Conviva Educação Reunião – Comitê Executivo 05 de Agosto de 2015.

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Transcrição da apresentação:

Conviva Educação Reunião – Comitê Executivo 05 de Agosto de 2015

OBJETIVO DA REUNIÃO Nosso objetivo hoje é fazer um balanço das ações realizadas no 1º semestre e apresentar o impacto dessas ações nos índices de uso da plataforma. A partir disso, vamos alinhar as ações prioritárias do Conviva para o 2º semestre, com foco em garantir o objetivo do projeto em 2015 (“municípios usando o Conviva mais e melhor” -> uso qualificado).

AGENDA Ações previstas para o 2º semestre 2 Balanço das ações realizadas no 1º semestre 1 Orçamento revisado a partir das ações do 2º semestre 3 Próximos passos 4

AGENDA Ações previstas para o 2º semestre 2 Orçamento revisado a partir das ações do 2º semestre 3 Próximos passos 4 Balanço das ações realizadas no 1º semestre 1

AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Concluímos entregas importantes para o projeto no primeiro semestre, que estavam previstas no planejamento inicial: Lançamento da ferramenta de PME, com mais de municípios acessando. Realização de 4 hangouts e participação em 22 encontros para divulgação e formação das SME no uso do Conviva. Lançamento da 2ª Ação de Reconhecimento do Conviva, com foco na experiência de uso dos municípios. Aproximação com MEC, com apresentação do projeto para o Ministro Renato Janine e início de um grupo de trabalho. Abertura do conteúdo do Conviva (perfil “convidado”) e lançamento do Mapa de Gestão (1ª fase). Implementação da área de Gestão Pedagógica reformulada e ferramenta de Roteiro de Visita Escolar.

AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Concluímos entregas importantes para o projeto no primeiro semestre, que estavam previstas no planejamento inicial: Ações de comunicação mais intensas e frequentes, utilizando diversos meios de comunicação – Revista Nova Escola, portais de parceiros, Facebook (mais de fãs), teasers, banners na plataforma, SMS, produção do novo folder e todo material para o Fórum Nacional.

AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Concluímos entregas importantes para o projeto no primeiro semestre, que estavam previstas no planejamento inicial: Participação no Fórum Nacional da Undime – atuação nas oficinas de Avaliação e Monitoramento do PME (para mais de pessoas), estande de atendimento do Conviva e divulgação dos municípios reconhecidos na 1ª edição do Reconhecimento.

Fonte: Plataforma Conviva (30/Junho/15) RESULTADOS DAS AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Municípios que acessaram a plataforma em 2014 e 2015.

Fonte: Plataforma Conviva (30/Junho/15) ESTRATÉGIA ATUAL DO PROJETO ESTÁ SENDO BEM SUCEDIDA RESULTADOS DAS AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Porcentagem de municípios cadastrados que acessaram a plataforma.

Fonte: Plataforma Conviva (30/Junho/15) PÚBLICO FOCO DO PROJETO NO 2S (comunicação específica, formação, suporte online etc) RESULTADOS DAS AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Municípios ativos em 2015 (tiveram ao menos 1 acesso em pelo menos 6 meses diferentes do ano).

Fonte: Plataforma Conviva (30/Junho/15) PÚBLICO FOCO DO PROJETO NO 2S (novidades na plataforma, comunicação, formação etc) RESULTADOS DAS AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Municípios heavy users em 2015 (tiveram ao menos 4 acessos mensais em pelo menos 6 meses diferentes do ano).

Fonte: Plataforma Conviva (30/Junho/15) PÚBLICO FOCO DO PROJETO NO 2S (formação, suporte online, vídeo tutorial) RESULTADOS DAS AÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE Municípios que tiveram registro de uso na ferramenta do PME em 2015.

