LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução da Geografia do saber a ciência
Advertisements

Discentes: Adneide Carvalho Ana Paula dos Santos Ivone Gomes
Ensino Básico 1º Ciclo / Estudo do Meio
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
cenários e perspectivas.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
DIRETRIZES CURRICULARES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Antonio Neto Lima Bonfim
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
"Fazer Geografia" Localização Descrição Interpretação Onde ? Como ?
A GEOGRAFIA É NOSSO DIA A DIA NESTOR ANDRÉ KAERCHER
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
A Terra: Estudos e Representações
Os Lugares, as paisagens eo espaço Geográfico
Introdução à Cartografia
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Educação Geográfica e formação permanente Proxecto Xea-Clío Xosé M. Souto González.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
O currículo de Geografia
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Ambientes naturais e Cartografia produzidos Orientação Cartográfica
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
RECORDANDO GEOGRAFIA EJA FUNDAMENTAL
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
O que é ensinar história?
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
7º Ano - Geografia Representações da superfície terrestre.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Kant e a Crítica da Razão Pura
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
História geral Introdução ao estudo de história
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Teoria do Alinhamento Construtivo
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Aula 01 - A ciência geográfica
Retomando....
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
GEOGRAFIA.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Ajuda-me Senhor! Tira de mim o peso desta imensa dor Carrega pra longe essa mágoa A vida comigo, não tem sido um imenso jardim florido E ensina-me a aceitar.
LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA
Transcrição da apresentação:

LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA

Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões que nos rodeiam Cidadania é participação

Cidadania é participação. Esta participação exige informação, compreensão da realidade, tendo em conta as suas representações e as dos outros

“A Geografia na formação dos cidadãos é, não só o caminho para amar a Terra e os lugares como para o conhecimento do eu e do outro: nas suas múltiplas dimensões – do quem, do como, do quando e do onde. “ GASPAR, Jorge, ( 2000), Apogeo (19-10) - geógrafo

“(...) as sociedades e as comunidades estabeleceram-se e viveram no tempo e no espaço, em diversas escalas e a diferentes ritmos. Ontem, como hoje. Não flutuam, ou flutuaram, em universos abstractos. Viveram, trabalharam e produziram num determinado território.” LEMOS, Francisco Sande, ( 2000), Apogeo (19-10) - arqueólogo

“Do meu primeiro dia de aulas só me lembro que levei comigo uma boneca que não pude levar no dia seguinte(...). À medida que íamos chegando entrávamos para uma enorme sala que tinha dois pólos de atracção: as janelas que davam para o jardim e os mapas que cobriam as paredes. Eu já tinha visto mapas em livros mas não mapas tão grandes como os que havia no colégio. Os nossos dias começavam por uma hora de estudo que eu ocupei sempre a olhar para os mapas (...) Os nossos dias começavam por uma hora de estudo que eu ocupei sempre a olhar para os mapas (...) De facto, durante anos e anos aquelas imagens fascinaram-me e ainda me fascinaram mais quando comecei a ler: Índia, China, Pacífico, África, Oceânia. (...) ANDERSEN, Sophia de Mello Beryner, ( 2000), Apogeo (19-10) - escritora

Onde? Como? Quando? Porquê? AS PAISAGENS

Onde? Como? Quando?Porquê? AS REPRESENTAÇÕES DO MUNDO

Onde? Como? Quando? Porquê? AS PESSOAS E OS LUGARES

Cada cruz representa um imigrante morto, ao tentar atravessar a fronteira do México para os EUA Onde? Como? Quando? Porquê? AS DESIGUALDADES ESPACIAIS

Onde? Como? Quando? Porquê? OS CONFLITOS

Onde? Como? Quando? Porquê? OS FENÓMENOS NATURAIS

Onde? Como? Quando? Porquê? OS FENÓMENOS SOCIAIS E HUMANOS

“Todo o estudo da Geografia começa com alguém, nalgum lugar à superfície terrestre, partindo à descoberta do onde e do porquê de uma ou mais componentes da paisagem.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Onde? Como? Quando? Porquê?

“Compreender e conhecer as paisagens é construir modelos conceptualizados dos territórios observados e estudados. Mas só é possível conhecer as diferentes componentes da paisagem se elas forem relacionadas entre si e se reconhecer que o conhecimento do Mundo resulta do comportamento de cada indivíduo, em sociedade e em interacção com o meio natural.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Onde? Como? Quando? Porquê?

“O cidadão geograficamente competente é aquele que possui o domínio das destrezas espaciais e que o demonstra ao ser capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de descrever correctamente o meio em que vive ou trabalha, de elaborar um mapa mental desse meio, de utilizar mapas de escalas diversas, de compreender padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície terrestre. É também aquele que é capaz de interpretar e analisar criticamente a informação geográfica e entender a relação entre identidade territorial, cultural, património e individualidade regional.” CÂMARA, Ana Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Onde? Como? Quando? Porquê? MAPAS – REPRESENTAÇÕES QUE NOS DÃO RESPOSTAS

Onde? Como? Quando? Porquê? MAPAS MENTAIS E DIAGRAMAS: OUTRAS FORMAS DE LER A REALIDADE

Onde? Como? Quando? Porquê?

Onde? Como? Quando? Com que impactos? ESPAÇOSESPAÇOS TERRITÓRIOSTERRITÓRIOS CONFLITOSCONFLITOS P e s s o a s