PROJECTO MULTIVERSUM SOCRATES – COMENIUS 2000/2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Actividades do Formador
Secundária/3 Aurélia de Sousa
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
EVOLUÇÃODOSVALORESDACIDADANIA EVOLUÇÃO dos VALORES DA CIDADANIA
Plano formação a distância 2004 Propostas apresentadas pelo CFAEs.
PROJETO PEDAGÓGICO Universidade Federal da Bahia –
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
ESAG 6 - BIOSSOL Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 8 10º, Física e Química.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico Trabalho elaborado por: 7º A.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
PLANO S. Função equipa PTE  Elaboração, coordenação e implementação do Plano Anual de acção para as TIC  Acompanhar e coordenar a implementação dos.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Projecto promovido pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves – Porto. 2º projecto de “Jardins portáteis”. Com o objectivo de favorecer uma aproximação.
ÁREA PROJECTO.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Sol-Teiros Professor: Nuno Saraiva (Educação Tecnológica) Alunos: Tiago Batista, André.
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
As inovações que nos fascinam actualmente têm, na sua maioria, uma base informática. Analisando o Futuro da Informática estamos a analisar o nosso próprio.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Por uma educação de qualidade
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Plano TIC 2013/2014 Apresentação do Trabalho Final.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

PROJECTO MULTIVERSUM SOCRATES – COMENIUS 2000/2003

Centros de Formação de Alcácer e Santo André PROJECTO MULTIVERSUM O QUE É MULTIVERSUM ?  Projecto Europeu Socrates – Comenius 3.1 promovendo a utilização das T.I.C. nomeadamente multimédia ( hipertexto, hipermédia ).

Centros de Formação de Alcácer e Santo André Envolve escolas de:

Centros de Formação de Alcácer e Santo André TEMÁTICA O tempo não se vê, não se sente. Nem se toca e ninguém o provou. Em suma o tempo encontra-se num misterioso limbo de sensações e percepções (Daniel Soutif )

Centros de Formação de Alcácer e Santo André TEMÁTICA O tempo e eu O tempo e a língua A medida do tempo O tempo livre O tempo e o céu O tempo e o trabalho O tempo e a matemática

Centros de Formação de Alcácer e Santo André Desenvolvimento do Projecto Formação de professores em hipermédia (macromédia) na modalidade de projecto, para implementar o seu desenvolvimento com os alunos.

Centros de Formação de Alcácer e Santo André Calendarização 3 anos 2000 a 2003

Centros de Formação de Alcácer e Santo André 1º ANO (organização) Selecção de Escolas e Professores Escolha do sub-tema a desenvolver no projecto Formação de Professores

Centros de Formação de Alcácer e Santo André 2º ANO (planeamento) Integração dos sub-projectos no Projecto Arranque dos trabalhos nas turmas Comunicação entre Escolas a nível local e internacional Recolha dos trabalhos/turma Design da estrutura final do hipertexto

Centros de Formação de Alcácer e Santo André 3º ANO ( avaliação) Recolha de materiais para futura formação à distância Avaliação e dessiminação do projecto

Centros de Formação de Alcácer e Santo André Resultados pretendidos Produto multimédia a colocar na rede ( Internet ) para acesso, como conteúdo curricular, nas áreas mais diversificadas.