Patrícia de Lima Martins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À FÍSICA Gilson Rocha.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Sistema Cardiovascular
Conservação da Energia Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Propriedades Básicas dos Fluidos
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
As Ciências Físicas e Químicas
PLANEJAMENTO SÉTIMAS SÉRIES –
O ciclo cardíaco.
O universo e sua composição fundamental
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.

Professora Paula Melo Silva
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Aula 1 Lays Omena – Química.
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
MATÉRIA E ENERGIA.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Propriedades gerais da Matéria
Termodinâmica.
Ciências da Natureza Enem 2012
TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág
HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 1620: Fisiologia Vegetal Alex Silva da Cruz, Msc Aula 3 Relações hídricas Equilíbrio hídrico.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
FÍSICA OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES Professora: Muriel.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
LEI DE POISEUILLE Faculdade Ciências Médicas Disciplina de Fisiologia
Física Básica Exercícios
FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Fisioterapia – FMRPUSP
Fisiologia da Circulação
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Sangue.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
1. Sistema - porção definida do espaço.
Área de conhecimento interdisciplinar;
Constituição e funções
Aula II : Água, solubilidade e pH
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Pressão.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Professor: Marivaldo Mendonça
Grandezas Físicas Capítulo 1.
Sistema Cardiovascular
Células Endoteliais e Músculo Liso
Principais funções cardiovasculares:
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
Patrícia de Lima Martins
Sistema Circulatório.
Transporte através da Membrana Plasmática
FONTES DE POLUIÇÃO.
FISIOLOGIA HUMANA.
(Ensino Fundamental , 9º ano)
As substâncias químicas dos seres vivos
Análise dimensional e Unidades de Engenharia
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
BIOFÍSICA.
Professora: Edirsolange. O UNIVERSO E SUA COMPOSIÇÃO Composição fundamental do universo: Matéria; Carga Elétrica; Espaço; Tempo (M) (Q) (L) (T) Matéria:
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva
Ciências Naturais – 9.o ano
Transcrição da apresentação:

Patrícia de Lima Martins Biofísica Patrícia de Lima Martins

1. Conceito É uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias, a metodologia, conhecimentos e tecnologias da Matemática, Química e Física para resolver questões da Biologia.

2. Objetivo A Biofísica é uma área de conhecimento cujo objetivo é o estudo de fenômenos físico-biológicos que envolvem organismos vivos e comportamentos resultantes dos vários processos da vida.

A biofísica busca enxergar o ser vivo como um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente o qual interage com este ser. É estudada por algumas ciências da saúde e biológicas, como Biologia, Biotecnologia, Enfermagem, Fisioterapia Farmácia etc.

3.Histórico O termo Biofísica é relativamente recente porém o conteúdo científico não. Leonardo Da Vince: máquina voadora; Robert Hooke: fundador da teoria celular; Thomas Young: teoria sobre a visão das cores; Poisseyillo: estudo físico da circulação sanguínea; Robert Mayer: relacionou trabalho muscular e calor dissipado.

4. Importância A maioria dos fenômenos que ocorrem em um ser, qualquer que seja o nível estrutural ou de evolução, é físico. Hidrodinâmica circulatória Funcionamento do coração Visão, audição Fenômenos da Inspiração e expiração transporte de gases Raios laser Raio- x Ultra-sonografia

5. Classificação Bioenergética: as fontes de energia utilizadas pelos seres vivos; Biomecânica: conhecimentos sobre o sistema esquelético, músculos e mecanismos de contração; Biofísica-química: agrupa os fenômenos fisico-químicos dos seres vivos ( difusão, osmose, diálise, viscosidade); Radiologia: efeitos da radiação sobre os seres vivos; Biofísica molecular: estuda os ácidos nucléicos no aspecto estrutural e funcional. Distribuição dos gens e cromossomos.

Biofísica das funções orgânicas: aspectos físicos de funções ( respiração, circulação, excreção renal, visão, audição) Biofísica tecnológica: Engenharia biomédica.

Grandezas Físicas na Biologia

Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. ? A Matéria pode ser reconhecida pelos objetos, pelos corpos; A Energia pelo calor, pela luz, pelo som; O Espaço pode ser reconhecido pelas áreas, volume e distâncias; O Tempo reconhece-se pelo decorrer da vida, sucessão dos acontecimentos.

Grandeza,Qualidades ou Composição Fundamental do Universo MATÉRIA (representada pela letra “M” (Massa); ENERGIA (representada pela letra “E”); ESPAÇO (representado pela letra “L”); TEMPO (representado pela letra “T”).

Os seres vivos são compostos de MATÉRIA, utilizam e produzem ENERGIA, possuem VOLUME e realizam suas atividades em determinadas unidades de TEMPO. Esses são os parâmetros fundamentais e são quantificados e qualificados como grandezas.

