II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO 23 a 25/08/2007 BELO HORIZONTE - MG MESA REDONDA TABAGISMO: ENSINO E ÁREA DE ATUAÇÃO TEMA: A OPINIÃO DA AMB Dr. Antonio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Comissão de Educação dos Profissionais
Bacharelado em Sistemas de Informação
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Ministério da Educação
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Departamento dos distúrbios do sono
Comissão de Tabagismo Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Proposta para a Comissão de DPOC biênio 2010/2012 Oliver Nascimento, Waldo Mattos, Aquiles Camelier, Heicilainy Del Carlos Gondim, Gustavo Chatkin, Fernando.
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Comissão de Câncer de Pulmão - SBPT
Coordenador Daniel Waetge – RJ Conselho Científico Ana Rocha – BA
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
Marina Andrade Lima - RJ Maria do Rosário Costa - MA
Coordenador Daniel Waetge – RJ Conselho Científico Ana Rocha – BA
São Paulo – Fevereiro de 2012 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
DEPARTAMENTO DE FUNÇÃO PULMONAR
Comissão de Epidemiologia George Matos. Comitê científico George Matos (CE) – Coordenador Ana Maria Menezes (RS) Ana Luisa Godoy Fernandes (SP) Marcus.
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Plano Estratégico Regional de Turismo
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT fev, 2011/SP: Reunião de diretoria com comissões e departamentos as SBPT. Biênio:
Diretrizes Clínicas Nacionais
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Apresentação da Síntese do Trabalho
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
II Congresso Brasileiro de Tabagismo
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
Fórum Nacional de Educação
Ensino Médio e Educação Profissional
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA LIGA DO CORAÇÃO – Edital de Seleção de Novos Integrantes – 1. O Projeto. A Liga do Coração é um projeto.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Evento junto à COIFFA Organização do Congresso Ibero-americano de Educação Farmacêutica; Objetivo: Promover a troca de conhecimentos e experiências;
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
Módulo Escola Livre do Tabaco Módulo Escola Livre de Tabaco Programa Saber Saúde.
Manual de Boas Práticas Comissões ABETA Comissões ABETA.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
Transcrição da apresentação:

II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO 23 a 25/08/2007 BELO HORIZONTE - MG MESA REDONDA TABAGISMO: ENSINO E ÁREA DE ATUAÇÃO TEMA: A OPINIÃO DA AMB Dr. Antonio Pedro Mirra Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB

Área de Atuação  Conscientizar a classe médica da pandemia tabágica  Incentivar programas de controle do tabagismo junto aos médicos e instituições médico-hospitalares.  Estimular os médicos na criação de comitês de controle do tabagismo e de ambientes livres do tabaco nos locais de trabalho.  Participar das comemorações de datas pontuais – Dia Mundial sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo.  Sensibilizar os médicos fumantes para não fumarem na presença de seus pacientes, nos ambientes de trabalho e deixarem de fumar

Área de Atuação  Aconselhar os médicos a perguntar a seus pacientes sobre consumo de tabaco, exposição à poluição tabágica e orientar como deixar de fumar.  Estimular a criação de comissões de controle de tabagismo pelas 27 Federadas e 54 Sociedades de Especialidades.  Promover a inclusão e discussão do tema nas atividades científicas e publicações das Federadas e Sociedades de Especialidades.  Estimular ambientes livres de poluição tabágica nos eventos médicos.  Exigir o cumprimento da legislação vigente sobre controle do tabagismo.

Área de Atuação  Apoiar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do MS/INCA/CONPREV.  Estimular e apoiar a implementação das medidas da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.  Estimular a unificação dos Congressos Brasileiros de Tabagismo.

Área de Atuação  - Histórico dos congressos com apoio da AMB: 1° CBT – RJ ° CBT e 1° LAT –Fortaleza ° CBT – Porto Alegre º CBT – Brasília 2002  - Outros congressos: 1° CBT / SBPT (RJ) ° 2° CBT / SBPT (BH) °  7°/ 2009  Proposta: Unificação  SBPT + AMB Participação ampla: outros setores da área da saúde e da sociedade.

Área de Atuação  Atualizar o Índice Bibliográfico Brasileiro sobre Tabagismo.  Criar espaço – Atualidades em Tabagismo – no RAMB e noticiário no JAMB.  Atualizar o site da Comissão.  Incluir o tratamento do tabagismo na tabela CBHPM.

Área de Ensino  Capacitar os médicos para a abordagem a pacientes fumantes (mínima e intensiva) para o abandono do fumar.  Promover Cursos de Capacitação para tratamento de tabagismo com Certificado de Qualificação *** a)compacto e de pequena duração (carga horária de 48 horas) b)participação das Sociedades de Especialidades: SBPT, SBC, ABP, SBCM. *** Comissão Nacional de Acreditação (CNA) + CFM

Área de Ensino  Recomendar a inclusão do tema tabagismo na grade curricular das escolas médicas, nas disciplinas existentes.  Participar da atualização do tema tabagismo no Programa Diretrizes da AMB/CFM, em colaboração com as Sociedades de Especialidades.  Promover Fórum de Sensibilização de Reitores de Universidades e Diretores de Escolas Médicas para a inclusão curricular do tema.