GT Governança de TI Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Administração e segurança de redes
Administração e segurança de redes
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
Governança de TI COBIT x ITIL
SLTI/MP Brasília, 12 de agosto de 2009 Portal dos Convênios Relatorio de Status MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.
Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Control Objectives for Information and related Technology
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
Pós-Graduação em TI de A a Z
2º Bimestre Os testes de Auditoria
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Agenda - Março de 2012 AssuntoDia (11: :00) Status Introdução ao Windows Partner Mentoring - edição técnica 05/03 (segunda) Concluído 1. Diferentes.
Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Segurança da Informação
Segurança e auditoria de sistemas
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Tecnologia da Informação
"O MELHOR SOFTWARE DE GESTÃO IMOBILIÁRIA MORA AQUI"
PADRÃO TISS aplicaTISS Oficinas TISS
Normas para Segurança da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
Professor: Ernesto Junior
Consultoria de TI Wellington Rogati.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
CERTIFICADO DE ATRIBUTOS
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
4 – Políticas de Segurança
A ITC Service é uma empresa com foco em Tecnologia da Informação para Empresas Orientada para a Tecnologia como solução de problemas empresariais Conformidade.
Fls.1/23. OBJETIVO: Modernização de processos; Maior capacidade gerencial; Eficiência Administrativa. AÇÃO: Adquirir SOLUÇÃO abrangente, capaz de aumentar.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Semana de Educação 31 de Outubro a 4 de Novembro Márcio Bulhões.
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
E-commerce e E-business
POLITICAS DE SEGURANÇA
Serviços baseados em dispositivos pessoais móveis Seminários Taguspark Mobilidade 2005 Miguel Pardal 21 de Março de 2005.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Superintendência de Gestão da Informação
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 03 e 04 de setembro de 2015.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Grupo de Mostra de TI: Daniel Carnevalli– MP/MG Evisson Fernandes de Lucena – MP/PE Frederico W. Silveira Soares – MP/BA Regina Carnieto – MP/SP Comitê.
Mapeamento de Processos
Evidência de auditoria:
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
SOLUÇÃO PRONIM eSOCIAL. SOLUÇÃO eSOCIAL  Obrigação Legal  Calendário Legal  Solução PRONIM eSocial  Material de Apoio Comercial PAUTA.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
4.4 Implementação e Operação
Estrutura Organizacional da Infor Gerência de Tecnologia da Informação Diretoria de Administração.
Senado Federal Prodasen Segurança da Informação Victor Guimarães Vieira.
Service Relationship Management: do foco no usuário ao atendimento integrado em redes sociais.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Transcrição da apresentação:

GT Governança de TI Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI

Objetivo Estrutura mínima de TI Dar alicerce para propositura de quadro mínimo na área de Tecnologia da Informação - TI; Atender à demanda feita pelo TCU – Acórdão 1200/2014; Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

Disciplinas INFRAESTRUTURA SUPORTE TÉCNICO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SEGURANÇA GOVERNANÇA (QUALIDADE) AQUISIÇÕES DE TI BANCOS DE DADOS Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

Domínio segurança da informação conforme ISO 27001:2013 Perguntas do levantamento Respostas positivas Situação: verde: >50% positiva vermelha: <50%positiva amarelo:=50% 1-Políticas de segurança da informação9,10,17,18,1943% 2-Organização de segurança da informação 11,15,16,46,49-1,49- 2,49-3,49-4, % 3-Segurança na gestão de recursos humanos 13,1429% 4-Gestão de ativos25,26,27,3068% 5-Controle de acesso48-2,48-3,48-4,48- 5,48-6, % 6-Criptografia4561% 7-Segurança física e ambiental33, 34, 35, 36, 37, 38, % 8- Segurança de operações29,31,32,39,40,48- 1,48-5,48-8,48-9, 51- 1,51-2,51-3, % 9-Segurança de comunicações50-1,50-3,50-4,50- 5,50-6, % 10-Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas 28, % 11-Relação com fornecedores2047% 12-Gestão de incidentes de segurança da informação 41,43,48-730% 13-Aspectos de segurança da informação na gestão da continuidade de negócios 22,23,24,4719% 14-Conformidade21,4450% Situação Geral da Segurança da Informação – ISO 27001

Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação Fórmula para cálculo de pessoal em segurança

Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

GT Infraestrutura de TI Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI

MINUTA DO ATO DE CONSUMERIZAÇÃO 1.Estabelecer diretrizes para o uso de recursos computacionais particulares no ambiente institucional, dentre elas: a)Responsabilidade pela garantia da segurança da informação; b)Garantir o mínimo de requisitos para a integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação; c)Definir nas políticas de segurança da informação de cada unidade administrativa dos Estados para tratar os casos de violação da informação. Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

2. Definir os requisitos essenciais para uso da consumerização: a)Criação de política de acesso a sites e redes que podem ser acessados a partir de dispositivos móveis b)Realização de pesquisa em cada unidade sobre o uso de dispositivos móveis pessoais; c)Elaboração de termo de responsabilidade e homologação do proprietário do equipamento móvel ou de armazenamento. Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação 3. Após validação e aprovação do CPTI incluir a minuta do ato de consumerização e uso das mídias externas no caderno de boas práticas de Segurança da Informação.

GT Gestão Eletrônica de Documentos Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI

Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação Banco Nacional de Peças - BNP Banco Nacional de Peças, demanda solicitada ao MPRO e MPRJ na reunião extraordinária em dezembro de Durante o levantamento dos requisitos do sistema, prospectamos sistemas Opensource com as seguintes características Simplicidade e Acessibilidade Sistema avançado de busca Classificação (Taxonomia) Auditoria Aplicar regras de negócio Estatísticas Transformações automáticas Controle fino de permissões Integração com aplicativos

Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação Banco Nacional de Peças - BNP 1ª Etapa - Avaliação das ferramentas Alfresco é um sistema ECM (Enterprise Content Management) também conhecido como GED (Gestão Eletrônica de Documentos). Todo o software é licenciado em software livre e não tem custo de licenciamento. A plataforma tecnológica é Java permitindo que o sistema possa ser usado tanto em Windows quanto em Linux, Unix e Macintosh (OSX). OpenKM é uma ferramenta para gerenciar documentos em uma companhia, melhorar o acesso aos documentos dentro de todo o ambiente corporativo e para empreender a duplicação desnecessária de informação. A plataforma tecnológica é Java permitindo que o sistema possa ser usado tanto em Windows quanto em Linux, Unix e Macintosh (OSX).

Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação Banco Nacional de Peças - BNP 2ª Etapa – Apresentação no CPTI Apresentação dos laboratórios desenvolvidos pelo MPRO e MPRJ com as ferramentas Alfresco e OpenKM Debate sobre os requisitos do BNP Deliberação da ferramenta a ser utilizada – Alfresco

GT de Mostras de TI

Objetivo Catálogo de Soluções Catálogo com todas as soluções de TI apresentadas e disponibilizadas para convênio; Modelo de Ofício de cessão (Convênio CNPG); Estatísticas de soluções cedidas/intercambiadas; Elaboração de Hotsite Disponibilização WEB do catálogo Resumo de cada solução Painel das mostras realizadas Roteiro de elaboração de uma Mostra de TI; Calendário de reuniões e eventos em TI; Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

Termo de Convênio CNMP/CNPG 001/2012 TERMO DE CONVENIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO e os MINISTÉRIOS PÚBLICOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL E TERRITORIOS, COMPONENTES DO CONSELHO NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO OBJETIVANDO A CESSÃO GRATUITA E RECÍPROCA DE PROGRAMAS FONTES DE SISTEMAS E INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ÁREA FIM. Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

Cronograma Catálogo de Soluções Catálogo com todas as soluções de TI apresentadas e disponibilizadas para convênio; - Agosto/2015 Modelo de Ofício de cessão (Convênio CNPG); - Agosto/2015 Estatísticas de soluções cedidas/intercambiadas; - Novembro/2015 Elaboração de Hotsite - Agosto/2015 Disponibilização WEB do catálogo; Resumo de cada solução; Painel das mostras realizadas; Calendário de reuniões e eventos em TI; Roteiro de elaboração de uma Mostra de TI; - Novembro/2015 Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação

Agradecemos a atenção!!