Modelagem Analítica Pare de clicar & começe a programar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Qualidade de Software Aula 4
Fluxograma de Atividades
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
APSOO Aula 03.
Tecnologia de Banco de Dados Grupo 3: Diógenes LíbanoElton S. Vianna Euglen AssisLisa Hayashida Marcelo da Cruz SalvadorRicardo Takemura Gerenciador de.
Engenharia de Software
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
Tipos de sistemas de Lehman
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Problemas e Gestão Karl R. Popper
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Implementação de Sistemas
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Como Desenvolver Sistemas de Informação
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Introdução a Programação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Cap 2 – Processo de Software
Metodologia de Gestão de Projetos
Conceitos.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
IFSul – Campus Venâncio Aires
Gerenciamento de Dados
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Desafios gerenciais Aula 4.
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
O Processo de desenvolvimento de software
Levantamento de Requisitos
Superintendente de Produtos e Serviços
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Engenharia de Software
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Programação de computadores Prof. Giovanni Castro.
Engenharia de Software
Gerenciamento de Custos
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
Testes de SW Aula 24.
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Engenharia de Requisitos
1 Planeamento:PSI > gera PDI,PDS,PDSI, Redesenho da organização com os SI Redesenho da organização através do planeamento e desenvolvimento dos SI Planeamento.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Backlog Lílian.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Algoritmos e Programação I
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Professora Michelle Luz
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
92 Programa Características Avaliação de conformidade e certificação Apoio ao Inventário de Software Gerenciamento do Projeto Planilhas Eletrônicas Auditoria.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Transcrição da apresentação:

Modelagem Analítica Pare de clicar & começe a programar Pedro Carvalho

Qual o software mais importante?

Qual o software mais importante? Excel - planilha Utilizadas para fundamentar grande parte de decisões de negócio no mundo Fácil de introduzir, ver e modificar dados

Qual o software mais importante? Objetivo da modelagem? Obtenção de conhecimentos que ajudem a tomada de melhores decisões e resultados.

Qual o software mais importante? No entanto, estima-se que 90% das planilhas contenham erros Fontes: http://panko.shidler.hawaii.edu/SSR/Mypapers/whatknow.htm http://www.marketwatch.com/story/88-of-spreadsheets-have-errors-2013-04-17 http://www.eusprig.org/stories.htm Porquê?

Alguma vez...? Teve que repetir várias vez o mesmo processo de copiar, colar, clicar? Teve dúvidas sobre a origem,versão,última data atualizada dos dados brutos? Sentiu constrangido por pedir várias vezes diferentes dados/formatos de dados ao departamento de TI?

Alguma vez...? Teve problemas em agregar, filtrar e indexar diferentes tabelas e/ou diferentes origens? Teve dificuldade em analisar dados em diferentes formatos (csv, tsv, txt, sql, json..)? Não lembrar quais as alterações feitas anteriormente na tabela da planilha?

Alguma vez...? Não entendeu / não conseguiu reproduzir o que os outros (ou você mesmo) fizeram? Teve receio de haver falhar, erros, fraude, na modelagem? Não conseguiu entender a lógica da análise porque o processo não está documentado?

Alguma vez...? questionou se o resultado final da modelagem atualizou com novos dados? não teve certeza como mudanças na modelagem afetam o seu resultado final? Teve dificuldade em colaborar ou trabalhar em conjunto por ter dificuldade em entender e modificar a modelagem de terceiros?

É provavél que sim porque.. Planilha é o programa adequado para tarefas que envolvem análises simples, diretas, sem encadeamento Orçamentos: Fácil Introduzir, ver e modificar dados e comentários Contabilidade: Dimensão reduzida (DR & Balanço) Estatística simples: soma, média, mínimo / máximo, gráficos

É provavél que sim porque.. Planilha não é o programa mais adequado para análises de dados mais complexas Baixar dados de diferentes formatos, fontes Limpar, formatar, manipular, indexar, agregar, filtrar dados Implementar modelagem numérica, estatística, simbólica (álgebra), documentando todo o processo para entender diferença de resultados Testar / “backtesting” e visualizar análises Repetir este processo quantas vezes necessárias,comparando resultados Documentar métodos, processos, comentários, resultados, conclusões

