Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDD – CAMINHOS E PROPOSTAS Thomas Fatheuer
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
A Expansão Econômica e a Preservação Ambiental
Controlo da poluição de água
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
Estratégia Nacional de REDD+
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Registro – 21 de outubro de 2009
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Brasília, 29 de Novembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Adicionalidade: Complexidade e Perspectivas
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PLENÁRIA FINAL.
Das Grandes Obras ao Efeito Estufa
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
implementados e propostos no Brasil.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Pagamentos por Serviços Ambientais: Alguns Pontos Críticos
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Sistema Piloto de Incentivos Positivos para a Redução das Emissões resultantes do Desmatamento e da Degradação (REDD) A Proposta de uma Parceria para um.
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
, MMA, Brasília Pagamentos por Serviços Ambientais: Desmatamento evitado na Amazônia Legal Sven Wunder (CIFOR) Jan Börner (CIAT/Iniciativa Amazônica)
Potencial econômico das unidades de conservação na Amazônia brasileira como redutoras de emissões de carbono por desmatamento Julia Queiroz Carlos.
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Pagamento por Serviços Ambientais: discussões e aplicações sobre o Sistema PSA (aula 1) Rafael Vieira Economista(UFRuralRJ). Especialista em Economia Internacional.
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Design !? 1.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Treinamento do SINERCOM
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
A Solução de Pigou P = CMg privado + CMg social Concorrência perfeita:
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
Estratégias para a Amazônia
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11)
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Desafios na implantação do Programa da Agricultura de Baixo Carbono (ABC)
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões de desmatamento e degradação florestal – REDD Laura Coelho R. Borges – laura.crb@hotmail.com Maurício de Carvalho Amazonas

Discussão Contexto global de mudanças do clima; Preocupação – desmatamento florestal: externalidades* Amazônia brasileira: potencial de oferta de serviços ambientais (biodiversidade e retenção de carbono); PSA: objetivo: manutenção ou recuperação de serviços ambientais durante um pedíodo prolongado. Instrumento de gestão ambiental REDD: PSA de larga escala, voltado à conservação – economicamente competitivo. Se analisa sua inclusão como instrumento da política internacional de mudanças climáticas. Quais serão os próximos passos pós 2012 do protocolo de kyoto? (Mapa do Caminho de Bali – COP 13 – arcabouço legal do tratado para o período após 2012)

PSA Transação voluntária, na qual, um serviço ambiental bem definido ou um uso da terra que possa assegurar este serviço é comprado por pelo menos um comprador, de pelo menos, um provedor (sob a condição de que o provedor garanta a provisão deste serviço) Alternativa efetiva e economicamente eficaz para complementar tradicionais instrumentos de comando e controle

Categorias dos serviços ambientais Retenção ou Captação de carbono (benefício pelo qual se paga: efeito potencial de mitigação das mudanças climáticas causadas por emissões antropogênicas) Conservação da biodiversidade Conservação de serviços hídricos Conservação da beleza cênica

Inovações - PSA Alto potencial de se auto-fiscalizarem; Podem resultar em provável aumento de renda dos provedores de serviços ambientais; Só é interessante se houver perspectiva de que os benefícios excedam os custos de oportunidade da provisão de serviços ambientais

Condições necessárias para funcionamento de PSA Precondição Econômica: externalidade que vale a pena ser compensada; Precondição Cultural: resposta positiva dos provedores de serviços ambientais a incentivos econômicos; Precondição Institucional: confiança entre usuários e provedores (talvez haja a necessidade de um intermediador) Precondições Informacionais: definição e mensuração dos serviços ambientais, monitoramento de sua provisão e negociação de contratos Relevância para PSA: serviços ambientais afetados por externalidades, e se transações desse tipo aumentam a provisão de um serviço ambiental em comparação a um cenário hipotético sem PSA (adicionalidade)

Tipos de Fontes e mecanismos de captação Tributos (impostos, taxas e cobranças); Acordos de cooperação internacional, parcerias públicas e privadas; Mercados (mecanismos eficientes de captação de recursos/ Depende de políticas de incentivo à demanda/ Desvantagens: flutuações nos preços de carbono)

Gestão de Recursos Financeiros Esfera da administração pública; Fundos: independentes ou dependentes; âmbito nacional ou internacional. Podem receber doações do setor público ou privado, agências de cooperação e ONG Órgãos e agências internacionais

Complexidades de ferramentas de conservação como PSA Contexto do desmatamento evitado na Amazônia: precondições institucionais, sobretudo as referentes à propriedade da terra; Dependência de uma base legal (que instituia e regulamente a prática de pagamentos compensatórios e a destinação de recursos orçamentários a serem alocados para este fim); Capacidade institucional para administrar pagamentos diretos e condicionantes em larga escala; Impactos de PSA na economia local; Situação fundiária: maior parte da área competitiva para PSA (53%) está em terras com escassa informação a respeito de sua situação fundiária

REDD Esquemas de pagamento por desmatamento evitado do tipo REDD poderiam gerar co-benefícios substanciais em termos de biodiversidade conservada É necessário o estabelecimento de linhas de base para programas e projetos de conservação de carbono armazenado em florestas naturais Locais onde há adicionalidade de REDD* Cálculo de custos de oportunidade por hectare de desmatamento evitado*

Estimativas conservadoras dos custos de oportunidade da conservação de florestas na Amazônia legal, sugerem que os mais baixos preços nos atuais mercados de carbono poderiam compensar mais do que 40% do desmatamento esperado em terras privadas até 2016. Decisão dos provedores do desmatamento evitado no investimento do pagamento recebido: impactos positivos ou negativos em mercados de trabalhos locais* Os atuais e futuros mercados de carbono têm o potencial de se tornarem as oportunidades mais tangíveis para comercialização de certificados de carbono oriundos de PSA do tipo REDD, se essa modalidade for institucionalizada em âmbito internacional “PSA internacional”: estão sendo discutidos como medidas para o desmatamento evitado ou REDD.

Desafios - REDD Atualmente não há demanda internacional suficiente par implantar PSA em larga escala na Amazônia; Definição de metodologias para estabelecimento de linha de base de emissões; Monitoramento de emissões; Estratégias para minimizar riscos de não-permanência e vazamentos; Definição do preço a pagar pelas emissões reduzidas Opções de financiamento do mecanismo (mercados compulsórios ou voluntários); Questão da repartição dos recursos financeiros; Fortalecimento das estruturas de governança.

Considerações Finais A primeira vista, os obstáculos para implementação de PSA podem parecer desalentadores. Porém, em muitos casos, PSA apenas tornam transparentes as contradições que, implicitamente, se aplicam a outras ferramentas de conservação.