Balanço das ações realizadas no 1º semestre 1 AGENDA Orçamento revisado a partir das ações do 2º semestre 3 Próximos passos 4 Ações previstas para o 2º semestre 2

DIRECIONADORES PARA AÇÕES DO 2º SEMESTRE Garantir que a comunicação seja eficaz, através de ações como: plano estratégico detalhado, atualização do cadastro, comunicação segmentada por público, uso de múltiplos canais de comunicação de forma coordenada (Facebook SMS, teaser) Implementar novidades na plataforma, como uma forma de atrair os usuários para que utilizem o Conviva de forma mais frequente e qualificada Oferecer apoio ao uso da plataforma aos usuários, através de formações presenciais mais frequentes e ferramentas de suporte à distância (linha 0800, FAQ online) Preparar a plataforma para mudanças de médio e longo prazo, realizando ajustes técnicos (manutenção do cadastro, atualização de códigos, entre outros) e testando estratégias que podem ser utilizadas no futuro (principalmente relacionadas à formação) Para ajustar as ações do 2º semestre, definimos alguns direcionadores com base nos resultados do 1º semestre: A partir desses direcionadores, fizemos pequenos ajustes nas entregas previstas na concepção das frentes de trabalho em 2015, com foco no objetivo do Conviva esse ano – uso qualificado.

COMUNICAÇÃO 1 Concepção do Plano Estratégico de Comunicação do Conviva Criação de novos materiais / revisão de materiais já existentes de comunicação (folder etc) Divulgação do Conviva, com foco em veículos com grande alcance (teasers, anúncios, banners etc) Organização e participação em eventos Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS ENTREGAS CONCEPÇÃO Concepção e implementação do Plano Estratégico de Comunicação do Conviva, detalhando públicos, conteúdo de interesse para cada um (“agenda do gestor” etc), canais de comunicação adequado (teaser, SMS, Facebook, parceiro) e proposta calendário das comunicações Ação de atualização da base de usuários cadastrados (apoio do mesmo parceiro para linha 0800), para garantir que a comunicação atinja os usuários atuais Organização e participação em eventos ENTREGAS SUGERIDAS 2S Legenda: - concluído ou em andamento; - pontos prioritários; REVISÃO DAS ENTREGAS PARA O 2º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO 2 Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS Desenho e implementação de Mapa de Gestão (Painel de Indicadores - andamento) Desenho de funcionalidade de Relatório de Gestão das ações do município no Conviva Reformulação e integração das ferramentas (em andamento) Abertura do conteúdo do Conviva Implementação do Plano de Segurança (PWC) ENTREGAS CONCEPÇÃO Ajustes técnicos na plataforma (manutenção do cadastro, atualização de códigos etc) Reformulação da área da Biblioteca (foco: layout, divulgação e novos conteúdos) Reformulação de 2 ferramentas (sugestão: Alimentação e Orçamentária - Financeira) Reformulação da área do Operador da plataforma (demanda da frente Monitoramento) Desenho de funcionalidade de Relatório de Gestão das ações do município no Conviva Desenho e implementação de Mapa de Gestão (2ª Fase) ENTREGAS SUGERIDAS 2S REVISÃO DAS ENTREGAS PARA O 2º SEMESTRE Legenda: - concluído ou em andamento; - pontos prioritários;

FORMAÇÃO 3 Revisão e implementação do Plano de Apoio ao Uso (andamento) Concepção e implementação do Plano de Formação em Gestão (andamento) Participação em eventos Undime e RAE (fóruns/seminários das Seccionais, polos iN - andamento) 2ª edição da ação de Reconhecimento de uso (em andamento) Implementação do Reconhecimento de boas práticas de gestão (Iniciativas Inspiradoras) Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS ENTREGAS CONCEPÇÃO Revisão e implementação do Plano de Formação, com foco em: Piloto com 5 seccionais (formar equipes de apoio) Participação em encontros (foco: ciclos de seminários) Avaliação de possível ferramenta de suporte (linha 0800) Realização da 2ª edição da ação de Reconhecimento de Uso Intensificação da formação/acompanhamento na RAE Continuidade dos Hangouts (conteúdos destaque no cenário nacional) Finalização dos cadernos de apoio (Agenda Pública) – distribuição para municípios será avaliada depois Avaliação de possíveis estratégias de formação no futuro (implementação pós 2015): Estruturação da atuação com FIESC para 2016 ENTREGAS SUGERIDAS 2S REVISÃO DAS ENTREGAS PARA O 2º SEMESTRE

