Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Surdez A Educação dos Surdos.
Prof. Richard Brunel Matias
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Deficiente Auditivo e Surdo.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Nelma Cristina de Carvalho
1 Agora vamos falar a respeito de Gestão O que é Gestão ? Gestão significa, de maneira simples, a interferência direta dos responsáveis pelos resultados.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PROJETO Comunicação em Libras com as Familias
Silvana Badin DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
Prof. Orlando Miranda Júnior
CBS Confederação Brasileira de Surdos
Teste da Orelhinha.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
Disciplina: Prática Profissional II
Atendimento. Olá! Nesta aula você aprenderá que um dos principais fatores que influencia a motivação dos alunos de cursos a distância é o atendimento.
em sistemas escolares e não escolares
A função do professor interlocutor
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
O Aluno com Deficiência Auditiva
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDEZ
Deficiência auditiva.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Nomenclatura na área da Surdez
Filosofias Educacionais para Surdos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Visual Auditiva Mental Múltipla Física
Equipe responsável pela produção
Atividade complementar 04 e 05
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Equipe responsável pela produção
Educação Especial: Surdez
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
Émerson E. Santos Luciane W. Pristch Micheli A. Rosa Rita C. F. Messa
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
1ª Formação de Professores Coordenadores
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
Deficiência Auditiva.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
DEFICIENCIA AUDITIVA.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor/Revisor da aula: Mateus Domingues (Out/2014) Coordenador (a) de disciplina: Mara Malheiros Disciplina Ano Aula número Surdez - 1 Tema da Aula Digital O que é a Surdez

Atividade 1: Apresentação - Surdez Este curso foi desenvolvido para atender à demanda de Professores que trabalham em Escolas Especiais e Inclusivas que não têm conhecimento da Cultura Surda ou da Língua de Sinais. O curso será dividido em três unidades: 1- Aspectos socioculturais e contexto educacional atual das pessoas com Surdez; 2 - Aspectos gramaticais da Língua de Sinais Brasileira (Libras); 3 – Curso Básico de Libras. Fonte: Revista Sentidos

Atividade 2: Momento de Reflexão Clique na imagem e assista a este vídeo sobre o tema. Agora responda: A Surdez pode ser considerada uma vilã ou um “defeito” que pode prejudicar a pessoa com Surdez?

Atividade 3: O que é a Surdez? A surdez pode ser definida pela impossibilidade ou dificuldade de ouvir, dependendo do grau. É causada por diversos fatores, podendo ocorrer antes, durante a gravidez ou depois do nascimento. A deficiência auditiva pode alternar de grau. Sua variação ocorre do modo leve ao profundo, de acordo com cada indivíduo. Algumas pessoas tem surdez profunda, enquanto outras não escutam apenas sons graves. Fonte: Dicionário de Libras

Atividade 4: Graus da Surdez: De acordo com o decreto nº 3.298 de 20 de Dezembro de 1999 é considerada uma pessoa Surda (ou Deficiente Auditiva) aquela que se enquadra em uma das seguintes categorias: a) Surdez Leve - de 25 a 40 decibéis b) Surdez Moderada – de 41 a 55 decibéis c) Surdez Acentuada – de 56 a 70 decibéis d) Surdez Severa – De 71 a 90 decibéis e) Surdez Profunda – Acima de 91 decibéis Fonte: Telesom

Atividade 5: Causas da Surdez A surdez é causada por diversos fatores, entre eles os pré-natais, os perinatais e os pós-natais. Podemos citar como exemplos de causas pós-natais, a administração de remédios ototóxicos em excesso sem prescrição médica ou as doenças como a meningite ou caxumba que podem causar surdez. Clique na imagem ao lado e conheça um pouco mais sobre as causas e prevenção da Surdez não hereditária.

Atividade 6: A descoberta da Surdez Assista à primeira parte do Vídeo produzido pelo departamento de Audiologia do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES/RJ, que mostra como é o diagnóstico e quais são os passos possíveis após a descoberta da Surdez.

Atividade 7: Diagnóstico da Surdez É importante que a surdez seja identificada logo nos primeiros meses da vida. Existem alguns fatores que podem ser observados e que podem ser causados pela surdez. Clique no link abaixo e conheça quais são estes fatores.

Atividade 8: Diagnóstico da Surdez Uma outra forma de diagnóstico da Surdez, e que fora citado no vídeo anterior, é o teste da orelhinha. O exame, que é oferecido gratuitamente pelo SUS (Lei Federal 12.303 de 2 de agosto de 2010), é indolor, não invasivo, e tem duração de 3 a 5 minutos. Clique na imagem abaixo e conheça um pouco mais sobre esse exame: Fonte: Direito de Ouvir

Atividade 9: A pessoa surda é muda? A resposta é NÃO. A evolução do aprendizado de uma língua oral pelo Surdo vai depender de seu grau de surdez e também em qual fase da vida ele ficou surdo. Muitos que ficaram surdos depois de aprender uma língua oral, continuam a utilizá-la normalmente. Portanto, é errado utilizar o termo “surdo-mudo”, o correto é apenas “surdo”. Além disso, a Surdez normalmente não é acompanhada de problemas no aparelho fonatório, podendo o Surdo desenvolver a fala mediante acompanhamento fonoaudiólogo. O que acontece é que muitos surdos optam pela não utilização da língua oral, por ser a LIBRAS sua Primeira Língua. Fonte : ECS Rio Branco

Atividade 10: Educossíntese Na aula de hoje, iniciamos os estudos em nosso curso apresentando as principais causas da Surdez, as formas de diagnóstico e prevenção. Vimos também que a Surdez pode ser de diferentes graus e o motivo de o Surdo não poder ser considerado mudo. Vejamos agora o vídeo abaixo que trata um pouco da temática “o mundo sem sons”.

Atividade 11: Na próxima aula Na próxima aula estudaremos um pouco sobre Surdez ao abordar a Cultura e a Identidade surda. Veja o vídeo abaixo e reflita: A LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – faz parte da cultura Surda?