EXERCÍCIOS DE COESÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Multiplicador Local 3 mapeando o fluxo do dinheiro local com o ML3.
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Professora Lúcia Brasil
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
Para abrir as ciências sociais:
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Teorias contemporâneas da administração
Letramento: um tema em três gêneros
O QUE É ÉTICA?.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Português Professora Pollyanna Mattos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Online e suas Diversidades
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
CONJUNÇÃO.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Teoria Geral de Sistemas
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Sociologia e sociologia e senso comum
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Currículo como organização social
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
5 – GOVERNANÇA CORPORATIVA ESTAMOS PREPARADOS PARA TRABALHAR COM ACIONISTAS ATIVISTAS E SEUS REPRESENTANTES.
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
Didática aplicada à Enfermagem
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
MOTIVANDO OS JOVENS A ADQUIRIR CONHECIMENTO BÍBLICO
Teorias e Técnicas de Comunicação
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Como redigir um bom texto?
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Tendências atuais do ECLE
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
EXERCÍCIOS DE COESÃO.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS DE COESÃO

1. Marque a sequência que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente e coeso. A visão sistêmica exclui o diálogo, de resto necessário numa sociedade ________ forma de codificação das relações sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem não precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados.  (Barbara Freytag, A Teoria Crítica Ontem e Hoje, pág. 61, com adaptações) a) em que – posto que b) onde – em que c) cuja – já que d) na qual – todavia e) já que – porque

1. Marque a sequência que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente e coeso. A visão sistêmica exclui o diálogo, de resto necessário numa sociedade ________ forma de codificação das relações sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem não precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados.  (Barbara Freytag, A Teoria Crítica Ontem e Hoje, pág. 61, com adaptações) a) em que – posto que b) onde – em que c) cuja – já que d) na qual – todavia e) já que – porque

2. Assinale a opção que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo. O fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social.  (Adaptado de texto da Revista do TCU, nº82) a) Não obstante – com que b) Portanto – de que c) De maneira que – a que d) Porquanto – ao que e) Quando – de que

2. Assinale a opção que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo. O fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social.  (Adaptado de texto da Revista do TCU, nº82) a) Não obstante – com que b) Portanto – de que c) De maneira que – a que d) Porquanto – ao que e) Quando – de que

3. Corrija os erros de coesão presentes nas orações a seguir:   a) Conheci Maria Elvira, onde me amarrei. b) Ele sempre foi bom, porém honesto. c) Os alunos não entenderam todos os assuntos. Assuntos estes que foram aprofundados. d) Todos querem uma vaga na USP, mesmo sabendo que a USP faz exames de seleção rigorosos. e) Os artistas sempre foram marginais. Eles têm, às vezes, momentos de glória, mas eles sobrevivem por teimosia. Apesar de tudo – da fama e da decadência -, os artistas são uma espécie de espelho da sociedade.

f) Eles fugiam da polícia. A polícia foi mais rápida e prendeu eles. g) Ele era escritor sério e ela era professora honesta e o poder cegou eles. h) Há um grande número de pessoas que não entendem e não se interessam por política. i) Lembrou-se que havia um bilhete. Bilhete este que desapareceu entre os velhos papéis da escrivaninha. j) Fritz Muller preferia bacalhoada e Severina preferia feijoada. Ele, Fritz Muller, não sabia pedir e ela, Severina, não sabia obedecer.

4. Assinale a opção que não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto. O capital humano é a grande âncora do desenvolvimento na sociedade de serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e na sociedade do século XXI. _____________, no mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar. (Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”) a) Diante dessas considerações; b) É necessário considerar a ideia oposta de que; c) Partindo-se dessas premissas; d) Tendo como pressupostos essas afirmações; e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que;

4. Assinale a opção que não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto. O capital humano é a grande âncora do desenvolvimento na sociedade de serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e na sociedade do século XXI. _____________, no mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar. (Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”) a) Diante dessas considerações; b) É necessário considerar a ideia oposta de que; c) Partindo-se dessas premissas; d) Tendo como pressupostos essas afirmações; e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que;