Territórios Educativos: Limites e Possibilidades Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Ampliação/complexificação do mundo social , cultural e do trabalho. Certo esgotamento do modelo de escola e de sistema educativo como tradição moderna/contemporânea. Ampliação/complexificação do mundo social , cultural e do trabalho. Exigência de processos educativos mais globais. Motivações para o Movimento/Concepção/Projeto
Fenômeno da mundialização/globalização Conceito de territorialização e desterritorialização nas relações produtivas e, por conseguinte, na educação e na escola.
A consolidação do território revela relações marcadas pelo poder (C. Rafestan) Território como espaço percebido, concebido, vivido. (H. Lefebvre). Categoria social de uso sobre a base material do espaço. (M. Santos) Conceitos de TERRITÓRIO
Espaço, lugar, território... A dimensão humana é que pode transformar o espaço em lugar. O lugar se constitui quando atribuímos sentido aos espaços, ou seja, reconhecemos a sua legitimidade para localizar ações, expectativas, esperanças e possibilidades. Os territórios têm uma certa estabilidade, e a alteração de suas fronteiras é sempre resultado de lutas concorrenciais. (Maria Isabel da Cunha) Espaço, lugar, território...
Território como potencialidade educadora. (BRASIL) Há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço. (Freire) Território como potencialidade educadora. (BRASIL) Ideia de arquitetura fluida, mutante e conectiva entre território e educação. Território educativo como ambiente para a educação/formação integral TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO
Cidade como território educativo. Cidades educadoras – Anísio e Darcy e Barcelona. CRÍTICA: Escolarização dos territórios prepondera sobre escolarização com os territórios (Canário) TERRITÓRIO EDUCATIVO
Princípios das Cidades Educadoras Formação integral permanente Uso de recursos formativos na/da cidade Valorização da cultura local Valorização do trabalho coletivo Respeito ao Meio Ambiente Integração de conhecimentos Investimento no potencial das pessoas Igualdade de oportunidades Valorização da concepção aberta de saberes Acesso às tecnologias Articulação entre instituições educativas formais e não formais Valorização e integração com as instituições de pesquisa Proteção à crianças e jovens Território como espaço de experimentação Participação no Projeto Político da cidade Outros Princípios das Cidades Educadoras (Carta das cidades educadoras, 2004)