NOVOS CONTEÚDOS E SUSTENTABILIDADE 4 Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS Finalizar ajuste no conteúdo da área Alimentação Escolar Revisão de textos da plataforma (já em andamento) ENTREGAS SUGERIDAS 2S ENTREGAS CONCEPÇÃO Implementação de ferramentas e processos específicos para a Gestão Pedagógica (EI e EF) Publicação de novos conteúdos (em andamento) Definição de estratégia para suporte à transição de gestão de 2016 Incentivo ao arquivamento de documentos no ambiente Conviva Implementação de área de Iniciativas Inspiradoras Implementação do Plano de Sustentabilidade Definição de estratégia para suporte à transição de gestão de 2016 Implementação do Plano de Sustentabilidade Implementação de área de Iniciativas Inspiradoras Conteúdo de Transporte Fluvial na área de gestão de Transporte Escolar (ponto levantado pós concepção) Revisão do conteúdo de toda plataforma com relação à diversidade e inclusão (ponto pós concepção) PÓS 2015

MONITORAMENTO 5 Aprimoramento do Monitoramento de uso (plataforma e demais ações), como instrumento para direcionar decisões no dia-a-dia e entregas do projeto Concepção do Monitoramento das ações dos municípios através da plataforma (PME versus ações no dia-a- dia), como uma forma/tentativa de avaliar o impacto da plataforma Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS ENTREGAS CONCEPÇÃO Aprimoramento do Monitoramento de uso (plataforma e demais ações), como instrumento para direcionar decisões no dia-a-dia e entregas do projeto Reformulação da área do Operador da plataforma, para facilitar o estudo dos dados pela equipe interna e secretárias executivas da seccionais ENTREGAS SUGERIDAS 2S Concepção do Monitoramento das ações dos municípios através da plataforma (PME versus ações no dia-a- dia), como uma forma/tentativa de avaliar o impacto da plataforma PÓS 2015 REVISÃO DAS ENTREGAS PARA O 2º SEMESTRE Legenda: - concluído ou em andamento; - pontos prioritários;

AVALIAÇÃO 6 Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS Realização do estudo de Avaliação de Resultados do Conviva, com apoio do INGAP (parceiro selecionado pela frente) ENTREGAS SUGERIDAS 2S Realização do estudo de Avaliação de Resultados do Conviva, com apoio do INGAP (parceiro selecionado pela frente) – em andamento ENTREGAS CONCEPÇÃO REVISÃO DAS ENTREGAS PARA O 2º SEMESTRE Legenda: - concluído ou em andamento; - pontos prioritários;

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS 7 Articulações com organizações/instituições governamentais sobre o projeto (em andamento) Identificação e formalização de parcerias com potenciais novos parceiros Organização das reuniões de AdE e Comex (em andamento) Frente de trabalho, entregas definidas na concepção e sugestão para o 2ºS ENTREGAS CONCEPÇÃO Articulações com organizações e instituições sobre o projeto Identificação e formalização de parcerias com potenciais novos parceiros Organização das reuniões de AdE e Comex ENTREGAS SUGERIDAS 2S REVISÃO DAS ENTREGAS PARA O 2º SEMESTRE Legenda: - concluído ou em andamento; - pontos prioritários;

Monitoramento Avaliação 0800 Novos Conteúdos Revisão de textos (em andamento) Concluir ajustes na área de Alimentação Desenvolvimento Conviva Aberto (conteúdo) Ferramenta Orçamentária-Financeira e Alimentação Ajustes técnicos na plataforma (manutenção de cadastro, atualização códigos etc) Reformulação Biblioteca Área operador Formação Envio experiências Participação em eventos / encontros (foco: ciclo de seminários das seccionais) Engajamento e FormaçãoAcompanhamento piloto seccionais (presencial e à distância) Edital Reconhec. Avaliação Comunicação Plano Estratég. Estamos aqui! JulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro Relatório Gestão (func) Área para 2ª Ação de Reconhecimento Triagem, envio vídeos pelos finalistasVotação e divulgação Intensificação da formação/acompanhamento na RAE TreinamentoImplementação suporte 0800 (caso se decida implementar) Revisão Mon.Implementação do Monitoramento de Uso Coleta de dados (on line, pesquisa de campo)Análise e apresentação resultadosRevisão Instrum. Implementação do Plano Estratégico de Comunicação Ação atualização de cadastro (apoio de parceiro) Revisão cadernos (Agenda Pública), incluindo projeto gráfico e diagramação

