CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Advertisements

Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Ações do Ministério Público de Santa Catarina
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Bullying, isso não é brincadeira!
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Gerência de Educação Profissional GEPRO
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Centros da Juventude Novembro 2012.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Ajude a realizar sonhos!
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
2014 SUBSÍDIOS DISTRITAIS Explicar as características dos Subsídios Distritais Entender que tipos de atividades são financiadas por Subsídios Distritais.
Planejando a Próxima Década
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
Escritório de Projetos
MAIO 2010.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Associação Brasileira
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) é um órgão subordinado à Subsecretaria.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
O papel pedagógico do órgão gestor
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA SECRETÁRIO MARCO TEBALDI TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC. REUNIÃO COM SDRs e GEREDs.
Programa Mais Médicos Ampliação e Melhoria da Infraestrutura Formação para o SUS Provimento Emergencial Ampliação da Oferta na Graduação.
Transcrição da apresentação:

CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude APOIA Online – um caso de melhoria de processo no programa de combate à evasão escolar no Estado de Santa Catarina CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude 1 1

O PROGRAMA O Programa de Combate à Evasão Escolar APÓIA foi lançado em 2001 mediante termo de cooperação que estabeleceu um sistema integrado e interinstitucional de apoio ao aluno infrequente ou evasivo e à família, a fim de garantir a sua permanência na escola. Público-alvo: crianças e jovens de 4 a 17 anos que não completaram o ensino obrigatório. 2 2

O FLUXO BÁSICO DA REDE DE CO-PRODUÇÃO 2 semanas 2 semanas APOIA 1 semana APOIA 3 3

Estratégia e Planejamento Objetivos: a) Diminuir o índice de evasão escolar no Estado b) Aumentar as informações sobre a evasão escolar Prazo: 18 meses Estratégia: parcerias com outros órgãos do estado Planejamento: ciclo de melhoria de processos

Análise do processo Fluxo lento Dificuldade de troca de informações Pouca confiabilidade dos dados Ausência de informações AUTOMAÇÃO Solução

Valores: Simplicidade Sustentabilidade

Desenho e Modelagem 9 9

Implementação Construção do sistema 11

Implementação Projeto piloto, capacitações e divulgação

Monitoramento e Controle Donos dos processos Secretaria Estadual de Educação (GEREDs) CIJ (MPSC) Secretarias Municipais de Educação

Monitoramento e controle Relatórios

Monitoramento e Controle Resultados Aumento de 400% no número de retornos/ano (6.000 – 24.000) APOIAs emitidos : 62.000 APOIAs com êxito: 24.500 % sucesso: 39,4% Municípios participantes: 255 (87%) 65% dos alunos de todas as redes (aprox. 1.300.000)

Monitoramento e Controle Resultados Motivos mais frequentes de evasão escolar: 1) Resistência do aluno (16%) 2) Problemas familiares ( 5 %) 3) Trabalhando ( 2 %)

Refinamento do Processo Integração com os programas Bolsa Família, SIPIA e SIG. www.facebook.com/apoiampsc

OBRIGADA PELA ATENÇÃO Programa APOIA - apoia@mpsc.mp.br link: http://www.mpsc.mp.br/portal/servicos/programas.aspx CIJ – MPSC cij@mpsc.mp.br Escritório de Processos processos@mpsc.mp.br 20 20