Avaliação das condições de segurança em inspeções em fabricantes de equipamentos eletromecânicos. Autores: Claudio Roberto Gonçalves de Aquino Charles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Os trabalhadores autorizados a
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
Instalações e Serviços em eletricidade
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES CBO:
Responsabilidades.
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI Prof.ª Célia Oliveira
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
Projeto: Capacitação em GP
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Higiene e Segurança do Trabalho
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
TRABALHO SEGURO NO SETOR
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Orientador: Pedro Pacheco
(49%) Uma das maiores empresas de energia do mundo. Fundada em (39%) (12%) Composição Acionária Maior Fundo de Pensão da América Latina. Fundada.
Desafios implantação de requisitos de segurança relacionados à NR 36 NR-36 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES.
ANÁLISE DE SEGURANÇA DA TAREFA
Abril/2009 MEDIDAS PREVENTIVAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Instrutor: Objetivos:.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA = GRANDES RESULTADOS
ANJO DA GUARDA.
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
ACIDENTES DO TRABALHO.
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
ESPAÇOS CONFINADOS P E R I G O PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE
Segurança e Medicina do Trabalho
CALDEIRA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Segurança Roberto Cunha
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Documentação de INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
Trabalho em Altura.
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Apresentação MI OMEGA Engenharia w w w . m i o m e g a . c o m . b r.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
CONSULTORIA E ASSESSORIA
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos.
CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS.
“Engenharia de Segurança do Trabalho”
Informando e Conscientizando 1 Henrilander Mauro Vieira Contato (035)
Workshop para Inspetores BPL Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2015 Lidiane Martins de Albuquerque - Gestora de Acreditação DICLA - Divisão de Acreditação.
Técnicas Administrativas Representação de dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, com o objetivo de facilitar.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

Avaliação das condições de segurança em inspeções em fabricantes de equipamentos eletromecânicos. Autores: Claudio Roberto Gonçalves de Aquino Charles Antonio de Souza Fernando Antonio Santini Geraldo Lopes Silva Filho Helmar Oliveira Lopes Nelson Rocha dos Santos Murilo Alves do Amaral Sergio Vargas da Silva Data: 10 a 13/04/2011

OBJETIVO: Garantir a integridade física e preservação da saúde dos empregados do Setor Elétrico conforme às Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do trabalho, em particular a NR -10, quando da realização da atividade de inspeção em fornecedores.

MOTIVAÇÃO 1: A segurança na inspeção de equipamentos Eletromecânicos nas instalações de Fornecedores (durante ou após o término da fabricação) tem sido um tema não muito debatido na prática. Percebem-se riscos de diversas naturezas que em muitos casos, não são de fato mitigados pelos fabricantes/fornecedores, descumprido até mesmo a NR-10.

MOTIVAÇÃO 2: Acidente ocorrido em 06/07/2009: explosão da câmara vertical do disjuntor em teste, liberando uma energia que causou a ruína estrutural do equipamento, fazendo a câmara superior cair ao solo, o que produziu uma segunda explosão com mais projeção de estilhaços de porcelana. DANOS NA PORCELANA DE EQUIPAMENTOS PRÓXIMOS DO DISJUNTOR QUE EXPLODIU DANOS NA BLINDAGEM DA SALA (REVESTIMENTO EM AÇO)

DANOS NA BLINDAGEM DA SALA (REVESTIMENTO EM AÇO)

A ENERGIA DA EXPLOSÃO FOI SUFICIENTE PARA DEFORMAR O PINO-TRAVA DA PORTA DE AÇO, COM CERCA DE ½ POLEGADA DE DIÂMETRO. VÁRIOS DISJUNTORES SÃO ENSAIADOS AO MESMO TEMPO.

METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO: ■ Análise de documentos de Gestão da Segurança ■ Inspeção de Segurança no Local dos Ensaios ■ Verificação da Conformidade da Documentação de Segurança e das Instalações ao preconizado nas NR’s, em especial ao contido na NR-10

CASO ANALISADO Prevenção de acidentes na realização dos ensaios em DISJUNTORES A GÁS SF6 através da análise de atendimento ao item 10.2 da NR-10: MEDIDAS DE CONTROLE Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

Sistema de proteção em redundância na abertura da porta. RESULTADOS OBTIDOS NAS INSPEÇÕES Detector de presença no interior do laboratório de ensaios de alta-tensão.

RESULTADOS OBTIDOS NAS INSPEÇÕES Câmera de vídeo na sala de ensaios de alta-tensão. Bastão de aterramento para os equipamentos em ensaio elétrico.

Amarração da manta de kevlar ao disjuntor em teste. RESULTADOS OBTIDOS NAS INSPEÇÕES Vista geral da proteção de kevlar nas câmaras do disjuntor em teste.

Alarme visual no interior da sala de ensaio de alta-tensão- indicação de ensaio em andamento. RESULTADOS OBTIDOS NAS INSPEÇÕES Alarme visual, tipo giroscópio na sala de controle-indicação de ensaio em andamento.

Câmera de vídeo na sala de controle. RESULTADOS OBTIDOS NAS INSPEÇÕES Mesa de controle da sala de ensaios de alta-tensão- detalhes dos visores blindados.

RECOMENDAÇÕES ÁS EMPRESAS DO SISTEMA ELÉTRICO: Orientar/conscientizar os inspetores quanto aos cuidados durante a realização dos ensaios dos disjuntores e em outros equipamentos; Providenciar EPIs adequados aos riscos elétricos para os inspetores conforme NR 10; Avaliar as conseqüências para todos os envolvidos em caso de acidente durante as inspeções.

FIM!