CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO Ozires Silva UNIMONTE – Reitor 06 Setembro 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
1914 – 1918.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Análise das cinco forças de Porter
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Desenvolvimento Pessoal
Empreendedorismo AULA 3
O POVO SUSTENTABILIDADE Ozires Silva Presidente Reitor UNIMONTE
Emprego x Carreira O grande dilema !.
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
Empreendedorismo nas Empresas
CONGRESSOS ADMINISTRA – SÃO PAULO V CONSESAD - Bauru EU TIVE UM SONHO
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura
CONGRESSO NACIONAL CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional SEMINÁRIO ESTRATÉGIA DE DEFESA NACIONAL E A INDÚSTRIA BRASILEIRA.
O Porteiro do Prostíbulo.
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Talentos para Inovação
Necessidades de recursos humanos e retenção de talentos da siderurgia
A Circulação da Mercadoria
Administração de Mercado Exterior
A Parker estabelece parcerias com os seus clientes para aumentar a sua produtividade e lucro.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Prof. Msc. Magali de Macedo
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Orientação Especial Março/2011.
Samuel Albernaz 1 Adm. SAMUEL ALBERNAZ “O Poder em Suas Mãos”
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
“O Caminho para o Futuro”
Empreendedorismo.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Paraguay Capital Federal (C1057AAL) - (54) Lineas Rotativas - Os desejos.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
3º Semestre C Bruno Barbosa Fernanda Leal Pâmela Obagi
09/2015.
Espírito empreendedor Organizações procuram pessoas com espírito empreendedor: Capazes de conduzí-las; Resolver seus problemas; Gerar novas idéias e caminhos;
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
Professor Douglas Pereira da Silva
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
A Revolução do Marketing Multinível
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Fundamentos do Setor Aeronáutico Hugo B. Resende Gerente Desenvolvimento Tecnológico e Processos Março 2005.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
TRANSFORMAR O PAÍS TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO Ozires Silva Presidente Conselho de Administração Reitor UNIMONTE COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRA ESTRUTURA.
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
Transcrição da apresentação:

CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO Ozires Silva UNIMONTE – Reitor 06 Setembro 2015

VIVEMOS NUM MUNDO GLOBAL E DIGITALIZADO! ▪ A globalização atinge todos os países e setores da atividade econômica! A soma CULTURA + COMPETÊNCIA + TECNOLOGIA ▪ A soma CULTURA + COMPETÊNCIA + TECNOLOGIA tem sido cada vez mais presentes na globalização! ações inovadoras ▪ A busca de novos conteúdos tem produzido ações inovadoras que levam pelos consumidores mundiais! a produtos e serviços aceitos e procurados pelos consumidores mundiais!

A EDUCAÇÃO CONSTRUINDO O FUTURO ▪ A EDUCAÇÃO, abrangente e de qualidade é sinônimo de desenvolvimento! ▪ Estando sempre presentes em diversos setores, a valorização e o crescimento dos profissionais vêm aumentando nos últimos anos. ▪ Nos países emergentes, como no Brasil, a EDUCAÇÃO se mostra indispensável para a ampliação para o progresso e o desenvolvimento nacional.

ESTAMOS NA SOCIEDADE MUNDIAL DO CONHECIMENTO ESTAMOS NA SOCIEDADE MUNDIAL DO CONHECIMENTO PRECISAMOS DE LÍDERES ▪ Competentes, profissionalmente e capazes de vencer desafios Ousados e criativos!!! Ousados e criativos!!! ▪ Dotados de capacidade intelectual e cultural. ▪ Que, confiantes sejam capazes de criar equipes de vencedores num mundo Competitivo e sem Fronteiras!

O CHOQUE DAS INOVAÇÕES! ▪ Produtos fabricados em todo o mundo, são vendidos e encontrados são vendidos e encontrados em todo o mundo!!! ▪ Inteligência e tecnologias aplicadas, cada vez mais surpreendentes! ▪ A e as INOVAÇÕES dominam no mercado mundial e, ▪ A CRIATIVIDADE e as INOVAÇÕES dominam no mercado mundial e, ESTIMULANDO OS EMPREENDEDORES, garantem emprego, progresso e desenvolvimento econômico!