A BIOFÍSICA é o estudo da Matéria, Energia, Espaço e Tempo nos Sistemas Biológicos

Sistemas de Medidas 1960 – SI (Sistema Internacional) Massa ( Kg, g, mg) Espaço ( metro, centímetro, milímetro) Tempo ( segundos, minuto ( 60 segundos), a hora ( 3.600 segundos) Volume (L, ml) MKS – metro, quilograma e segundo CGS – centímetro, grama e segundo

Massa (M) É a medida que mensura a quantidade de matéria de um corpo. A massa dos indivíduos varia de acordo com diversos fatores. Comprimento, área e volume, variam em larga escala, da mesma forma e acompanhando a massa.

MASSA: é a medida da quantidade de matéria de um ser vivo. PESO: é a resultante da força exercida pela massa sob ação da gravidade. A massa de indivíduos em biologia médica é um indicador de higidez dos indivíduos.

Densidade densidade = MASSA VOLUME A densidade representa a matéria dispersa no volume. A densidade dos tecidos biológicos é próxima à da água, exceto o tecido ósseo. Densidade da água: 1,00g.cm3 Densidade do sangue humano: 1,057g.cm3 Variações além ou aquém, desses limites, significam alterações que podem ser patológicas

Velocidade ( v ) Os seres vivos, suas partes, seus componentes (sangue), estão sempre em movimento (mudança de posição no espaço). Esse movimento é medido pela velocidade (espaço percorrido em determinada unidade de tempo)

V = ESPAÇO TEMPO A velocidade dos impulsos nervosos, da corrente sanguínea, dos deslocamentos musculares. V= m/s¹

Ex: Uma hemácia marcada com radioisótopo se desloca entre dois pontos de um vaso sanguíneo. A distância entre dois os pontos é 0,8m e o tempo gasto foi de 0,01s. Calcular a velocidade da corrente sanguínea.

Variação da velocidade por unidade de tempo. Aceleração (a) Variação da velocidade por unidade de tempo. a = ∆v tempo

Aceleração do ar nas vias aéreas, do sangue na ejeção cardíaca. A aceleração gravitacional é aceleração resultante da força de atração dos corpos pelo planeta. Ao nível do mar a aceleração gravitacional é: g= 9,8 m.s2

Ex: Calcule a aceleração das hemácias em uma contração ventricular sabendo que a velocidade é 30 m/s e o tempo 0,2 s.

Pressão (P) É definida como uma força agindo numa área delimitada. A unidade SI é o pascal (Pa) e corresponde a força de um Newton atuando numa área de um metro quadrado.

P = Força Área A Pressão osmótica é a força exercida pelas moléculas da solução na paredes celulares; A pressão sanguínea é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos.

Viscosidade É a resistência interna de um liquido, fluido ou gás. A viscosidade tem enorme importância biológica, no escoamento de líquidos, como na circulação sanguínea, lubrificação de articulações.

Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade

A temperatura influencia o valor da viscosidade, a água a 37°C, tem 0,7 x 10 poise, já a 20°C tem 1,0 x 10 . A viscosidade do sangue humano, a 37°C, varia entre 0,21 a 0,32 x 10 poise ou seja 4 vezes maior que a água.  Todos os líquidos se tornam mais viscosos com a diminuição da temperatura. Uma mudança de 37 ºC para 0 ºC aumenta a viscosidade do sangue Ex :Paciente que entra em estado de choque, devido a um acidente a temperatura de seu corpo cai; aumenta a viscosidade do sangue. Resulta em queda do fluxo sanguíneo. Essa é uma das razões pelas quais as vítimas de acidentes devem ser cobertas, para evitar uma diminuição grande de suas temperaturas.

 A viscosidade do sangue, depende da porcentagem de eritrócitos no sangue. Quando esta porcentagem aumenta, aumenta a viscosidade. Os fumantes geralmente têm um hematócrito (quantidade de glóbulos vermelhos para o volume de sangue) mais alto do que os não-fumantes. Este é o resultado provável do fato de os fumantes inspirarem 250 ml de monóxido de carbono (CO) para cada pacote de cigarros fumado.    O CO reduz a habilidade dos eritrócitos em transportar O2 e o corpo compensa este fato produzindo mais eritrócitos. Quanto maior o hematócrito, maior a viscosidade , o que pode provocar a maioria das doenças cardiovasculares, tais como derrames e ataques de coração.

Frequência f= 1/ Tempo(s) O número de vezes que um evento ocorre num intervalo determinado de tempo; Podemos medir a frequência cardíaca, os ciclos respiratórios,ondas cerebrais. A unidade da freqüência é o Hertz (Hz), corresponde a eventos por segundo f= 1/ Tempo(s)

Uma substância radioativa emite 100 impulsos em 1 segundo Uma substância radioativa emite 100 impulsos em 1 segundo. Qual a frequência da emissão?