5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL – ESPANHA Brasília, 23 e 24 de abril de 2009 PROJETO DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO.
PLANO DE GESTÃO.
ÓRGÃOS CELEBRANTES: CONTROLES INTERNOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL – ATRAVÉS DO CONACI ÓRGÃO REPASSADOR: BANCO MUNDIAL. GRUPO DE TRABALHO: AL, DF,
Gestão de Competências CAIXA
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Minas Gerais.
BACIAS PCJ.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Brasília – 09 de novembro de 2011
Superintendência de Apoio a Gestão de Recursos Hídricos – ANA 5ª Oficina de Agência e Cobrança Apresentação sobre a Percepção dos usuários pagadores quanto.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Estágio atual da Cobrança – União Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos – SAG Gerência de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos - GECOB.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Programa de Comunicação Social para a Implantação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Rio de Janeiro.
Alagoas.
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Plano de Bacia do Rio Caí
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Escritório de Projetos
MAIO 2010.
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Comitês de Bacias Hidrográficas
AVALIAÇÃO Realizado em 01 de Setembro de 2007, na sede da Intrafederativa Centro Paulista. Contas Médicas Cadastro Informática / TI Intercâmbio.
II REUNIÃO DO FÓRUM DE GESTORES FEDERAIS DA AMAZÔNIA – SEÇÃO PARÁ
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO DE LEI N.º 29, DE 2011 IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica

 Informar o estágio atual da Cobrança em rios de domínio da União e nos Estados de MG, SP e RJ;  Elencar os principais entraves para aplicação dos recursos arrecadados com a Cobrança e propor soluções para superá-los; OBJETIVOS

 Avaliar a evolução dos contratos de gestão, visando melhorar a eficiência e a efetividade da atuação das Agências;  Promover a troca de experiências entre os agentes envolvidos com Agência de Água e Cobrança pelo uso de recursos hídricos OBJETIVOS

PROGRAMAÇÃO  Terça–Feira 08/11 – Manhã  Credenciamento  Abertura  Momento Inicial  Mesa 1: Estágio atual da cobrança  Debate

PROGRAMAÇÃO  Terça–Feira 08/11 – Tarde  Mesa 2: Percepção dos papéis do Comitê, da Agência de Água e do Órgão Gestor de Recursos Hídricos  Debate  Mesa 3: Contrato de Gestão  Debate  Mesa 4: Operacionalização da cobrança – arrecadação, repasse e aplicação  Debate

PROGRAMAÇÃO  Quarta–Feira 09/11 – Manhã  Mesa 5: Aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança  Debate  Mesa 6: Acesso aos recursos da cobrança  Debate

PROGRAMAÇÃO  Quarta–Feira 09/11 – Manhã  Palestra: Percepção dos usuários pagadores quanto à cobrança pelo uso da água - Resultado das pesquisas nas bacias PCJ e Paraíba do Sul  Debate

PROGRAMAÇÃO  Quarta–Feira 09/11 – Manhã  Carta de Petrolina: a experiência da bacia do São Francisco na construção de metas conjuntas, em articulação com os governos federal e estaduais  Debate  Discussão orientada para consolidação das informações e encaminhamentos  Encerramento e Coffee Break

Para que tenhamos um ambiente agradável e produtivo é importante: -manter os celulares no silencioso e atender fora da sala -cumprir com os horários combinados: -Início: 8h30 - Almoço: 1h (início às 12h30) - Término: 18h50 (Terça) e 16h45 (Quarta) - Intervalos pela manhã e pela tarde, de acordo com programação do dia. - zelar pelo nosso ambiente de trabalho - não fumar nos recintos fechados - falar com intenção - ouvir com atenção - falar um de cada vez, pedir a palavra -respeitar as diferenças de idéias e propostas - tratamento cordial Cuidando da Harmonia...

Finalmente.... Uma boa Oficina a todos e todas!

Quais os comentários, sugestões, críticas à metodologia proposta? Pergunta Orientadora

Quais são as nossas propostas de melhoria e uniformização das normativas? Pergunta Orientadora

Escreva frases completas e auto- explicativas. Não use palavras soltas!!! Escreva somente uma idéia por cartela Escreva de forma legível Utilize, no máximo, 4 linhas por cartela. - Se necessário use mais de uma cartela para expressar suas idéias Dicas para escrever em cartelas...

Quais as nossas propostas de melhoria para aplicação dos recursos financeiros? Pergunta Orientadora

Como o setor privado pode acessar os recursos da cobrança? Como agilizar os procedimentos referentes a contratos de transferência com agentes financeiros? Perguntas Orientadoras

Quais esclarecimentos / comentários ainda são necessários sobre a pesquisa? Pergunta Orientadora

 Quais são os pontos atenção, recomendações / aprendizados que indicamos para que outras bacias possam replicar a experiência do CBH SF, considerando aspectos da articulação e do formato da planilha para acompanhamento?  Quais estratégias para implementação dos Planos de Recursos Hídricos junto às políticas setoriais? Pergunta Orientadora

Escreva frases completas e auto- explicativas. Não use palavras soltas!!! Escreva somente uma idéia por cartela Escreva de forma legível Utilize, no máximo, 4 linhas por cartela. - Se necessário use mais de uma cartela para expressar suas idéias Dicas para escrever em cartelas...

ENCAMINHAMENTOS ANA investir em programa de comunicação (sugestão a ser avaliada); Franquear a participação da ANA na revisão das normas de aplicação Minas e SP; Realizar evento em março do próximo ano para formas de agilizar a aplicação e o repasse;

ENCAMINHAMENTOS -Trabalho conjunto da ANA com Estados para elaboração de um Projeto de Lei (deixar claro que a natureza do recurso da cobrança é distinta, possibilitando acesso a usuários privados e normas específicas para aplicação dos recursos, etc.) - Agências avaliarem a proposta de escritórios de projetos, com apoio da ANA; - Fomentar nos CBH o desenvolvimento e aplicação dos planos plurianuais; -Dar continuidade aos encaminhamentos da oficina da 4ª Oficina; - Replicar as novidades do contrato de gestão do Doce (Agências, Orgãos Gestores e Comitês); - Apoio da ANA para identificação de investimentos previstos para as bacias junto aos órgãos federais; - Apoio da ANA para seguir o caminho que está sendo seguido pela Peixe Vivo na criação de banco de dados;