ENFIM, ESTAMOS NUM MUNDO QUE AVANÇA E NÃO NOS ESPERA

OS NOVOS PAÍSES EMERGENTES ENCONTRARAM OS CAMINHOS CORÉIA DO SUL “Fanatismo pela Educação!” CHINA Maior Revolução Educacional do Mundo Moderno!” “ Maior Revolução Educacional do Mundo Moderno!” MANCHETES DO FINANCIAL TIMES Londres

Em sua edição de 2014, os alunos de Cingapura, Coréia do Sul e Japão conquistaram os primeiros lugares em leitura, matemática e em ciências. ▪ Em sua edição de 2014, os alunos de Cingapura, Coréia do Sul e Japão conquistaram os primeiros lugares em leitura, matemática e em ciências. ▪ Os últimos, entre 83 países, foram Brasil, Uruguai, Bulgária e Colômbia!!! MAS, NESSE PERÍODO O BRASIL NÃO AVANÇOU! PISA Programa Internacional na Europa de Avaliação de Alunos

PRECISAMOS DE UM NOVO SISTEMA EDUCACIONAL OS RESULTADOS BRASILEIROS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MOSTRAM-SE INSUFICIENTES PARA ASSEGURAR A UM PAÍS GIGANTE ENCONTRAR SEUS CAMINHOS DE PROGRESSO!

OS DESAFIOS SÃO IMENSOS Nossas vendas ao exterior são lideradas por commodities ou matérias primas, com poucas exceções! ▪ Nossas vendas ao exterior são lideradas por commodities ou matérias primas, com poucas exceções! ▪ Nossos custos de produção são altos! ▪ Caem as vendas externas de ▪ Caem as vendas externas de produtos baratos, COMO OS NOSSOS!!! ▪ E, do nosso lado, as compras no Mundo Desenvolvido aumentam! COMO PAGAR ESSAS CONTAS?

A HISTORIA DO MUNDO FOI CONSTRUIDA POR PESSOAS NO PASSADO, OS LÍDERES MUDARAM O MUNDO... MUDARAM O MUNDO... E CONTINUARÃO A MUDÁ-LO!!! CABE AO SISTEMA DE ENSINO PRODUZIR OS TALENTOS NECESSÁRIOS

OS EXEMPLOS VÊM SEMPRE DO HEMISFÉRIO NORTE STEVE JOBS OUSOU PENSAR NO NOVO E COM COMPETÊNCIA PÔDE CHEGAR A REALIZAÇÕES QUE O FAZEM HOJE COMO UMA DAS PERSONALIDADES MAIS IMPORTANTES DO MUNDO MODERNO

OS LÍDERES SÃO NECESSÁRIOS! SEJA UM DELES!!! ▪ Para gerar valor e criar rotas inovadoras, tanto no Governo como na sociedade civil! ▪ Para gerar valor e criar rotas inovadoras, tanto no Governo como na sociedade civil! ▪ Eles são essenciais nas situações adversas, quando os recursos se tornam escassos, as negociações difíceis e os objetivos pouco claros! ▪ Eles são essenciais nas situações adversas, quando os recursos se tornam escassos, as negociações difíceis e os objetivos pouco claros! ▪ São capazes de criar caminhos para seguir em frente!!! ▪ São capazes de criar caminhos para seguir em frente!!! SUPERAM DIFICULDADES!!!

EMBRAER Usando essas ideias, conseguimos vencer! ▪ Em 1960, as perguntas eram: ▪ Em 1960, as perguntas eram: ▪ Embora Santos Dumont, por que o Brasil não avançou a partir dos seus passos em 1906? ▪ Por que um país continental, não fabricava aviões, deles precisando? ▪ Estados Unidos e França dominaram o mercado mundial!

A FAB TINHA DADO PARTIDA DA CORRIDA POR COMPETÊNCIA ▪ Em 1950, criando o ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em S. José dos Campos, SP, a primeira escola de formação de Engenheiros Aeronáuticos do Brasil. ▪ E o CTA - Centro Técnico Aeroespacial como unidade de pesquisas!

AEROCLUBE DE BAURU EM 1945 ▪ Na mesma época, dois jovens BENEDICTO CESAR (ZICO) e OZIRES SILVA também discutiam! ▪ E não nos conformávamos! ▪ Todos aviões do Aeroclube de Bauru eram importados dos Estados Unidos!!!

PENSÁVAMOS EM NOS GRADUAR COMO ENGENHEIROS AERONÁUTICOS ▪ Não havia Escolas de Engenharia Aeronáutica no Brasil ▪ Resolvemos começar pela FAB ▪ E a FAB, tendo criado o ITA, trouxe a oportunidade!!! ▪ Infelizmente, um acidente fatal levou o Zico, em 1955! ▪ Consegui graduar-me como Engenheiro Aeronáutica pelo ITA em 1962!

MESMO PERDENDO O AMIGO ZICO ▪ Com a qualificação correta, pude começar trabalhando no CTA!!! ▪ Mas, em 1963, ainda subsistia a pergunta: ▪ No futuro, será que o Brasil poderia fabricar aviões para nosso mercado e em escala mundial? Como? Quais seriam os caminhos?

