BMG Crédito Consignado 2010

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BMG Crédito Consignado 2010 Categoria: Varejo

Cenário BMG Mercado Consignado Com 80 anos de história e fundado em Belo Horizonte, conta atualmente no Brasil com 3.098 pontos de vendas, 1.044 correspondentes bancários e mais de 30 mil agentes. O Banco BMG é líder em empréstimo consignado em todo o Brasil. O programa de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas teve início no dia 20 de maio (2004), quando a Caixa Econômica Federal começou a operar esse tipo de carteira de crédito. Mercado Consignado Há um elevado crescimento no número de players de 2004 até 2010. O segmento conta com 59 empresas conveniadas ao INSS.¹ Os principais atuantes neste segmento são: Banco BMG, Banco Bonsucesso, PanAmericano, Banco Cruzeiro do Sul S.A., Banco Votorantim, etc. Com o crescimento de outras linhas de crédito, oferecida por bancos multinacionais, cresce a “concorrência indireta”. ¹ Fonte: site da Previdência Social.

Desafio Reforçar todas as vantagens de fazer um empréstimo consignado com o Banco BMG, criando elo de confiança com o cliente e aumentando o montante de empréstimo para o ano de 2010. Colocar em evidência o Banco BMG em um segmento de mercado com diversos concorrentes, que oferecem os mesmos serviços. Trabalhar todas as possibilidades de contato do banco com o cliente. Objetivo Consolidar a marca, divulgar a facilidade na contratação do empréstimo, agilidade na liberação do dinheiro, solidez do Banco e valorizar o ponto de venda (correspondentes).

Planejamento 2ª fase: setembro a dezembro/2010. Neste trabalho, o Departamento de Interação¹ trabalhou em conjunto com os Departamentos de Planejamento e Criação, definindo a estratégia de veiculação e os meios com maior adequação para as duas fases da campanha. Período de veiculação: 1ª fase: abril/2010. 2ª fase: setembro a dezembro/2010. Abrangência: Estado de Minas Gerais. Meios sugeridos: TV aberta (Estado MG), jornal, revista, rádio e PDV. Target: ambos os sexos , pertencentes às classes CDE, com idade superior a 50 anos. 1 O Departamento de Mídia da Tom Comunicação é denominado Departamento de Interação. Os profissionais são divididos em Interação Clássica, Interação Face a Face e Interação Digital, além de Pesquisa.

Pesquisas Para definir os meios com mais adequação para as duas fases da campanha, utilizamos a pesquisa de consumo de meios, conforme gráficos abaixo. Definimos o meio TV como mídia principal, pois possui o maior índice de penetração entre os meios analisados. Fonte: Ipsos Marplan - Estudos Marplan/EGM –  Grande Belo Horizonte  – Janeiro/09 - Dezembro/09 – Filtro – 10+ anos – Ranking: AS CDE 50+ anos. Fonte: Ipsos Marplan - Estudos Marplan/EGM – Grande Belo Horizonte – Outubro/19 a setembro/10 Filtro – 10+ anos – Ranking: AS CDE 50+ anos.

Pesquisas Baseado na avaliação do share das emissoras abertas (gráfico 3) de Minas Gerais, confirmamos que a TV Globo Minas apresentou o maior índice entre todas as analisadas. Outro fator decisivo para o maior investimento na TV Globo Minas (gráfico 4) foi a cobertura de praticamente 100% do Estado² de MG. Gráfico 3: Share Emissoras Gráfico 4: Investimento/Emissora Fonte: ² Conforme atlas de cobertura da TV Globo 2011 e site www.redeglobo.com.br Gráfico 3: Ipsos Marplan - Estudos Marplan/EGM –  Grande Belo Horizonte  – Janeiro/09 - Dezembro/09 – Filtro – AS CDE 50+ anos – Ranking: Assistem TV, Share Emissoras GLO, BAND, REC, REDE, SBT.

Cronograma Campanha Crédito Consignado 2010 Tática Cronograma Campanha Crédito Consignado 2010 1ª Fase 2ª Fase Abril Lançamento Campanha Crédito Consignado 2010 Filmes: Cochicho 1 Cochicho 2 Setembro Sustentação Campanha Crédito Consignado 2010 Filme: Telefone Outubro Novembro Sustentação Campanha Crédito Consignado 2010 Filme: Agradecimento Dezembro Filme: Cartão BMG Final de Ano. Clique no link para assistir ao filme. A campanha foi dividida em duas fases e teve seu início no mês de abril/2011, com presença nos meios TV, rádio, jornal, revista e ponto de venda. Neste primeiro momento, a intenção foi introduzir e familiarizar o personagem, utilizando dois filmes e forte presença na TV. Nos meses de maio, junho, julho e agosto, sustentamos a campanha com participação na principal emissora de Belo Horizonte e materiais no PDV. Já com o personagem familiarizado com o público, voltamos com a campanha para televisão, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, com presença menor e período mais longo. Nesta fase, trabalhamos 3 vídeos com motivos distintos.

Tática na TV Quadro 1 Por ser um meio que permite trabalhar cobertura e alcance de maneira eficiente, sugerimos a veiculação, nas emissoras abertas do Estado de MG nas duas fases da campanha. A TV Globo Minas, por apresentar excelente cobertura e ótimos índices de audiência na programação, foi determinante para plano tático, conforme quadros 1 e 2. Para a 1ª fase, planejamos a mídia capaz de oferecer alcance de 66,56% e frequência média de 5,31 conforme gráfico 1, utilizando VT de 30”. Obtivemos como resultado o aumento no GRP e alcance. No 2º momento, planejamos a mídia para um período mais longo, com 97 inserções e GRP de 1.126 . Atingimos frequência média de 13,31 e GRP de 1.159, conforme gráfico 2. No mix de programação da TV Globo Minas, sugerimos inserções diurnas e noturnas, de segunda a domingo, contemplando programas jornalísticos, humorísticos e de entretenimento. Planejado Abril – TV Globo Minas Target Inserções GRP Frequência Média Alcance 649 33 353,7 5,31 66,56 Realizado Abril – TV Globo Minas Target Inserções GRP Frequência Média Alcance 1140 33 419,85 5,52 73,34 Quadro 2 Planejado - Set/Out/Nov/Dez – TV Globo Minas Target Inserções GRP Frequência Média Alcance 1.140 97 1126 13,53 83,20 Realizado - Set/Out/Nov/Dez – TV Globo Minas Target Inserções GRP Frequência Média Alcance 1.140 97 1159 13,31 87,08

Resultados Matéria 2 A veiculação desta campanha possibilitou ao Banco BMG aumento na sua rentabilidade em 29,7%, superando o rendimento de 2009. Enquanto o empréstimo consignado alcançou a marca de 69% de todo o montante de crédito no ano de 2010. Matéria 1 Fontes: Matéria 1: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/apos-lucro-recorde-bmg-preve-credito-20-maior-em-2011_97288.html Matéria 2: http://www.credinfo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18715:banco-bmg-tem-lucro-recorde-de-r-605-milhoes-uma-alta-de-16-&catid=1:canoticias&Itemid=2