Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Formação por competências
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Laboratório de Ensino a Distância
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Atuação dos agentes de Controle Social
MESTRADO PROFISSIONAL
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Professor Coordenador de Apoio
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal Formação Continuada dos Tutores e Disseminadores de Educação Fiscal

Origem da demanda do curso A Subsecretaria da Receita Estadual têm, em suas diretrizes, a promoção do controle social da arrecadação e aplicação dos recursos públicos, através de ações de educação fiscal. Entre as diversas ações, há capacitações direcionadas aos professores, estudantes, servidores públicos e sociedade em geral. Um dos principais produtos destas capacitações é o curso Disseminadores de Educação Fiscal, operacionalizado através de uma parceria entre as três esferas governamentais, que já formou no RS em torno de 4 mil disseminadores e no Brasil, são 57.731 até 2010-1.

Origem da demanda do curso Disseminadores de Educação Fiscal: Coordenação pedagógica e gestão da Escola Superior de Administração Fazendária - ESAF. Composto de 4 módulos: I - Educação Fiscal no Contexto Social II - Relação Estado - Sociedade III - Sistema Tributário Nacional IV - Gestão Democrática de Recursos Públicos O Curso de Metodologia de Projetos surge como demanda do Curso Disseminadores de Educação Fiscal 2007 É oferecida a opção pela apresentação do projeto de aplicação prática dos conteúdos e acréscimo de 40 horas na certificação. Apenas 28% (90) dos 306 alunos optam em realizar projetos. Dos projetos apresentados apenas 50% são avaliados com conceito bom.Os demais são regulares a insuficientes. Realizada pesquisa entre os tutores confirmamos a dificuldade na orientação dos projetos.

Critérios de avaliação dos projetos Estrutura dos Projetos: presença dos elementos fundamentais como situação geradora, objetivos, público-alvo, ações e metodologia de implementação, e a avaliação de resultados, devidamente correlacionados. Factibilidade: possibilidade real de o projeto ser implantado dada as ações propostas. Sustentabilidade: capacidade que tem o projeto de perdurar seus efeitos no tempo e no espaço, bem como de ser replicado por adesão.

Evolução do curso Em 2008: Realizada a primeira turma do curso Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal, na plataforma da Escola Fazendária do Estado do RS, para os tutores e mais duas turmas, uma para tutores do RS e outra para Coordenadores do Curso Disseminadores de Educação Fiscal dos demais Estados. Em 2009: o curso migra para plataforma da ESAF e passa a ser disponibilizado aos Estados que tenham tutor formado na concepção pedagógica do curso. Em 2010: Permanece o curso Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal em execução e é criado Curso Metodologia de Projetos para Entidades Civis e Públicas, com cinco módulos e foco nas ferramentas de planejamento governamental (Carlos Matus), com três turmas em andamento na ESAF/MG.

Concepção pedagógica do curso Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal Sete módulos com exercícios avaliativos de redação do projeto. Em cada módulo há um fórum de participação livre, em que os alunos são estimulados a compartilhar sua produção com os demais, a dar e receber críticas/sugestões. Três fóruns com participação avaliada: 1º Fórum- A partir de um texto-sugestão realizar a reflexão sobre novas possibilidade no processo ensino-aprendizagem. 2º Fórum - Debate sobre filmes com o objetivo de despertar a sensibilidade para a importância da participação dos atores sociais na construção da proposta. 3º Fórum – Debate com especialistas na temática Projeto final

Conteúdo Programático Módulo 1: Projetos a) Projeto: conceito e origem da prática na Educação b) Atributos dos projetos c) Projetos no campo educacional d) O trabalho com projetos na temática Educação Fiscal e) Bases para elaboração de projetos na Educação Fiscal   Módulo 2: Processos de Ensinagem a) Reflexões sobre a metodologia de projetos b) Processos de ensinagem c) Operações de pensamento e processos relacionados d) Estratégias de ensinagem durante a execução de projetos Módulo 3: Elementos do Projeto a) Natureza e perspectivas do método de projetos b) Tipologia e dimensões dos projetos c) Premissas, ameaças e riscos em projetos d) Fases do projeto e) Problemas em projetos f) Elementos do projeto g) Função de orientação em projetos

Conteúdo do curso Módulo 4: Escrevendo os projetos a partir dos elementos a) Identificação do Projeto b) Descrição da situação-problema ou justificativa c) Definição dos objetivos d) Metodologia   Módulo 5: Resultados esperados em projetos a) Fixando conceitos em projetos b) Plano de ação c) Associando resultados esperados com objetivos específicos d) Quadro de Metas e) Cronograma Módulo 6: Monitoramento e avaliação de projetos a) Monitoramento e avaliação de projetos b) Relação de causas e efeitos na execução de um projeto c) Eficiência e eficácia em projetos d) Inter-relação dos conceitos no monitoramento e avaliação e) Passos para construir um indicador Módulo 7: Marco ou quadro lógico a) Metodologia do marco ou quadro lógico b) Indicadores no marco ou quadro lógico através de um exemplo prático c) Estrutura do quadro ou marco lógico

Situação atual do Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal No RS, até 2010-1: 158 inscritos,126 capacitados (80% dos inscritos), 16 desistentes (10%) e 16 reprovados (10%). Turmas em outros Estados, capacitados através da ESAF: AM, CE, DF, ES, MT, MG,RJ e SP. Guia de Elaboração de Projetos: Manual simplificado para disponibilização aos alunos, de livre adoção/ adaptação pelos tutores.

Situação atual do Curso de Metodologia de Projetos para Entidades Civis e Públicas Resultado de uma parceria com a ESAF/MG, dentro da concepção da responsabilidade de todos com relação aos Objetivos do Milênio. Atualmente estamos com três turmas em andamento, sendo que duas são de assistentes sociais (servidores públicos) vinculados ao sistema prisional mineiro e que desenvolverão projetos com foco na ressocialização dos apenados. A terceira são servidores públicos da Prefeitura de Contagem, responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de projetos de combate à violência urbana entre jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, dentro de um projeto maior aprovado pela ONU. A metodologia prevê encontro presencial com carga horária adequada para a realização de diagnóstico, definição dos eixos prioritários dos projetos e compatibilização das propostas dos participantes de diferentes secretarias.

Conclusões O curso possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências para desenvolver, implementar projetos que se constituam em alternativas reais de intervenção social positiva. A metodologia em EAD democratiza o acesso a esta formação e permite o compartilhamento entre atores sociais de diferentes áreas e localização geográfica, tornando mais rico o aprendizado. A parceria entre diferentes esferas governamentais obedece o princípio da economicidade e o formato do curso permite o constante aprimoramento pela flexibilidade de algumas atividades e a possibilidade de montagem da biblioteca e exemplos de acordo com o interesse institucional.