NO VELHO DEPARTAMENTO DE AERONAVES DO CTA ▪ Reuni uma pequena equipe ▪ Passamos a pensar se existiria um tipo de avião, que fabricado no Brasil, poderia ser procurado e vendido em todo o mundo! ▪ Uma difícil proposição, pois parecia não haver oportunidades abertas para um novo fabricante!

COMO SEMPRE! UMA BOA IDEIA MUDA TUDO!!! ▪ Numa madrugada, preparando um relatório, alguns dados mostravam que as cidades menores estavam perdendo o serviço regular de transporte aéreo! ▪ Surgiu uma instigante pergunta! POR QUE? POR QUE?

A INEXISTENTE A INEXISTENTE AVIAÇÃO REGIONAL ▪ No início dos anos 1960, os fabricantes de aviões de transporte passaram a fabricar jatos maiores e mais velozes. As cidades menores, sem infraestrutura adequada, deixaram de contar com o serviço de transporte aéreo ▪ Poderíamos dar solução a isso? ▪ Sim! Criando um novo tipo de avião, robusto e pequeno, capaz de operar em aeroportos menores e sem infraestutura desenvolvida! ▪ Sim! Criando um novo tipo de avião, robusto e pequeno, capaz de operar em aeroportos menores e sem infraestutura desenvolvida!

ACREDITAMOS QUE ESTÁVAMOS PERANTE UMA OPORTUNIDADE ▪ A hipótese de um real nicho aberto no mercado mundial começou a crescer em nossas cabeças; ▪ As empresas dominantes na produção de aviões achavam que não era possível que um avião menor, pudesse ter uma operação viável e lucrativa. ▪ Mas nós acreditávamos que um projeto dessa natureza poderia nos colocar longe das pressões da concorrência!

O CTA ERA O LUGAR CERTO PARA O NOSSO PROJETO ▪ No entanto, a nossa credibilidade era pequena. Precisávamos provar que nosso projeto era possível!!! ▪ Tínhamos de demonstrar que, com poucos passageiros, seria possível operar um avião que se adaptasse as pistas curtas, criando um novo Mercado para a Aviação Comercial! Lançamo-nos ao objetivo de provar o conceito!

Apesar de caminhos difíceis e de poucas crenças externas, quatro anos depois chegamos a um primeiro voo! Esta é a foto original na manhã de 22 Out 1968

▪ Os empresários nacionais não acreditavam que seria possível lançar um tão ousado projeto, a partir de uma nova empresa brasileira Não pensávamos em capital de fora! ▪ Foi imaginada numa sociedade de economia mista O GOVERNO REJEITOU A IDEIA!!! AS BUSCAS DE SOLUÇÕES PARA A PRODUÇÃO

▪ Sempre encontrarão momentos difíceis e que não mostram nenhuma solução!!! ▪ De repente, algo muda!!! VOCÊS, DURANTE SUAS VIDAS

Num domingo, Abril de 1969 Num domingo, Abril de 1969 O Presidente da República estava voando para Guaratinguetá, cujo aeroporto estava fechado por forte nevoeiro. ▪ O Presidente da República estava voando para Guaratinguetá, cujo aeroporto estava fechado por forte nevoeiro. ▪ SJCampos funcionou como alternativa! ▪ Embora domingo e trabalhando, pudemos receber o Presidente, surgindo a oportunidade para convencê-lo para criar uma nova empresa estatal O Presidente acreditou!!! SURGE UM DIA DE SORTE!!!

Em 26 de Junho de 1969 Numa reunião Ministerial, pela primeira vez, foi pronunciado o nome da EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. Criada sob a forma de uma Sociedade de Economia Mista, por Lei de 19 Ago 1969 SUCESSO!!!

NOSSA IMAGINAÇÃO NÃO CHEGAVA À EMPRESA DE HOJE ▪ Criar produtos e marcas originais, respondendo aos requisitos internacionais; ▪ Desenvolver tecnologias e ganhar a cooperação de fornecedores internacionais; ▪ Investimentos contínuos em educação e treinamento da força de trabalho Conquista de reputação mundial Conquista de reputação mundial ESTRATÉGIAS INICIAIS

EMB 110 BANDEIRANTE Primeiro avião de Transporte Aéreo Regional

PRECISÁVAMOS EXPANDIR PARA O MERCADO MUNDIAL ▪ A Certificação pelo FAA Americano tornou-se uma necessidade ▪ Washington determinou a celebração de um Acordo bi-lateral ▪ Três anos de trabalho diplomático Valeu a pena!!! Valeu a pena!!!