Ações previstas para o 2º semestre 2 Balanço das ações realizadas no 1º semestre 1 AGENDA Próximos passos 4 Orçamento revisado a partir das ações do 2º semestre 3

REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15). Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL Os pequenos ajustes nas entregas das frentes de trabalho para o 2º semestre não impactaram o orçamento aprovado pelo AdE para o Conviva em 2015.

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Exclusão das ações ref. ao Plano de Sustentabilidade (R$ 95k): - Formação grupo de especialistas - WS Educação. Fundamental - Implementação Plano de Sustentabilidade  Exclusão das demandas ref. a Transição, Agenda 100 dias, Inic. Inspiradoras (R$ 30k)  Aumento na produção novos conteúdos - Demandas extras ocorridas PME e Pedagógica (R$ 5k) - Conteúdo Conviva Aberto (R$ 10k) – estimativa - Apoio pontual prof. Cleuza

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Excluídas ações não prioritárias 2015 (R$132k): - Impressão dos cadernos Agenda Pública - Formação MOOC - Premio Rec  Algumas despesas realizadas abaixo do esperado: - Reconhecimento 2014 (R$ 42k -> R$ 32k) - Redução de gastos com AP, que já ocorreram em 2014 (R$ 124k -> R$ 46k)  Aumento devido à mudança na estratégia formativa: - Participação em eventos (R$ 60k -> R$ 80k) - Piloto seccionais (R$ 202k) - Suporte receptivo 0800 (R$ 50k, com R$ 10k/ mês) - Apoio prof. Cleuza

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Excluídas demandas não prioritárias para 2015: - Revisão de conteúdos na plataforma (R$ 25k) - Revisão de design (R$ 11k)  Algumas despesas abaixo do esperado: - Estimativa de despesas no contrato com a Caiena (R$ 1.390k -> R$ 1.275k)  Aumento com despesas de servidores devido à alta do dólar (R$ 48k -> R$ 72k) e apoio da prof. Cleuza (concepção de ferramentas)

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Diminuição nas viagens para acompanhar pesquisa de campo INGAP – estimativa (R$ 18k -> R$ R$3k)

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Aumento nos gastos devido ao Plano de Comunicação Estratégico (R$ 40k-> R$ 91k) - Atualizar cadastro - Vídeos - Teasers - SMS - Folder e Anúncios

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Apoio pontual prof. Cleuza nessa frente de trabalho

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Desconsiderada 1 pessoa de apoio à Avaliação e Monitoramento  Aumento de 1 pessoa para equipe Conviva como apoio part time na frente de Comunicação

Orçamento aprovado Frente de Trabalho Orçamento revisado Novos Conteúdos Formação Desenvolvimento Avaliação Monitoramento-- Comunicação Relações Institucionais Equipe do Projeto Governança do Projeto TOTAL REVISÃO DO ORÇAMENTO Orçamento aprovado na concepção (Jan/15) e revisado para o 2S (Jul/15).  Aumento nos gastos com logística para encontros / reuniões – estimativa (R$ 70k -> 80k)

Orçamento revisado a partir das ações do 2º semestre 3 Ações previstas para o 2º semestre 2 Balanço das ações realizadas no 1º semestre 1 AGENDA Próximos passos 4

PRÓXIMOS PASSOS Gostaríamos de alinhar os próximos passos até o Comex seguinte: PRÓXIMOS ALINHAMENTOS DOS PARCEIROS Reuniões das frentes de trabalho – datas a definir 1 Próximas reuniões de Comex – 29/Set e 10/Dez 2 Próximas reuniões do AdE – 17/Dez 3

Muito obrigado! 05 de Agosto de 2015