Conceitos Básicos – Variável, Dados e População

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª M. Sc. Ingrid Milléo
Advertisements

Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
INTRODUÇÃO A BIOESTATÍSTICA
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
COVARIÁVEIS Revisão de Variáveis Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp.
Primeiros Conceitos de Estatística
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Métodos Quantitativos
Estatística Alexandre Lima.
Metodologia Científica
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Professor Cláudio Francisco Rezende
ESTATÍSTICA PARTE 1.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Metodologia Científica
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Conceitos de Estatística Prof(a): André Aparecido da Silva
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Introdução à Estatística
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
ESTATÍSTICA - Princípios
Introdução à Estatística
ESTATÍSTICA Generalidades Novembro 2009.
Tratamento de Dados.
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
VARIÁVEIS Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
estudos longitudinais
Estatística.
Estatística Básica usando o
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Matemática Financeira
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Introdução à Bioestatística
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Transcrição da apresentação:

Conceitos Básicos – Variável, Dados e População Aula 01 – Bioestatística Professor(a). Dra. Alexandra Braga

Estatística - Conceito “Estatística é a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.” (VIEIRA, 2008, p.3) Estatística é a ciência que tem por objetivo orientar a coleta, o resumo, a apresentação,a análise e a interpretação de dados. A Bioestatística é o ramo da estatística responsável pelas pesquisas com cunho biológico.

Estatística - Motivação Permite a manipulação de uma grande quantidade de dados. Utilização de procedimentos para a organização e resumo de grandes quantidades de dados. Fundamentação para tomada de decisão.

Estatística – Fases do trabalho estatístico Definição do Problema Determinar o que se pretende pesquisar. Como acontecerá o levantamento dos dados? Quais os dados deverão ser levantados? Determinar um cronograma para execução das atividades Quais os custos para execução da pesquisa? 2. Planejamento

Estatística – Fases do trabalho estatístico 3. Coleta de Dados Fase em que será realizado o registro sistemático dos dados 4. Critica dos Dados Os dados coletados serão condensados e tabulados 5. Apresentação dos Dados Fase em que será determinada a maneira pela qual os dados serão apresentados. Fase em que será realizado o cálculo de medidas, coeficientes e aplicação de testes estatísticos 6. Análise e Interpretação dos Dados

Tipos de Pesquisa Unidade experimental: Unidade de observação: experimento condicionado. Interferência do pesquisador no processo. Exemplo: verificar a melhoria do desempenho de um atleta diante da utilização de uma substância proibida. Unidade de observação: O pesquisador apenas registra os dados que são gerados. Não há interferência do pesquisador no processo. Exemplo: verificar o comportamento de pessoas ao experimentar um novo produto.

Variável e Dados Variável: Característica que, observada em uma unidade experimental, pode variar de um indivíduo para o outro. Variáveis são características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. “Dados são os valores da variável em estudo[...]”

Classificação das Variáveis Ex: cor dos olhos CONTÍNUA DISCRETA Ex: peso,idade, salário Ex: número de filhos Quantitativas ou Numéricas Ex: cor dos olhos Qualitativas ou Categorizadas QUALIDADE

Classificação das Variáveis Quantitativa Continua – valores são medidos numa escala métrica e onde todos os valores fracionários são possíveis. Ex: altura, peso, temperatura, etc. Quantitativa Discreta - valores são medidos numa escala métrica e porem só admitem valores inteiros. Ex: numero de filhos, numero de alunos, etc.

Exercícios Classifique as variáveis listadas abaixo: Número de bebês nascidos por dia em uma maternidade. Quantidade anual de chuva na cidade de Campina Grande. Quantidade de calorias consumida por dia. Valor de uma compra efetuada. Grau de escolaridade Cor da pele (branca, preta, amarela, parda) Número de cadeiras em um teatro. Modelo de celular.

Exercícios Classifique as variáveis listadas: Marca de antitérmico preferida; Grau de satisfação com um produto alimentício; Peso de grãos exportados; Renda familiar; Número de computadores em um laboratório de informática Esporte praticado(vôlei, futebol, tênis, futsal) Quantidade de apartamentos em um edifício Patente militar(soldado, cabo, sargento, subtenente, aspirante, primeiro-tenente,etc.)

Exercícios Em uma pesquisa realizada em uma escola, identificou-se os seguintes indicadores. (1) idade (2) anos de estudo  (3) ano de escolaridade (4) renda (5) sexo (6) local de estudo  (7) conceito obtido na última prova de biologia  (8) Quantidade de livros que possui  a) Das variáveis acima, quais são as quantitativas e quais são as qualitativas? b) Das variáveis quantitativas, diga quais são discretas?

“Representada pela letra N” População População: conjunto de pessoas ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum. “Representada pela letra N” Exemplos: População de pacientes portadores de câncer de mama. População de árvores da floresta amazônica. População de radiografias do hospital de Trauma. População de medicamentos referentes ao lote 53/1998

População - Exercícios Para realizar um estudo sobre o tempo gasto, em segundos, por 100 atletas na corrida dos 100 metros obstáculos, registrou-se o tempo gasto por 16 desses atletas e obtiveram-se os seguintes resultados. Indique: a. A população de estudo. b. A variável estatística do estudo e classifique-a. c. Quatro valores que a variável estatística assume.

População - Exercícios Desejando-se saber a hora a que se deitam e que se levantam os alunos de uma escola, realizou-se um estudo em que participaram 250 alunos, de entre os 2.580 alunos da escola. Identifique: A população da pesquisa As variáveis estatísticas e classifique-as

Referências CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. VIEIRA, Sonia.  Introdução à bioestatística. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.