A VINDA PARA FORT LAUDERDALE ▪ Pensamos na Florida Fort Lauderdale-Hollywood International Airport tornou-se a melhor opção ▪ O entusiasmo do Broward County ▪ Em 1979 fincamos a primeira estaca

EMB 326 XAVANTE Avião de Treinamento Militar produzido pela EMBRAER sob Uma fundamental contribuição da FAB Licença da AERMACCHI Itália

EMB 202 IPANEMA Avião Agrícola encomendado pelo Ministério da Agricultura

O PRIMEIRO AVIÃO COMERCIAL PRESSURIZADO EM 1983 EMB 120 BRASILIA

UM NOVO AVIÃO DE TREINAMENTO T-27 TUCANO NASCEU OTUCANO!

A PRIVATIZAÇÃO DE ▪ Um passo corajoso, apesar da pesada oposição ▪ Deixar para trás uma legislação restritiva, acanhada e bloqueadora para um futuro de êxitos e de evolução ▪ O nascimento de uma nova EMBRAER Em que pese o sucesso da fase estatal, a privatização abriu novas janelas para Em que pese o sucesso da fase estatal, a privatização abriu novas janelas para ganhar uma nova dinâmica capacidade de competir no mundo!

EMB 145 Primeiro jato regional, completado e lançado pela nova empresa controlada pelos capitais privados brasileiros 1995

EMB-170/175/190/195 Aviões de Transporte de 70 a 120 assentos 2004 NOVOS E-JETS A PARTIR DOS ANOS 2000

Novas aeronaves executivas 4 a 40 assentos 2006

KC 390 Cargueiro militar contratado pela FAB. O MAIOR AVIÃO JÁ FABRICADO PELA EMBRAER PRIMEIRO VOO, REALIZADO COM SUCESSO, EM 03 FEV 2015

OPERAÇÕES GLOBAIS Uma Multinacional Latina France Le Bourget Villepinte Singapore EUA Nashville Fort Lauderdale Jacksonville Melbourne CHINA Pequim Harbin Portugal Alverca BRAZIL Gavião Peixoto Botucatu São José dos Campos Eugênio de Melo ELEB

HOJE!!! HOJE!!! AVIÕES BRASILEIROS VOANDO EM 90 PAÍSES ▪ Produtos globais com características respondendo a requisitos mundiais ▪ Produtos globais com características respondendo a requisitos mundiais ▪ Intensa inovação, renovando produtos e ganhando competitividade! ▪ Intensa inovação, renovando produtos e ganhando competitividade! ▪ Crescimento planejado e cuidadoso ▪ Crescimento planejado e cuidadoso ▪ Liderando a distribuição e vendas, assegurando presença internacional ▪ Liderando a distribuição e vendas, assegurando presença internacional Olhando o para o futuro para vencer com novas estatégias e produtos Olhando o para o futuro para vencer com novas estatégias e produtos!

UMA REALIDADE MAIOR QUE O SONHO! PODEMOS DEFINIR A EMBRAER COMO UMA VITÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA FORTE E ESTREITA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO COM A INICIATIVA PRIVADA!

▪ Contudo, temos de pensar no mundo e não somente dentro de nossas fronteiras ▪ Nem unicamente na COMPETIÇÃO. Há enormes espaços a ocupar Há enormes espaços a ocupar via COOPERAÇÃO ASSIM, SÃO AS PESSOAS QUE CONSTROEM HISTÓRIAS DE SUCESSOS

SIM!!! PODEMOS!!! PODEMOS MULTIPLICAR EXEMPLOS? ▪ Com LÍDERES e INOVADORES, capazes de se arriscar … e avançar! ▪ Precisamos do Governo, da sociedade e da imensa capacidade da EDUCAÇÃO de transformar! ▪ E de OUSADOS E DE OUSADAS que se atrevam a superar o atual, criando idéias e novos caminhos!!! novos caminhos!!!

A SOLUÇÃO MÁGICA!!! ▪ A EDUCAÇÃO é a base de tudo. ▪ Pessoas educadas e treinadas são os ingredientes das transformações ▪ Pessoas educadas e treinadas são os ingredientes das transformações ▪ Não há regra, mas cada um pode ser um LÍDER, em maior ou menor escala, sempre tentando avançar sobre o futuro!

CHINA CHINA UMA VONTADE DE SUCESSOS! ▪ 1988! Um contato de ▪ 1988! Um contato de PETER DRUCKER!!! PETER DRUCKER!!! ▪ Contratado pelo Governo Chinês, por decisão do Presidente Deng Xiaoping ▪ Um projeto para que a China pudesse se planejar para conquistar o mercado mundial!!!

VOCÊ PODE SER, FAZER E TER QUALQUER COISA QUE SONHAR!!!

VAMOS LUTAR E NÃO DESISTAM NUNCA!!!