Importância da Atenção Básica no Estado do Paraná Maria José Scochi UEM/DEN Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências da Saúde/Departamento de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Situação Fluxo Informação S.T.P
Linhas de Conduta em Atenção Básica – Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama Novembro 2005.
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
13° Conferência Nacional de Saúde
Políticas Sociais em Saúde Pública
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Política Nacional de Saúde do Idoso
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Determinantes da Saúde
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Assistência ao Idoso.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Ciências Naturais 9.º ano
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Programa de Controle da Hanseníase
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Vigilância Epidemiológica
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Lílian Rodrigues de Oliveira
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2015 Nereu Henrique Mansano OFICINA DE CONSENSO: COMO FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A PARTIR.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Modelo de cuidado baseado
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Importância da Atenção Básica no Estado do Paraná Maria José Scochi UEM/DEN Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Enfermagem

PRINCIPAIS DETERMINANTES DE SAÚDE Contribuição potencial de intervenções objetivando a redução da mortalidade nos EUA (em %) Adapted from Devers G.E.A. An Epidemiological Model for Health Policy Analysis Soc.Ind. Res., 1976 Vol.2 P 465

Taxas das dez principais causas de óbito. Brasil, 2005

Estimativas da prevalência mensal de doenças e dos serviços procurados pela população Uma população de pessoas 750 tem algum mal estar ao longo de um mês 250 procuram centros de saúde 5 9 Das 250 que consultam: - cinco são encaminhadas a outros especialistas - nove são internadas Fonte: White KL, Williams TF, Greenberg BG. The ecology of medical care Bull N Y Acad Med 1996; 73(1):

O que é atenção básica ou atenção primária à saúde?  Um conjunto de ações, de caráter individual ou coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação (MS)  Espaço tático-operacional de reorientação de sistemas de serviços de saúde mediante a implantação de distritos sanitários, oportunidade de experimentação de modelos assistenciais congruentes com as necessidades de saúde e com o perfil epidemiológico da população.

O que não é atenção básica?  Não é uma forma primitiva, empírica e elementar de atenção – cuidado de segunda ou terceira categoria para os pobres – nem se sustenta somente em tecnologias que não incorporam os maiores avanços do desenvolvimento científico;  Não é uma ação exclusiva dos serviços de saúde ou de algumas instituições desse setor, nem é um programa independente e paralelo às demais atividades de saúde;  Não é um nível de atenção dentro de um sistema de serviços de saúde nem se reduz ao que poderia considerar-se como o nível mais periférico;  Não se reduz à utilização de pessoal não-profissional nem pode circunscrever-se a membros da comunidade treinados para prestar uma atenção elementar

Dificuldades para implementação da ABS?  Ausência de supervisão adequada  Dificuldade de promover e manter a participação comunitária  Limitados mecanismos de proteção social, custos indiretos elevados  Não valorização da APS pelos trabalhadores de saúde e população  Formação inadequada profissionais de saúde, etc.

Obrigada pela oportunidade, Feliz Natal!!!