A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
A proposta Kleiniana O significado do brincar
Maria, Luma, Nicole e Magno
PROJETO Oficina de Expressão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º Encontro Formativo da SAAI
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
Rosa Candeia Gianizeli
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM
Alimentação Saudável e Nutritiva
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
MODELOS DE BRINQUEDOS E JOGOS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE SUCATAS
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Componente Curricular
Componente Curricular
PIBID EEB São João Batista
O Consultório, o material de jogo, a caixa individual; problemas técnicos que surgem do seu uso diário Prof. Aleandra.
Sugestão de Atividade:
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Ensino Fundamental de 9 anos
CAMPANHA CRIANÇA + FELIZ! AÇÃO MAIS QUE SOLIDÁRIA CRECHE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Instruções para painel de arte Colaborativa Tema: SOLIDARIEDADE Data de entrega: 12/06/2015. Use e abuse da sua criatividade para.
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Apropriação do Sistema de Escrita
GERÊNCIA DE PROJETOS PROF. JOÃO ARANTES Paula Heiss Marina Moreira de Assis Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Escola Paulista de Política, Economia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Escola Secundária de São João da Talha
Construção de um jogo de boliche
SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE EDUCACIONAL Silvia de Pinho Bortoli
Priscila Mendes Daosico Pedrosa.  Internet (dicionários on-line)  Cópias  Lápis de escrever e de cor  Aparelho de som  Cd-áudio  Slides (data-show)
9ª e 10ª Aulas Artes Manuais. 9ª e 10ª Aulas Artes Manuais.
Como utilizar materiais descartáveis em favor da educação?
Coordenadora: Eliana Magalhães
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
“ I Fórum do Plano Decenal Municipal de Educação de Brumadinho” AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.
O computador como Meio e como Fim...
Agrupamento de Escolas Alves Redol
1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
Tecnojovem Gestão de Empreendimentos Solidários Dinâmica de grupo.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Termo de Terminalidade
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
Days 1 and 2 Portuguese- Semester 3. This page was intentionally left blank.
LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I (6 anos)
Transcrição da apresentação:

A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo CRP 18/01594

A Caixa Lúdica é proposta ao Atendimento Educacional Especializado como instrumento de análise das relações escolares, bem como o estímulo a jogos de papéis sociais pelas atividades desenvolvidas e cuidados com seus pertences individuais. Como recurso de intervenção do professor, a Caixa Lúdica pode ser utilizada na sala do AEE para inscrever os momentos e etapas da sessão, bem como a transição de uma fase para outra. Ao atribuir o significado em um objeto externo, o professor media a internalização de regras sociais aplicadas àquela realidade na tentativa de que, posteriormente, sejam generalizadas para outros contextos.

Etapas da Sessão no AEE

Recepção Recepção do aluno; Cumprimentos e despedidas dos responsáveis ou transportes; Diálogo inicial; Retomada das atividades egressas; Transporte da Caixa Lúdica à mesa de atividades ou espaço destinado no setting.

Jogo Diretivo Utilização de Jogos Sistematizados; Análise e anotações sobre o desempenho d@ alun@; Avaliação do Desenvolvimento; Competição com o professor e/ou contra colegas;

Atividade Principal Aplicação da atividade proposta para a sessão do AEE; Produção de Materiais; Análise das resistências e aproveitamento das mediações; Avaliação do professor frente suas atividades com @ alun@; Registros e relatos de observações;

Jogo Projetivo Escolha d@ alun@ ou grupo frente aos materiais, jogos, brinquedos ou recursos tecnológicos disponíveis para um brincar não diretivo; Observações e registros pelo professor;

Despedida Arquivamento das produções Guardar os instrumentos na caixa e as produções em sua pasta; Limpeza e manutenção do ambiente da sala de aula; Devolução da caixa a seu local de origem; Diálogo Final;

Estimativa de divisão do tempo no AEE

Recepção—10 min.; Jogo Diretivo—20 min.; Atividade Principal—60 min.; Jogo Projetivo—20 min.; Despedida—10 min;

Sugestão de Materiais Os materiais deverão ser selecionados de acordo com a função e trabalho que potencializam ou permitem ser realizado. Assim, as sugestões serão agrupadas por funcionalidade. Adaptações ou acréscimos podem ser necessários e de vital importância para a mediação do trabalho.  

Cortar/ Dividir: Tesoura, Régua, perfuradores, lâminas seguras, ... Colorir: Lápis de cor, giz de cera, tinta guache, massa de modelar, papel crepom... Cores primárias e/ou secundárias. Traçar/ Desenhar/ Escrever: Lápis de escrever, caneta, giz, pincel atômico, canetinhas, compasso, lápis carpinteiro, lapiseira... Cortar/ Dividir: Tesoura, Régua, perfuradores, lâminas seguras, ... Colar/ Unir: Cola branca, fita adesiva (crepe, durex,...), etiquetas, adesivos, ... Medir/ Mensurar: Régua, barbante, fitas, colher, xícara, copo, ... Itens pessoais: Copo, xícara, talheres, prato, guardanapo, toalha, ... Anotações/ Registros: Caderneta, bloco, caderno, agenda, ... Moldes e modelos: formas, potes, copos descartáveis, formatos de figuras geométricas, réguas, bonecos articulados, moldes de figuras, papel vegetal, carbono, ... Jogos /brinquedos: Jogos desenvolvidos em sessão, dados, cordas, cartas, bolas de gude, bolinhas, peteca, peão, carrinho, bonecos e miniaturas, conforme necessidade de mediação de conceitos com o aluno... Itens trazidos pela criança: Caso o aluno traga algum objeto para deixar na caixa, deverá ser questionado quanto ao motivo e alertado que não poderá retirar até o encerramento do ano ou semestre.

Jogos Sistematizados Exemplos utilizados na Rede Municipal de Sorriso, MT.