Paradigmas das Linguagens de Programação - História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Linguagem de Programação I
Pseudo-código: sintaxe
Programação de Computadores
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Algoritmo e Programação
Amintas engenharia.
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Introdução à Programação Linguagem R
Shell Script Professor: João Paulo
Algoritmos e Estruturas de Dados
Software Básico Silvio Fernandes
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 5 (05/05) Universidade Federal do Vale do São.
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução a Informática
LINGUAGEM C.
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Programação para Engenharia I
LINGUAGEM ESTRUTURADA TURBO C
Linguagens de Programação
Linguagem C Estruturas de Sequências
INTRODUÇÃ A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Subprogramas - Funções e Sub-rotinas
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Linguagens imperativas: Aula prática
Estrutura de dados, pseudocódigo
Introdução a Programação
Fábio de Oliveira Borges
Programação em C++ Compiladores
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Algoritmo e Programação
02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Computação Eletrônica
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
Conceitos Básicos Luis Antonio Tavares
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
3. Introdução à Linguagem C
Projeto de Linguagens de Programação
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagem C.
Semântica de Linguagens de Programação
Algoritmos.
Programação de Computadores - 1
Professor: André Didier Autor: Francisco Airton
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Variáveis e Operadores
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
Linguagem de Programação I PARTE i
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma.
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Paradigmas das Linguagens de Programação - História Uma linguagem de programação pode ser considerada como um formalismo, um conjunto de regras baseadas em sintaxe e semântica com o intuito de fazer com que o computador execute e/ ou obedeça as nossas “ordens”. pela imensidão de linguagens existentes, existiu a necessidade de as agruparmos mediante as características e finalidades que cada uma das linguagens apresentava.

Paradigmas das Linguagens de Programação - História Segundo Spinellis (1994), o termo paradigma é comumente utilizado para se referir a um conjunto de entidades que compartilham características comuns. Sendo assim, algumas linguagens de programação, pelas características que apresentam, são agrupadas ou identificadas num determinado paradigma de programação. Segundo Van Roy (2009), Um paradigma de programação é uma abordagem para a programação de um computador com base em teorias matemáticas ou conjuntos coerentes de princípios.

Paradigmas das Linguagens de Programação - História

Paradigmas das Linguagens de Programação - História Segundo Maclennan (1999), a história das LP divide-se em cinco gerações: 1ª geração – marcada pelas linguagens orientadas a máquina; 2ª geração - marcada pelas linguagens que minimizam o uso de instruções GOTO; 3ª geração - marcada pelas linguagens cujo foco é agora voltado para a aplicação;

Paradigmas das Linguagens de Programação - História Segundo Maclennan (1999), a história das LP divide-se em cinco gerações: 4ª geração - marcada pelas linguagens voltadas para a crescente abstracção de dados; 5ª geração - marcada pelo surgimento das linguagens funcionais, lógicas e orientadas a objectos.

Paradigmas das Linguagens de Programação - História Tarefa: Fazer o Olá Mundo em binário Resumir toda a matéria de hoje e apresentar perante os colegas

Paradigmas das Linguagens de Programação - História DÚVIDAS

Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN O nome da linguagem (FORTRAN) é derivado de “FORrmula TRANslation”, e foi desenvolvida pela IBM entre 1954 e 1957. A intenção era de traduzir equações científicas para serem interpretadas por computadores. As versões mais recentes da linguagem apresentam características de programação estruturada e orientada a objectos, por este facto, FORTRAN é declarada uma linguagem multiparadigma.

Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN CARACTERÍSTICAS Em FORTRAN existem basicamente duas formas de se escrever um programa: com formulário fixo (‘fixed form’) ou com formulário livre (‘free form’). Sendo este segundo disponível apenas para os compiladores mais novos que suportam a programação em FORTRAN 90. Em FORTRAN a letra ‘c’ ou o caractere ‘*’ na primeira coluna indica que toda a linha é um comentário.

Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN CARACTERÍSTICAS As variáveis podem ser inteiras, reais ou literais. A declaração de uma variável deve vir antes que ela seja usada, se isto não ocorrer o compilador assumirá que as variáveis que começam com as letras I até N como inteiras (INTEGER*4) e todas as outras como reais (REAL*4). Funções e sub-rotinas podem ser usadas para economizar espaço e tempo de programação já que podem ser usadas várias vezes num mesmo programa.

Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN CARACTERÍSTICAS Na maior parte dos programas é preciso haver uma interação entre o programa e o usuário. Essa interação pode ser feita em FORTRAN pelos comandos de leitura e escrita de dados. Outra característica do FORTRAN é que permite a criação de programas que primam pela velocidade de execução. Por este facto, é usado em aplicações científicas computacionalmente intensivas como meteorologia, oceanografia, física, astronomia, geofísica, engenharia, economia entre outros.

Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN CARACTERÍSTICAS Na maior parte dos programas é preciso haver uma interação entre o programa e o usuário. Essa interação pode ser feita em FORTRAN pelos comandos de leitura e escrita de dados. Outra característica do FORTRAN é que permite a criação de programas que primam pela velocidade de execução. Por este facto, é usado em aplicações científicas computacionalmente intensivas como meteorologia, oceanografia, física, astronomia, geofísica, engenharia, economia entre outros.

Paradigmas das Linguagens de Programação - FORTRAN PROGRAM Triangulo IMPLICIT NONE REAL :: a, b, c, Area PRINT *, 'Entre com os valores de comprimento& &dos 3 lados do triângulo.' READ *, a, b, c PRINT *, 'Area do triângulo: ', Area(a,b,c) CONTAINS FUNCTION Area(x,y,z) REAL :: Area ! Tipo da função REAL, INTENT( IN ) :: x, y, z REAL :: theta, height theta = acos((x**2+y**2-z**2)/(2.0*x*y)) height = x*sin(theta); Area = 0.5*y*height END FUNCTION Area END PROGRAM Triangulo

Paradigmas das Linguagens de Programação - Possui a estrutura principal de programação FORTRAN: PROGRAM; Uma estrutura auxiliar: FUNCTION, definida dentro da estrutura principal PROGRAM; Comando de declaração REAL – especifica as variáveis reais do programa;

Paradigmas das Linguagens de Programação - Comando de execução PRINT – Imprime os resultados de variáveis em uma determinada saída; Comando de execução READ – Lê valores de uma determinada entrada e os atribui às variáveis especificadas; Comandos de atribuição (=) – Define novas variáveis como sendo o resultado de expressões lógicas e aritméticas;

PLP - ELEMENTOS DO FORTRAN90 Características de Codificação 132 caracteres por linha; Alfanumérico: a-z, A-Z, 0-9, _ Os comandos e nomes de variáveis podem utilizar letras maiúsculas ou minúsculas, misturadas ou não; IMPLICIT NONE = implicit none = ImPlicit noNe

Paradigmas das Linguagens de Programação - ! Caractere de início de comentário. Pode ser colocado em qualquer posição da linha, sendo que, tudo que estiver a direita do caractere será considerado comentário; & Caractere de continuação de linha. Colocado no final da linha, indica que o comando continua na próxima linha. Em caso de continuação de “strings”, esse caractere pode ser utilizado na próxima linha para indicar a posição exata da continuação do “string” e evitar brancos desnecessários; PRINT *, “Hoje é o primeiro dia do curso de & &Introdução ao Fortran90”

Paradigmas das Linguagens de Programação - ; Caractere de separação de comandos. Vários comandos podem estar na mesma linha; PROGRAM Teste; REAL a; END PROGRAM

Paradigmas das Linguagens de Programação Símbolos aritméticos: + Adição - Subtração * Multiplicação / Divisão ** Potenciação

Paradigmas das Linguagens de Programação DÚVIDAS