O PODER DO CAPITAL Mercadoria Dinheiro Capital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
Sistemas econômicos e sociais
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA 1750.
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
Capitalismo / Socialismo
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Professor Luciano Henrique
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
A Economia Política de Karl Marx
Sistemas sócio-econômicos
Trabalho e Alienação Consumismo
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
A análise do capitalismo por Karl Marx
Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Segundo Ano – Sociologia – Escola Adventista
Produção de mercadorias e modo de produção capitalista
As bases do trabalho na Sociedade Moderna
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
MUNDO DO TRABALHO.
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Karl Marx e a História da Exploração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Trabalho, alienação e consumo
Correção dos exercícios Emile Durkhein Coesão Social
A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO MARKETING
A INVERSÃO DA REALIDADE
Karl Marx (1818 – 1883).
Karl Marx e as modos de produção social
Prof. Esp. José Nilson Oliveira Silva
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Assuntos preliminares
IDEOLOGIA Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
O CICLIO DO CAPITAL – DINHEIRO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Trabalho Assalariado e Capital
Entenda como funciona o Sistema monetário
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Módulo I – A Evolução Conceitual do Marketing
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Notas sobre o fetichismo jurídico: teoria e exame de casos concretos Marcus Orione Gonçalves Correia e Flávio Roberto Batista.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

O PODER DO CAPITAL Mercadoria Dinheiro Capital Consequências das relações sociais de produção Colégio Adventista da Cohab Andréa Cristina/Prof.ª Soc/Fil São Luís-MA

MERCADORIA O capitalismo é um sistema de trocas de mercadorias; Ser humano: produtor de coisas úteis e inúteis. Nem todos atribuem a mesma utilidade para determinada mercadoria, sendo algo subjetivo- valor de uso (produto fabricado para uso ou consumo pessoal só tem valor de uso) Entretanto, a utilidade não deve ser o único referencial de valor.

MERCADORIA A medição do valor de um produto deve ser algo objetivo, ou seja, medido e aceito por todos na sociedade, comercializado pelo seu valor social. A intenção de venda transforma um produto em mercadoria; Todas as mercadorias devem ter um elemento universal de medida, presente em todas as mercadorias – trabalho humano. O trabalho humano é que define o valor de troca. (ex.: Produtos artesanais)

MERCADORIA Quanto mais trabalho agregado a uma mercadoria, maior trabalho humano e maior o seu valor de troca. Não é o trabalho individual que dá valor ao produto-mercadoria, é o trabalho socialmente necessário. Revolução Industrial: introduziu rapidez na produção, alterando o valor das coisas e tornando alguns produtos mais acessíveis.

DINHEIRO Necessidade de realizar trocas: escambo. Ouro com primeira mercadoria universal. Nascimento do dinheiro, moedas. O dinheiro tem valor de troca e é aceito por todos, facilita o comércio. As trocas monetárias são feitas porque existe uma fé pública no dinheiro.

CAPITAL M D M Dinheiro nem sempre quer dizer capital. Mercadoria dinheiro mercadoria Dinheiro nem sempre quer dizer capital. O capital é uma relação social. O capital surge na produção e não na venda de mercadorias. O ser humano torna-se mercadoria quando vende sua força de trabalho. Recebe pelo o que valem e não por quanto produzem. Tal mercadoria tem seu valor de troca definido através do SALÁRIO.

CAPITAL O salário é definido pelo tempo socialmente necessário para reproduzir outro igual a ele. A mercadoria humana é a punica quer pode gerar mais valor do que o seu próprio valor.

CAPITAL D M D’ Ou seja, Compra-se o trabalhador (D); Dinheiro mercadoria mais dinheiro Ou seja, Compra-se o trabalhador (D); Este se torna mercadoria (M); E produzirá para o patrão mais do que vai receber (D’) – MAIS VALIA. Lucro. EX.: paga-se R$20 a diária de um trabalhador que dá o retorno para o capitalista de R$100/dia. O empresário paga o trabalhador e o restante, R$80 é o seu lucro, ou seja, a MAIS VALIA.

CAPITAL

CAPITAL O trabalhador é impulsionado a produzir cada vez mais e isso, dificilmente, alterará o valor de seu salário. O marxismo afirma que o aumento de salário ocasiona a diminuição da mais valia.

Consequências das relações sociais da produção Efeitos negativos do capitalismo: FETICHE: contém o poder mágico de ocultar o verdadeiro sentido de sua existência, fruto social. Adquiri propriedade mágica de gerar seu próprio valor. ALIENAÇÃO: defini um processo e um estado imposto ao trabalhador, torna-se mercadoria, pertence à empresa. Perda de conhecimento. Trabalho como fardo, obrigação.

Consequências das relações sociais da produção REIFICAÇÃO: coisificação, processo de transformar tudo em objeto, em mercadoria, em valor de troca. O homem torna-se “um apêndice vivo da máquina”. Vira mercadoria, se torna coisa. EXÉRCITO DE RESERVA: vindos do êxodo rural, uma massa de desempregados que forçam os salários para baixo. O capitalismo acentuou o fenômeno para ter mão de obra barata. O capitalismo não pode existir sem desemprego. Quanto mais trabalhadores mais barato é o seu preço, menor o salário.

Ver Vídeo do Poema “Eu Etiqueta” – Carlos Drummond de Andrade