PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

CEF – Cursos de Educação e Formação
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Actividades do Formador
Aplicação da metodologia HACCP na fileira dos laticínios.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Projecto Educativo de Escola
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
SISTEMAS DE ENSINO.
Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC- Cursista- Sirlei de Fátima Maciel Lopes- Região 9- Vacaria - RS.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
V Encontro de professores Ferramentas Web no ensino Rui Isidro 17 de Março de 2004.
Avaliação de desempenho dos docentes
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Instituições mais conhecidas
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Etapas do Trabalho de Projecto
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Tecnologia na Escola Computadores: Utilizados por alguns professores para pesquisa, para organização da parte burocrática da escola e nas aulas na sala.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
15 anos.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária, que tem como finalidade a organização e facilitação de projectos de inovação social e de solidariedade, destinadas a resolver reais problemas das pessoas e das suas comunidades.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) OBJECTIVOS: Dotar as Escolas Profissionais moçambicanas de manuais escolares, livros de apoio para Professores, Bibliotecas. Materiais para laboratórios, oficinas, salas de informática e outras.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) PARCEIROS DO PROJECTO KU TIVA EM PORTUGAL Fundação Manuel Leão. Fundação Portugal África. Direcção Regional da Educação do Norte. Escola Profissional de Abrantes.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) AGENTES: Um grupo de lançamento e de coordenação do Projecto; Professores, aposentados ou em exercício, das Escolas tuteladas pela DREN; Representante do MINED e Elemento da DREN.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) MATERIAIS 1: Manuais escolares de Português, Inglês, Matemática, Ciências Naturais, Física e Química, Desenho Técnico, etc. Manuais para as disciplinas da Formação Técnica. (Ver lista de cursos)

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO ) MATERIAIS 2 : Livros de apoio para Professores: Livros de apoio das disciplinas, livros de exercícios, obras de Pedagogia, Didáctica, Planificação, Organização, etc.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) MATERIAIS 3: Materiais para oficinas de marcenaria, electricidade, mecânica de automóveis, moda e confecção, serviços administrativos, etc. Materiais para laboratórios: microscópios, pipetas, balanças, etc.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) MATERIAIS 4: Materiais para informática: computadores, impressoras, scanners, tinteiros, etc. Materiais para serviços administrativos: ficheiros, pastas, CDs, separadores, máquinas calculadoras, etc. (Ver cursos profissionais)

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) CONDIÇÕES DOS MATERIAIS 1.Todos os manuais devem ser actuais (desde 2005). 2. Estar em bom estado de conservação, com capas, sem folhas soltas e não devem ter exercícios resolvidos nos mesmos. 3. Todo o restante material deve estar em condições de utilização imediata.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO: EM PORTUGAL Passo 1: Informação às Escolas, enviada pela DREN (Janeiro 2011). Apresentação do Projecto nas Escolas (Grupo coordenador e outros Colegas, na posse das informações necessárias (Fevereiro – Março 2011).

PROJECTO KU TIVA Apagar este slide (SABER, CONHECIMENTO) LOCAIS DE ACTUAÇÃO Portugal e Moçambique Em Portugal: junto das Escolas e/ou de outras entidades e instituições que possam colaborar.

PROJECTO KU TIVA apagar este slide (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO - EM PORTUGAL Passo 1: Informação às Escolas, enviada pela DREN. Apresentação do Projecto nas Escolas (Grupo coordenador e outros Colegas, na sua Escola, devidamente preparados.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO EM PORTUGAL Passo 2: Encontrar voluntários locais em cada Escola, dada a necessidade de fazer diferentes tarefas com os materiais recolhidos.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO EM PORTUGAL Passo 3: Recolher, verificar, separar, tomar nota do peso estimado de cada item, catalogar, embalar e inventariar os materiais recolhidos. (Se possível, os materiais deverão ser carimbados).

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO EM PORTUGAL Passo 4: Preenchimento da Ficha de Oferta. Tratamento, junto da Direcção da Escola, de outros dadores, etc., do Termo de Doação à DREN (para reduzir a carga burocrática e aduaneira).

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO EM PORTUGAL Passo 5: Transporte Escolas-DREN Em princípio, esperamos que seja possível resolver grande parte do transporte com voluntários das Escolas, de outras boas vontades, das autarquias e apoio da DREN.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO EM PORTUGAL Passo 6: A partir do momento em que o material se encontra armazenado na DREN acaba a tarefa dos voluntários locais e entra só o grupo coordenador. (cont.)

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) FASES DO PROJECTO EM PORTUGAL Passo 6: Contactar Fundação Portugal África; Contactar o transitário, Contactar, se necessário, a empresa transportadora. IMPORTANTE: Tratar do termo de Doação total, junto da DREN, para facilitar as tarefas aduaneiras.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) 2ª FASE DO PROJECTO, EM PORTUGAL Envio da documentação alfandegária e do conhecimento de embarque (bill of landing) que oficializa o conteúdo do contentor. Uma cópia acompanha a mercadoria e o original é enviado ao consignatário que poderá ser o MINED ou a Embaixada de Portugal em Maputo.

PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) Se conseguirmos fazer tudo isto, e sabemos que vamos conseguir, só poderemos acabar com um HAPPY END!