Estatística e Indicadores da Manutenção Webcast Estatística e Indicadores da Manutenção
Importância dos Indicadores na Gestão da Manutenção Indicadores de desempenho são medidas quantitativas e qualitativas que medem a materialização dos objetivos da área no qual será aplicado.
Importância dos Indicadores na Gestão da Manutenção Auxiliam a gerenciar a manutenção de forma eficaz; Definem métricas e seu maior intuito é a melhoria da área analisada; Deixam claros os objetivos estratégicos Facilitam a visualização de desvios e problemas e também as possíveis soluções;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade A Qualidade é um dos pilares para garantir a performance empresarial; Na manutenção é função dela estabelecer indicadores para todo o processo; Existem Indicadores já consagrados para a gestão da Manutenção, são os chamados Indicadores de Classe Mundial;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Cada processo, porém, pode requerer indicadores específicos; Defini-los envolve, técnicas e procedimentos estatísticos e normas cada vez mais sofisticadas; A presença da tecnologia de informação com softwares especialistas, facilita esse trabalho;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Mas, como definimos um indicador de manutenção?
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Indicadores são dados numéricos; Monitoram uma meta; São alimentados por um gestor ou uma base de dados Para serem eficazes e eficientes precisam seguir alguns princípios;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Precisamos criticar alguns aspectos antes de definir um indicador:
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Objetividade Um bom indicador tem que ser de análise simples e direta, pois, o intuito é facilitá-la e não deixá-la mais complexa;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Clareza Um Indicador tem que ser claro e de fácil compreensão.
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Precisão Indicadores não devem ser dúbios nem supostamente diferentes, mas que apontem para a mesma meta;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Viabilidade A métrica tem que ser plausível, possível de medir. Indicadores tem que ser palpáveis;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Representatividade O indicador deve expressar exatamente a situação no momento;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Ajuste Indicadores precisam ser adaptáveis a realidade do processo, passível de reformular quando necessário;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Resultados Que expresse resultados, dados palpáveis e não intenções.
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Se o indicador se enquadra nesses critérios básicos, podemos então definir suas variáveis. É aí que está o trabalho estatístico; Para definir as variáveis seguimos alguns passos:
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Objetivo Definimos o que se pretende medir com o indicador;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Justificativa Define o “porquê” do indicador, qual o uso real dos resultados e avaliação;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Ambiente A quais funções ou processos esse indicador se aplica;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Meta a meta é o índice de resultado que se espera alcançar. Precisa ser tangível;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Benchmarking É o estudo da distribuição dos dados que serão medidos. Faz-se a análise comparativa do objetivo dentre de um período de tempo histórico para que seja definido o método, a frequência e a medida do indicador;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Método É a forma com que o indicador é calculado;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Frequência É o intervalo de tempo entre as medições, ou seja, os períodos que serão utilizados para medir o desempenho do processo, atividade, equipe, etc.;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Medida Pode ser usado o S.I. (Sistema Internacional de Medidas), ou definidas e encontradas pelo estudo do benchmarking, por exemplo, custo de processo;
A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Com esses passos conseguimos definir quais indicadores de classe mundial serão uteis no processo de manutenção e até mesmo criar um indicador especifico.
Quais Utilizar? Indicadores essenciais de Desempenho de Equipamentos e Instalações, Mão de Obra/Pessoal e Controle de Custo.
Quais Utilizar? Alguns indicadores de classe mundial são praticamente padrões na gestão da manutenção e podem ser utilizados em praticamente qualquer ramo de negócio.
Quais Utilizar? Desempenho de Equipamentos e Instalações MTBF
Quais Utilizar? Desempenho de Equipamentos e Instalações MTTR
Quais Utilizar? Desempenho de Equipamentos e Instalações Disponibilidade
Quais Utilizar? Mão de Obra/Pessoal Backlog
Quais Utilizar? Mão de Obra/Pessoal Produtividade
Quais Utilizar? Custos Custo de Mão de Obra
Quais Utilizar? Custos Custo de Materiais
Conclusão Indicadores são de suma importância para a gestão da manutenção, vemos que com o auxilio da tecnologia, através dos softwares de Gestão da Manutenção como o Engeman®, a tarefa de se criar e administrar indicadores se torna bem mais simples aos gestores.
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