Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10° Encontro da Dqual com a RBMLQ - I Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO E REVISÃO DOS.
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Apresentação do Projeto
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
Planejamento Estratégico
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Avaliação da Conformidade
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I André César de Figueiredo Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Divec / Dqual / Inmetro Rio de Janeiro,
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional CO-TO QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Título do evento ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2014 GT Aperfeiçoamento das Práticas de Acompanhamento.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
FEDERASUL Divisão de Micro e Pequenas Empresas. EDUCAÇÃO e INOVAÇÃO: Pilares do Desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
Política Nacional do Meio Ambiente
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
Plano de Negócios.
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
Planejamento Urbano e Plano Diretor
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Mapeamento de Processos
Marca do evento RBMLQ – Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 Conhecimento Recíproco Diretoria.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Reunião Regional Sul-Sudeste Espaço Dconf Porto Alegre, 28 de julho de 2014.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Diretoria de Avaliação da Conformidade DCONF Reunião Preparatória para o Plano de Trabalho 2016 da RBMLQ-I.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
1 4a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 21 de julho de 2010 Brasília – DF Monitoramento.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
Transcrição da apresentação:

Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade mplantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade I 9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Sidney da Silva Aride Gerente-substituto da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade Gestor do Processo de Coordenação da Implantação Assistida Diretoria da Qualidade – Dqual / INMETRO 26 /10/ 2010

A RBMLQ-Inmetro (Fiscalização - Qualidade) Apreensão pela falta do selo de identificação da conformidade

O GLOBO Opinião 01/11/2009

986 acidentados: Média anual em acidentes com eletricidade 323 fatais 278 com lesões graves 385 com lesões leves  Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil

Definição: Implantação Assistida Processo planejado; Articulação pró-ativa com as partes interessadas; Previsão de medidas de divulgação; Abrange os diversos órgãos do governo e do Estado envolvidos e também outros atores, em particular as entidades empresariais, órgãos de fomento e organizações não governamentais com um papel relevante na área. Fonte: Guia de Boas Práticas de Regulamentação Cap. 9.3 - Inmetro

Objetivo “Identificar fatores que possam facilitar ou dificultar a implantação de Programas de Avaliação da Conformidade, … … a partir dos quais deve ser feito um Plano de Implantação Assistida, contemplando para cada ação sua natureza, meios, responsáveis e prazos, … Fonte: Guia de Implantação Assistida de PAC - Dqual

Objetivo … de forma a facilitar o entendimento, aceitação e adequação ao Programa por todas as partes interessadas… … que, por sua vez, contempla também as partes impactadas.” Fonte: Guia de Implantação Assistida de PAC - Dqual

Guia de Implantação Assistida: define a abrangência da Implantação Assistida; Identificação e Priorização das Demandas Estudo de Impacto e Viabilidade Desenvolvimento Implementação Acompanhamento no Mercado Plano de Implantação Assistida: define as informações a serem levantadas e as ações a serem empreendidas em função das especificidades de cada Programa de Avaliação da Conformidade. Fonte: Guia de Implantação Assistida de PAC - Dqual

Macro ações Viabilizar a infraestrutura/logística necessária à implantação do PAC; Assessorar as partes interessadas na interpretação de informações relativas ao PAC de modo a facilitar sua implantação; Divulgar e sensibilizar as partes interessadas, em especial MPE, em relação ao PAC; Capacitar as partes impactadas, em especial MPE, para o melhor cumprimento dos requisitos do PAC; Assessorar tecnicamente as partes impactadas, em especial MPE, para o melhor cumprimento do PAC; Auxiliar na viabilização do investimento necessário à adequação ao PAC; Adequar a infraestrutura de acompanhamento no mercado. Fonte: Macro ações do Guia de Implantação Assistida de PAC - Dqual

Criação da infraestrutura tecnológica Ações de sensibilização para acreditação de potenciais organismos e laboratórios, levando em consideração: Necessidade em função da especificidade do produto; Dispersão geográfica dos produtores; Dispersão geográfica dos organismos e laboratórios; Trabalhar, junto à Cgcre, a priorização de processos de acreditação de organismos e laboratórios, quando identificadas incompatibilidades entre prazos de adequação e infraestrutura existente.

Estágio de desenvolvimento Elaboração dos primeiros Planos de Implantação Assistida; Implementação de ações de implantação assistida: Divulgar os Programas; Informar e capacitar as Partes Interessadas e Impactadas; Incentivar a acreditação de OAC Articulação com parceiros externos. Associações, Sindicatos, Federações; Sebrae, Núcleos de Desenvolvimento Estaduais e APL.

diviq@inmetro.gov.br Ouvidoria: 0800 285 1818 www.inmetro.gov.br/qualidade/iaac