SisPAE – Sistema Paraense de Avaliação Educacional Resultados SisPAE 2014 Belém – abril 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Prática de Ensino: Educação Básica
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Políticas Públicas – conceitos
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel/RS
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
V Encontro Estadual do Proinfância Bahia MEC-UFBA V Encontro Estadual do FBEI/MIEIB Salvador, 16 de abril de 2015 Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
O Papel das Universidades da Pesquisa no Mundo do Conhecimento
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Sistema Nacional de Formação
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Castanhal – maio 2015.
Caracterização Regional
Conceição do Araguaia – 2015
Belém 3 – maio 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Paragominas – maio 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Guamá Geovana Pires Diretora de Socioeconomia da FAPESPA.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Diferentes divisões regionais. Podemos estudar as superfícies de países, estados, cidades ou qualquer parte do planeta dividindo em regiões geográficas.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

SisPAE – Sistema Paraense de Avaliação Educacional Resultados SisPAE 2014 Belém – abril 2015

ESTADO DO PARÁ – AS 12 REGIÕES DE INTEGRAÇÃO

Polo Bragança Augusto Corrêa Bragança - URE Cachoeira do Piriá Traquateua Viseu SOME Associação

Caracterização da região do rio Caeté A região de Integração do Rio Caeté é constituída por 15 municípios; Área total - 16.492 km² (1,5% do Estado) População: 469.484 (6 % do Estado do Pará) A População masculina predomina sobre a população feminina Maior parte da população reside na parte urbana – 53,75%, Bragança é o mais populoso. A estrutura produtiva da região predomina a de serviços, seguido do agropecuário (lavoura, pesca, pecuária) e a indústria. Polo pesqueiro com destaque para Bragança, São João de Pirabas e Viseu. No extrativo mineral destaque para a produção de calcário (Capanema) e fosfato (Bonito). A região apresenta 2º maior taxa de analfabetismo do Pará, representando 20% do Estado. (Fonte: censo demográfico 2010)

Aspectos da Educação na região Nº de Estabelecimentos ensino Fundamental - 826 Nº de Estabelecimentos ensino Médio - 45 Nº de Estabelecimentos ensino Superior - 2 Nota IDEB 2009 - 3,17 Em 2009, foram realizadas 1.936 matrículas nas duas instituições de ensino superior instaladas na Região – localizados em Bragança; A UFPA mantém os cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Biologia, e o curso de engenharia de pesca. O IFPA oferece os cursos técnicos em Pesca, Aquicultura, Informática, Edificações e Guia Turístico, e a licenciatura em Física. ( Fonte: censo demográfico 2010)

Aspectos da Educação na região Nº de Escolas Estaduais – 103 Nº de matriculas no Estado – 42.619 Nº de Escolas Municipais – 714 Nº de matriculas na região – 93.312 Nº Docentes com formação - ensino fundamental completo - 4 Nº Docentes com formação - ensino médio completo – 232 Nº Docentes com formação - ensino médio magistério – 1045 Nº Docentes com formação ens. med. norm./mag. espec. indígena - 9 Nº Docentes com formação superior – 4.632 (Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

(Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

(Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

MEC/INEP/EDUCACENSO - SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar – 2013 PERFIS REGIONAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015