Sintagma Nominal Estudo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI Departamento de Sistemas e Computação – DSC Máquina de.
2. O objecto de estudo da Linguística
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
Gramática da Sapatilha
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
A necessidade de nascer de novo
Professora: Raysa Ferreira
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Coesão gramatical Coesão referencial.
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Profª Monize Diniz Silva
DISCIPLINA: Português
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Informática Teórica Engenharia da Computação
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
O pronome O pronome.
Informática Teórica Engenharia da Computação
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Verbo Língua Portuguesa.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM ANIMAL DOMÉSTICO E UM ANIMAL SILVESTRE OU SELVAGEM?
Kant e a Crítica da Razão Pura
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS: SINTAXE
Tipos de predicado.
Xi, travou! Por Rafaela e Beatriz Moura 6° A Colégio Anglo-Brasileiro
Professora Eliene Lacerda
A vida pode ser comparada com uma viagem de trem.
Viviane Yamane da Cunha
O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
Colocação dos pronomes oblíquos
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Sintagma Nominal Área Direita. A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele.
O Sintagma Nominal Sem Núcleo.
VERBOS E COMPLEMENTOS VERBAIS MENSAGEM COMPLETA!.
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
PRONOMES PESSOAIS Singular 1ª Eu me, mim, comigo 2ª Tu te, ti, contigo
Termos Essenciais e acessórios. Classificações FEncontra-se com frequência nas gramáticas tradicionais a classificação das funções sintáticas como “essenciais”
Ensino Fundamental - 6º Ano
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Profº.: Denílson Pereira (86)
Transcrição da apresentação:

Sintagma Nominal Estudo

Sintagma Nominal Pode ser definido de maneira muito simples. É o sintagma que pode ser sujeito de alguma oração.

Exemplo 1 Esse professor é um neurótico. Esse professor - Sintagma Nominal Professor - Núcleo do Sintagma Nominal Esse - determinante É - verbo cópula e núcleo do sintagama verbal.

Exemplo 1 Um neurótico - também é um sintagma nominal porque, embora não seja sujeito nesta oração, pode ser em outra como: Um neurótico rabiscou meus livros.

Funções do Sintagma Nominal Quando consideramos a estrutura interna do sintagma nominal torna-se necessário abandonar praticamente toda a análise tradicional.

Exemplo Aqueles seus livros de psicologia...

Gramática Tradicional Na gramática tradicional, teríamos as seguintes funções: Livros - núcleo do sujeito Aqueles, seus, de psicologia - adjuntos adnominais.

Análise simplória A análise proposta pela gramática tradicional é simples demais para fazer justiça à complexidade dos fatos. Na verdade, cada um dos três “adjuntos” tem um comportamento sintático diferente.

Análise simplória É fácil verificar que essa análise tradicional é simplória investigando as possibilidades de posicionamento de cada um desses termos. Alguns deles têm posição fixa no sintagma e não há possibilidade de permuta.

Exemplos: Aqueles seus livros de psicologia desapareceram. Aqueles livros seus de psicologia desapareceram. Aqueles livros de psicologia seus desapareceram. (aceitabilidade marginal)

Análise Sintagmática A análise sintagmática é complexa no sentido que admite um número maior de funções dentro do Sintagma Nominal.

Natureza Posicional Vamos procurar caracterizar os termos internos do Sintagma Nominal por meio de sua natureza posicional.

Exemplo Meu computador... O termo (meu) pode aparecer em primeiro lugar, mas também pode aparecer em segundo lugar, como em: Aquele meu computador...

Resultado: Com essa possibilidade de mudança de posição dentro do Sintagma Nominal, verificamos que esse item possui posição variável. Podemos dizer que o item (meu) pode ocorrer em primeiro lugar, mas nunca quando o sintagma nominal também apresenta o item (aquele)

Aquele / meu O primeiro elemento do sintagma é (aquele), somente na sua aus~encia é que (meu) ocorre em primeiro lugar. Quando falamos em (aquele) pensamos em todos os determinantes e quando falamos de (meu) pensamos em todos os possessivos.

Posições no Sintagma Nominal Os “lugares” assim definidos não são obrigatoriamente preenchidos, de maneira que às vezes (meu) aparentemente ocupa a primeira posição.

Posição “não preenchida” É como se considerássemos que existe uma primeira posição “não preenchida” antes do (meu) em: (...) meu computador....

Ocorrência Opcional A estrutura do Sintagama Nominal (SN) exige a ordenação (aquele) + (meu), mas a ocorrência de qualquer desses dois itens é opcional, de modo que qualquer dos sintagmas a seguir é aceitável:

Sintagmas Aceitáveis: A) Computador B) Meu computador C) Aquele computador D) Aquele meu computador

Ordenação Obrigatória Já se a ordenação (que é obrigatória) for desobedecida, o resultado não será aceitável. Exemplo: Meu aquele computador...

Fila de preferências O (meu) ocupa a segunda posição caso a primeira esteja ocupada. Trata-se, portanto, de uma espécie de fila de preferências para ocupar a primeira posição.

Todos e Ambos Estamos deixando de lado os itens (todos) e (ambos) - que poderiam ocorrer antes de (aqueles). Veremos depois que esses elementos ocupam uma função fora do Sintagma Nominal.

Sintagma Nominal Máximo Quantas posições são possíveis, em princípio, dentro do SN? Um Sintagma Nominal em que todas as posições possíveis forem preenchidas por itens léxicos se denomina SN Máximo.

Abstração O Sintagma Nominal Máximo é uma abstração porque não ocorre na prática. Um Sintagma Nominal Máximo realizado seria tão longo e sobrecarregado que acabaria sendo rejeitado pelos falantes. Seria considerado excessivamente longo e entulhado de informação.

Exemplo: Os outros dois meus mesmos velhos amigos queridos de Salvador... Esse sintagma Nominal não chega a ser máximo, é complexo a ponto de ser quase improcessável.

Sintagma Nominal Máximo Podem ocorrer (no máximo) cinco elementos entre aquele e o núcleo do Sintagma Nominal.

Exemplos: Aquele meu mesmo único pretenso bom amigo. Aquele meu mesmo único pretenso amigo. Aquele meu mesmo único amigo. Aquele meu mesmo amigo Aquele meu amigo Aquele amigo

Afastamento Máximo Podemos definir a função desempenhada por (aquele), utilizando sua posição de afastamento máximo, para a esquerda do núcleo.

Exemplos: Aquele amigo Inesquecível amigo Podemos distinguir (aquele) de (inesquecível) nos sintagmas acima. Muito embora a posição dos dois itens seja a mesma (imediatamente antes do núcleo do SN), suas funções são diferentes.