Para avançar, clique no slide

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O Início da Comunicação
Escola e Família: quais são suas competências?
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Discutindo práticas em Matemática
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Vídeo Educar – Rubem Alves
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Click para mudar de slide
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
A História do Pedrinho e da Joana
Katylin Nicoli 2PPN Vírus no ciberespaço.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Sonhos Seiva da Vida Roberto Shinyashiki.
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
EU OUVI DEUS EU OUVI DEUS
PAIC 2013.
LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Características da criança: perspectivas teóricas
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
No Olhar da “Sua” Ginecologista
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto: Conta que eu conto
Metodologia do Ensino de Arte
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
MEDITAÇÃO PELA PAZ Mirna Grzich Crystal
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
SITUAÇÕES.
“Como promover observação em sala de aula”
. TWISTER Colacio.j 002 Autor (a) texto: Desconhecido.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construindo a cultura educacional inclusiva
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
Educação Financeira para crianças e Jovens
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Para avançar, clique no slide
Transcrição da apresentação:

Para avançar, clique no slide AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Denimar Christine Coradi de Freitas e Érika Campoli Pinto Escola de Educação Infantil Casa da Gente Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, sem devolução e muito menos sem encontro marcado... Observar uma situação pedagógica é olhá-la, fitá-la, mirá-la, admirá-la, para ser iluminada por ela. Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la; mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica.” Madalena Freire Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “O papel do educador é vital como mediador, como o ‘fazedor’ de boas perguntas que instiguem o olhar curioso. (...) Também como provocador de desafios para encontrar novas respostas...” Míriam Martins Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide - O PORQUÊ DO TRABALHO COM PROJETOS “O aluno aprende (melhor) quando torna significativa a informação ou os conhecimentos que se apresentam na sala de aula”. - Fernando Hernandez Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “...significa trabalhar com a dimensão completa do ser humano, com sua capacidade de pensar, ter idéias originais à cerca do mundo. Significa, também, ‘alimentar’ crianças e adultos com ferramentas poderosas que são as informações ligadas ao conhecimento acumulado pela sociedade. A apropriação desses conhecimentos é que gera a transformação das idéias e que faz a diferença entre crianças atendidas simplesmente e crianças participantes e atuantes”. Revista “Por um Triz” Silvia Pereira de Carvalho Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Cada criança é um artista a seu modo. Essa é a razão pela qual procuramos oferecer uma quantidade de possibilidades... quanto mais materiais se conhecem mais linguagens se possuem... e possuir mais linguagens significa ter mais possibilidades de expressar-se...” Giordana Rabitti Para avançar, clique no slide

O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO “Serpentes da Mata Atlântica” “Deni, você lê meu livro?” Roda da conversa – as inquietações O ambiente – superando os limites Luz, câmera e ação! Para avançar, clique no slide

LUZ, CÂMERA, AÇÃO! As “cem linguagens”: cem modos de ver, sentir, pensar, expressar, desejar, sonhar... Como? Por meio do olhar: a busca de estratégias O encontro com Lygia Clark As descobertas por meio da experimentação A participação das famílias Para avançar, clique no slide

Conversas de roda, um rol de perguntas e muita ação! “Como é o corpo das cobras?” “É esticado! Comprido, comprido! Ela rasteja porque não tem pernas, nem asas, nem mão. Ela só tem boca e olho, não tem pescoço”. E já surge, então uma nova pergunta: “Ela voa?” E Danilo já sabia a resposta: Não. Ela pula, ela salta de uma árvore para outra ou pro chão. Isso é plainar”. Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide Túnel – Lygia Clark “Como é o corpo da cobra?” - Rastejando e imitando o movimento da cobra. Brincando no túnel de TNT azul. Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “As cobras nascem do ovo?” “Nascem do ovo e da barriga. Tem cobra que nasce do ovo, depois que a cobra bota o ovo que a cobrinha vai crescendo lá dentro. Tem cobra vivípara, ela nasce da barriga e fica numa meleca, ela sai da barriga já prontinha. A cascavel nasce da barriga e fica numa membrana e depois que ela sai da membrana. A cascavel tem chocalho”. Para avançar, clique no slide

“Como as cobras nascem?” Brincando no parque com o minhocão Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Como ela enxerga?” Bexiga e música no salão. - Novas descobertas, novas sensações: A VIBRAÇÃO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Como ela enxerga?” “Não enxerga bem. Ela sente que está perto pela língua e pelo nariz, quando fica perto ela ataca. A cobra está parada e o homem está vindo, ela sente pelo corpo que o homem, os bichos estão andando, vindo. A cobra enxerga pouco, ela sente que o caçador está se aproximando pelo corpo, pela mudança de temperatura. Ela tem os olhos muito grandes, mas não enxerga muito bem”. Para avançar, clique no slide

“Trepante” Lygia Clarck Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide R E L E I T U R A Para avançar, clique no slide

CLASSIFICAÇÃO DAS SERPENTES – DESCOBERTA DAS LEGENDAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CULINÁRIA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide COLAGEM COM MACARRÃO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide PRIMEIROS SOCORROS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide