura política. Definir o que é ‘bem público’ e respeitar o ‘bem público’ é o desafio maior de nossa sociedade de desigualdades. Aprender uma forma de valorização das ‘diferenças’ que não oprimam os menos favorecidos é uma perspectiva ética da democracia de fundamental importância.

Desafios éticos da vida republicana (2-2) Qual o papel de um partido socialista para a construção da República e da Democracia?