A análise quantitativa é um processo Método científico / analítico Pensar em problema Formular hipótese Procurar dados Formatar dados Implementar hipótese: Estatística Modelagem económica Testar / “Backtesting” para quantificar eficácia do modelo / algoritmo Refletir sobre resultados GOTO 2 até ficar satisfeito com o “melhor” modelo preditivo Implementar análise prescritiva combinando algoritmo preditivo com a base de dados da empresa (stocks, encomendas) através de modelagem numérica - otimização Desenvolver Interface gráfico para utilizador

A análise quantitativa é um processo É também uma arte: tem de ser aberta, transparente facilitar colaboração, atualizações, adaptações para se adaptar às mudanças. economia de escala de trabalho e conhecimento, eliminando repetições manuais Dado a complexidade do processo, tudo tem de ficar documentado em código e em texto

Passando para a fase seguinte Cada fase da análise quantitativa (descritiva, preditiva e prescritiva) tem como base a fase anterior Embora o objetivo final da análise seja recomendar decisões (análise prescritiva), a maior parte das empresas não passam da 1ª fase (descrição)

Passando para a fase seguinte Gerentes têm acesso apenas à análise descritiva, interpretando-a, fazendo eles próprios estimativas preditivas e prescritivas sem qualquer método, nem testando eficácia das suas estimativas anteriores “Vendemos x número de produtos/serviços? Então, provavelmente... Iremos vender a mesma quantidade no próximo período Teremos que aumentar o stock em x%

Passando para a fase seguinte A maioria das empresas não passam da análise descritiva. Porquê? Porque construir modelagem com capacidade descritiva, preditiva e prescritiva requer fluxo / processo / sistemas, mas... ...as planilhas quebram com complexidade.

Há alternativa à planilha? VBA, Java, MATLAB, SAS? Necessário programadores / software propietário Ao contrário da planilha, dados ficam “longe” do utilizador. É difícil: introduzir dados, ver, modificar, fazer cálculos

A solução - R & Python As linguagem de programação mais utilizadas por analistas de Data Mining e Análise Preditiva ghjgjghj

A solução - R & Python Apresentações sobre Python Computação científica

Vantagens Transparência Documentação detalhada do princípio ao fim da análise, facilidade de auditoria de erros/fraudes Facilidade de colaboração entre analistas

Vantagens Escala de trabalho - não é necessário repetir os mesmos cliques e copy-paste de conhecimento - possível acrescentar novos conhecimentos ao código antigo. Esforço dedicado na aprendizagem e automatização, mas não na sua implementação diária.

Vantagens Flexibilidade / Agilidade Linguagens “limpas” - fácil de entender, alterar, de fazer análise exploratória de dados (ao contrário do VBA,apropriada apenas para automatizar processos) Facilidade em alterar / adaptar código Compatibilidade com quase todos os formatos de dados (xls, xlsx, csv, tsv, txt, json, sql, etc.) Fácil integração com websites através de APIs

Vantagens Amplas bibliotecas estatística e númericas Graphical User Interface Facilidade de criar interface gráfico

Modelo de negócio Cliente recebe trabalho da 1ªfase (Análise descritiva) Apenas paga se desejar continuar a modelagem analítica Case contrário, não paga qualquer valor pelo trabalho que recebeu 1. Análise Descritiva 2. Análise de diagnóstico / descoberta 3. Análise Preditiva O modelo de negócio visa minimizar os riscos para todas as partes. O “contrato” de pagamento é simples O cliente paga pelo serviço de cada fase do projeto apenas se decidir continuar para a fase seguinte. 4. Análise Prescritiva 5. Interface gráfico

Modelo de negócio - Serviços Análise Descritiva Estatística, Análise económica e de mercado Análise de Diagnóstico e de Descoberta Clusterização / Segmentação de clientes e mercados com técnicas de Machine Learning Análise Preditiva Secções Cruzadas e dados em painel Classificação Quantificação de Probabilidade Séries Temporais Análise Prescritiva / Recomendações de decisões automatizadas Otimização e Simulação Interface Gráfico de Utilizados Integrando e automatizando todas as fases anteriores

Conclusão Programar análise de dados é uma nova forma de trabalhar. Com Modelagem Analítica você pode testar as vantagens deste novo modelo sem qualquer risco ou compromisso.