Teorias e Sistemas em Psicologia -

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Transcrição da apresentação:

Teorias e Sistemas em Psicologia - EMENTA- A diversidade teórica da Psicologia resultante da adesão a diferentes conjuntos de pressupostos ontológicos e epistemológicos. A constituição das teorias e sistemas psicológicos a partir do cenário histórico, cultural, social e filosófico que as tornam possíveis. OBJETIVOS GERAIS - Reconhecimento da Psicologia como um saber referido às condições históricas, filosóficas e sociais presentes em sua produção. Caracterização das principais posições teóricas que constituem o campo da Psicologia. Inserção das diferentes escolas de pensamento no Brasil CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A organização das idéias psicológicas em escolas de pensamento, A constituição da Psicologia e o Estruturalismo, O funcionalismo (evolucionista e americano) , Behaviorismos, O funcionalismo europeu, A Psicanálise, Freud e a criação da Psicanálise, Desdobramentos da Psicanálise na Europa e nos EUA e Brasil, O movimento humanista americano, O Existencialismo europeu, A Psicologia Sócio-Histórica Avaliação: Prova (9) e Trabalho em Grupo (1) Bibliografia: JACÓ-VILELA, A.M.; FERREIRA, A.A.L.; PORTUGAL, F.T.(orgs.) História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2007. KAHHALE, E.M.P. (org.) A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002. SCHULTZ, D.P. & SCHULTZ, S.E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson Learning, 2007, trad da 8ª. Ed.

A ocupação do espaço psicológico: Matrizes e dispersão Cientificistas – baseadas em ciência natural, subjetividade e singularidade do indivíduo tende a ser desconhecida, risco de extinguir-se como ciência independente e afirmar-se como biologia. Românticas e Pós Românticas – reconhece a especificidade do objeto: vivências e atos do sujeito (valor e significado), Carecem de segurança científica e precisam procurar outros modelos de ciências para se sustentar. Perspectivas atuais: Inviável uma unificação filosófica e metodológica (desde Wundt) Wilhelm Wundt e o estudo da experiência imediata Fundador da psicologia. Distorções: dificuldade de acesso à obra e estudo de parte da obra. Continuidade ou ruptura na obra de Wundt? Apresentação dos principais tópicos a partir da fase madura – Compêndio de psicologia, 1896. A natureza da Psicologia – ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência imediata. Análise da Experiência: Conteúdo objetivo (experiência mediata): mundo externo, independente do sujeito da experiência, ciências da natureza (física, química, fisiologia, etc)‏ Conteúdo subjetivo (experiência imediata): investigação do próprio sujeito da experiência ( mundo interno) na relação com os conteúdos da experiência, ciências do espírito (Geist) – Psicologia. Ataque de Wundt à psicologia da mente/alma que extrapolavam o domínio da experiência. Pretende inaugurar uma nova psicologia: autônoma e independente de teorias metafísicas (espiritualismo e materialismo)‏ Entidade imaterial ou cerebral como base de processos psíquicos

Mundo externo e interno: sem diferenças essenciais, experiência é um todo que abrange amgos. Relação entre psicologia e ciências da natureza: complementariedade Psicologia: ciência das formas universais de experiência humana, a mais geral de todas ciências do espírito (humanas) e o fundamento de cada uma delas (filosofia, história, direito, etc)‏ Resultados da investigação psicológica podem guiar a construção de um sistema filosófico Métodos utilizados: Psicologia estuda o mesmo objeto das ciências naturais, apenas de um ponto de vista diferente. Mesmos métodos das ciências naturais: observação (sem interferência – botânica, anatomia e astronomia) e experimentação Diferenças metodológicas: 1 - conteúdo da experiência imediata são processos e não objetos estáveis (como na observação científica da natureza). 2- Não pode desconsiderar o sujeito da experiência (pois é seu assunto de interesse). 3- Intensão do observador altera o início e curso dos processos psicológicos – impossibilidade do uso da auto-observação pura na psicologia. (Wundt injustamente criticado como defensor da introspecção) Percepção interna: baseada em controle experimental externo Pura observação: objetos psíquicos – natureza estável, independente do observador e inacessíveis ao método experimental. Produtos mentais: linguagem, religião, mitos, costumes. Pressupõem existência de uma comunidade que compartilha uma mentalidade (psicologia dos povos)‏

conclusão/resumo: psicologia dispõe de dois métodos de investigação (formas complementares de estudo psicológico) Experimento: psicologia individual/fisiológica – análise de processos mais simples. Observação de produtos mentais: psicologia dos povos – processos mentais superiores Principais conceitos e idéias psicológicas Fusão / síntese criativa dos complexos psíquicos versus associação (sem criação): afasta wundt do associacionismo britânico. Causalidade psíquica: relacionada ao paralelismo psicofísico. Causalidade física amparada nas leis da natureza, e psiquica fundamentada nas leis da vida psíquica. Institucionalização da Psicologia: primeiro e maior centro de formação de psicólogos. Laboratório de Leipizig formalmente reconhecido (orçamento). Primeiro periódico: estudos psicológicos Wundt e Titchener (estruturalismo): elementos da consciência através da introspecção. (mais restrito). Defensor do elementarismo e associacionismo.

Wundt e Titchener