Revisão 1º Trimestre º Ano paisagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
Unidade 01 – A geografia e a compreensão do mundo
O Planeta Terras.
O Planeta Terras.
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Introdução a Geografia e Cartografia
A geografia e a compreensão do mundo
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
Geografia -Localização-
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Orientação e localização na Terra
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
MOVIMENTOS DA TERRA, ESTAÇÕES DO ANO,
Geografia – Localização Espacial
Movimentos de rotação.
Orientação e localização no espaço geográfico
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente –unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?
ORIENTAÇÃO: A TEORIA.
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
A Orientação e a Localização no Espaço Terrestre
Capítulo 6 Os movimentos da Terra.
Geografia 2011/12.
Cartografia II Movimento de rotação
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
Orientando-se no espaço terrestre
ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Orientação e localização no espaço geográfico
Professor Cássio.
A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES
Elementos geométricos do Globo Terrestre
Leitura para casa livro capa amarela pag.143 a 154.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Orientando-se na Terra
Prof.ª Letícia P. Finamore
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Capítulo 2 - Localização e orientação
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
Prof. José Victor Instituto GayLussac
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA
UFSC-2015 GEO-A Prof. Groth.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 02.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
Coordenadas geográficas
AULA 1 CARTOGRAFIA – PARTE 1
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
A Rede Geográfica.
Planeta Terra.
A localização absoluta Latitude, longitude e altitude Colégio de Nossa Senhora de Fátima 7ºano 2014/2015 Filipe Miguel Botelho.
Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81. LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas,
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
PET GEOGRAFIA Oficina Orientação.
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
Movimentos da Terra e estações do ano
Orientação e Localização
Espaço Geográfico: Orientação e Localização
Geografia Revisão.
O planeta Terra no sistema solar.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Dinâmica Externa da Terra Tutor Alvaro Amaral.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Cartografia.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Transcrição da apresentação:

Revisão 1º Trimestre 2012 6º Ano paisagem. Colégio Santana Daniel Mello Ribeiro

Objetivos conceituais: Conceitos fundamentais: Geografia, espaço geográfico, lugar e paisagem. Os movimentos da Terra e a origem dos ciclos da natureza: os dias e as estações. Orientação na superfície terrestre: paralelos, meridianos, fusos horários e zonas térmicas. Identificar e compreender os elementos fundamentais na leitura de representações do espaço: título, projeção, escala, legenda. Forças endógenas: sismos, vulcanismo e dobramentos

O que é Geografia Geografia é uma CIÊNCIA, ou seja, um estudo, uma investigação racional da realidade. Ciência Conhecimento. O que estuda a Geografia? O objeto de estudo da Geografia é o ESPAÇO GEOGRÁFICO, ou seja, o espaço vital para a sobrevivência humana. Esta palavra (Geografia) se origina da fusão de duas outras palavras: geo (terra) e graphia (descrição). Aprender Geografia significa compreender as relações entre HOMEM e MEIO, na construção do espaço geográfico.

Homem X Meio. HOMEM como humanidade. MEIO como alteridade genética do homem. Sob esta perspectiva produzimos o espaço geográfico a todo instante, a cada produto consumido, a cada prédio construído, com o nosso trabalho, ou seja, o tempo todo.

O lugar segundo a Geografia. O que dá identidade aos lugares são suas regras e normas. Podemos entender lugar como espaço vivido.

A paisagem. A paisagem é o espaço percebido, tudo aquilo que vemos e sentimos no espaço. A paisagem é formada por diferentes elementos: naturais e humanizados (ou culturais) “Paisagem é sempre uma herança”-Aziz Ab’Saber.

Elementos naturais

Elementos culturais ou humanizados- criados pelos grupos sociais.

Os movimentos terrestres e os ciclos da natureza. Os ciclos naturais mais elementares são provocados por movimentos terrestre: Sucessão de DIAS e NOITES Movimento de ROTAÇÃO DA TERRA- 24horas. As ESTAÇÕES do ANO Movimento de TRANSLAÇÃO associado ao eixo inclinado da Terra- 365 dias.

Movimento de Rotação- dias e noites É o giro da terra em torno do seu próprio eixo. Dura aproximadamente 24 horas Ocorre sempre com a mesma velocidade. Ocorre no sentido anti-horário para um observador do espaço sideral sobre o pólo norte.

