Estatística e Indicadores da Manutenção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

BENCHMARKING.
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Projetos de Aprendizagem
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
Sistema de Informação Gerencial
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Administração Financeira III
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Control Objectives for Information and related Technology
Sistemas de Gestão e Segurança da Informação
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Métodos Quantitativos
Estratégia Eficiente para Controle da Frota e Subcomponentes
WEBCAST GESTÃO DE VENDAS
Gestão de Projetos.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
BENCHMARKING.
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
CUSTO PADRÃO INTRODUÇÃO A finalidade principal desta pequena contribuição, é mostrar e avaliar os efeitos das análises das variações de custos no resultado.
Métodos Quantitativos
Planejando a Manutenção: Recursos Humanos e Materiais
Qualidade.
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Planejamento de estratégias:
Manutenção eficiente com programações preventivas
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Manutenção como Estratégia de Competitividade
Webcast Engeman® - nov/2014
O Engeman® é o Software responsável pelo Gerenciamento da Manutenção de mais de 1.700 clientes no Brasil, América Latina e África. São empresas dos mais.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Práticas de Apoio ao Planejamento e à Gestão Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Gabriel Bastos Machado
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Planejamento Estratégico
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Conceitos de Monitoramento
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
TÍTULO DO SEU TRABALHO TODO CONTEÚDO DESTE BANNER É APENAS UM EXEMPLO Exemplo de integrantes: de Oliveira, Thiago Locatelli Candido1*; Riegel, Ivo M.2*;
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Comunicação Empresarial e Mídia Alternativa. Quem Somos Somos uma empresa de Marketing Digital e Comunicação Empresarial. Nosso foco é traçar estratégias.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Mapeamento e Padronização de Processos
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Evolução Histórica Pré-História
O que são os KPIs: KPI (em inglês, KeyPerformance Indicators, Indicadores de Performance na tradução); Os KPIs podem mensurar diferentes performances;
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Gestão Estratégica de Negócios
A velha máxima, mais atual que nunca! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja,
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Page 1 Curso de qualificação profissional Logística empresarial Indicadores de desempenho logístico.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

Estatística e Indicadores da Manutenção Webcast Estatística e Indicadores da Manutenção

Importância dos Indicadores na Gestão da Manutenção Indicadores de desempenho são medidas quantitativas e qualitativas que medem a materialização dos objetivos da área no qual será aplicado.

Importância dos Indicadores na Gestão da Manutenção Auxiliam a gerenciar a manutenção de forma eficaz; Definem métricas e seu maior intuito é a melhoria da área analisada; Deixam claros os objetivos estratégicos Facilitam a visualização de desvios e problemas e também as possíveis soluções;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade A Qualidade é um dos pilares para garantir a performance empresarial; Na manutenção é função dela estabelecer indicadores para todo o processo; Existem Indicadores já consagrados para a gestão da Manutenção, são os chamados Indicadores de Classe Mundial;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Cada processo, porém, pode requerer indicadores específicos; Defini-los envolve, técnicas e procedimentos estatísticos e normas cada vez mais sofisticadas; A presença da tecnologia de informação com softwares especialistas, facilita esse trabalho;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Mas, como definimos um indicador de manutenção?

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Indicadores são dados numéricos; Monitoram uma meta; São alimentados por um gestor ou uma base de dados Para serem eficazes e eficientes precisam seguir alguns princípios;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Precisamos criticar alguns aspectos antes de definir um indicador:

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Objetividade Um bom indicador tem que ser de análise simples e direta, pois, o intuito é facilitá-la e não deixá-la mais complexa;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Clareza Um Indicador tem que ser claro e de fácil compreensão.

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Precisão Indicadores não devem ser dúbios nem supostamente diferentes, mas que apontem para a mesma meta;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Viabilidade A métrica tem que ser plausível, possível de medir. Indicadores tem que ser palpáveis;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Representatividade O indicador deve expressar exatamente a situação no momento;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Ajuste Indicadores precisam ser adaptáveis a realidade do processo, passível de reformular quando necessário;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Resultados Que expresse resultados, dados palpáveis e não intenções.

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Se o indicador se enquadra nesses critérios básicos, podemos então definir suas variáveis. É aí que está o trabalho estatístico; Para definir as variáveis seguimos alguns passos:

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Objetivo Definimos o que se pretende medir com o indicador;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Justificativa Define o “porquê” do indicador, qual o uso real dos resultados e avaliação;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Ambiente A quais funções ou processos esse indicador se aplica;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Meta a meta é o índice de resultado que se espera alcançar. Precisa ser tangível;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Benchmarking É o estudo da distribuição dos dados que serão medidos. Faz-se a análise comparativa do objetivo dentre de um período de tempo histórico para que seja definido o método, a frequência e a medida do indicador;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Método É a forma com que o indicador é calculado;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Frequência É o intervalo de tempo entre as medições, ou seja, os períodos que serão utilizados para medir o desempenho do processo, atividade, equipe, etc.;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Medida Pode ser usado o S.I. (Sistema Internacional de Medidas), ou definidas e encontradas pelo estudo do benchmarking, por exemplo, custo de processo;

A Aplicação dos Indicadores Através da Dimensão da Qualidade Com esses passos conseguimos definir quais indicadores de classe mundial serão uteis no processo de manutenção e até mesmo criar um indicador especifico.

Quais Utilizar? Indicadores essenciais de Desempenho de Equipamentos e Instalações, Mão de Obra/Pessoal e Controle de Custo.

Quais Utilizar? Alguns indicadores de classe mundial são praticamente padrões na gestão da manutenção e podem ser utilizados em praticamente qualquer ramo de negócio.

Quais Utilizar? Desempenho de Equipamentos e Instalações MTBF

Quais Utilizar? Desempenho de Equipamentos e Instalações MTTR

Quais Utilizar? Desempenho de Equipamentos e Instalações Disponibilidade

Quais Utilizar? Mão de Obra/Pessoal Backlog

Quais Utilizar? Mão de Obra/Pessoal Produtividade

Quais Utilizar? Custos Custo de Mão de Obra

Quais Utilizar? Custos Custo de Materiais

Conclusão Indicadores são de suma importância para a gestão da manutenção, vemos que com o auxilio da tecnologia, através dos softwares de Gestão da Manutenção como o Engeman®, a tarefa de se criar e administrar indicadores se torna bem mais simples aos gestores.

Agradecemos a sua atenção! Contatos: Marketing: marketing@engecompany.com.br Siga-nos: Facebook: facebook.com.br/engecompany Twitter: @_Engecompany_ Linkedin: linkedin.com/company/engecompany Maxwell Souza maxwell.souza@engecompany.com.br Site: www.engeman.com.br / Tel: (37) 3249-2700