Rotação da Terra

Movimento de Translação É a volta da Terra ao redor do Sol Dura 365 dias e 6 horas. De quatro em quatro anos temos um ano bissexto Ocorre sempre com a mesma velocidade Este movimento associado ao eixo inclinado do planeta faz com que existam as estações do ano. Na prática o sol incide de formas diferentes nos mesmos locais no decorrer do ano, ora mais inclinado, ora mais direto.

Estações do ano

Orientação e localização no Planeta Terra- observação do céu Movimento dos Astros se revela muito útil na orientação espacial. Sol e Lua sempre aparecem e desaparecem sempre na mesma direção (não exatamente no mesmo lugar). Daí a ideia dos PONTOS CARDEAIS: Leste- aparece o sol (Mão direita) Oeste- desaparece o sol (mão esquerda) Norte- rosto Sul- costas

Orientação e localização no Planeta Terra- Bússola Esta invenção chinesa é uma das mais importantes tecnologias da história da humanidade, fundamental na orientação até hoje. Agulha imantada que gira e aponta para o norte. Núcleo terrestre produz campo magnético que orienta este equipamento.

Orientação e localização no Planeta Terra- GPS Global Posiotining System, ou geo-posicionamento por satélite é um sistema de navegação e localização por satélite. Foi criado na década de 1970 e durante algum tempo foi de uso exclusivo de exércitos. É tão poderoso que alguns países o proíbem (Coréia do Norte e Síria)

Satélite

GPS

Coordenadas geográficas São linhas imaginárias traçadas nos mapas e globos. PARALELOS são as linhas horizontais, paralelas ao EQUADOR. Divide o planeta em hemisférios NORTE e SUL. Correspondem as LATITUDES: varia de 0 graus a 90 graus Norte ou Sul.

MERIDIANOS são as linhas verticais traçadas de um pólo ao outro. Meridiano de Greenwich é a principal referência. Divide o planeta em hemisférios Leste e Oeste. Corresponde as LONGITUDES: varia de zero a 180 graus Leste ou Oeste.

Coordenadas Geográficas

As Zonas Climáticas

As Zonas Climáticas ou térmicas da Terra Em consequência da curvatura da Terra, os raios solares incidem de forma diferente na superfície terrestre Próximo à linha do Equador: raios incidindo diretamente. Mais calor e energia. Mais próximos aos pólos: raios incidindo de maneira inclinada. Menos calor e energia. CONCLUSÃO: A LATITUDE É A PRINCIPAL DETERMINAÇÃO CLIMÁTICA

Fusos horários Movimento de rotação foi a base para se estabelecer um sistema mundial de horas. Fuso horário é o nome do sistema que organiza e regulamenta as horas do mundo inteiro Anti-meridiano de Greenwich é a linha internacional de mudança de data Terra dividida em 24 faixas imaginárias iguais. Dentro de uma mesma faixa todos os lugares tem a mesma hora

Fusos horários

Mapa e seus elementos Título Projeção Orientação Escala Legendas Fonte

Mapa e seus elementos

Fundamentos da Geografia da Natureza Forças Exógenas Erosão Sedimentação Pedogênese Intemperismo Forças Endógenas Dobramentos Vulcanismos Sismos

Forças Endógenas – Correntes convectivas e estrutura terrestre

Forças Endógenas – Tectônica de placas

Forças Endógenas- Os Locais onde ocorrem terremotos e vulcões

As Placas Tectônicas

Forças Endógenas – A Deriva Continental

Forças Endógenas – Abalos Sismos

Sismógrafo

Chile 2010

Japão 2011

Japão 2011

Forças Endógenas - Vulcanismo

Dobramentos

Como estudar para a prova Corrigir o caderno. Reorganizar o material e passar a limpo tudo que não estiver bom. O entendimento dos conceitos trabalhados em aulas garantem um bom desempenho na prova. Atenção: o caderno também será avaliado, é a melhor forma de estudar e também mostra a sua dedicação à geografia. Reler (grifando os principais conceitos no livro e anotando no caderno) o livro didático da página 5 a 70. Atenção especial aos mapas, gráficos e esquemas no livro. Refaçam os exercícios do livro e corrijam de acordo com o caderno.

Bom Estudo! Eu Geografia