TESTES PSICOLÓGICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Dinâmica e Gênese dos Grupos
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Profª. Selma Maria da Silva
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Comportamento Organizacional
Emergências e Desastres
Avaliação de Desempenho
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
SELEÇÃO DE PESSOAS.
WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
WISC III Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
PESQUISA.
TÉCNICAS DE SELEÇÃO.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Administração de Recursos Humanos II
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PROCESSO SELETIVO.
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Entrevista para Aplicação de Testes
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Disciplina Técnicas Projetivas
INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Escala Wechsler de Avaliação da Inteligência – 3ª Edição (WISC-III)
Compilação: Rita Gonzales
TESTES E AVALIAÇÕES Você sabe diferenciar cada tipo de teste?
Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E)
TÉCNICAS PROJETIVAS DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS COM CRIANÇAS
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Indicadores antropométricos do estado nutricional
O que é PROJETO EXECUTIVO
Teste Não Verbal de Inteligência
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
1 INTELIGÊNCIA Elie Cheniaux. 2 Introdução A inteligência é um conceito que quase ninguém consegue definir de modo definitivo ou pelo menos amplamente.
Transcrição da apresentação:

TESTES PSICOLÓGICOS

O que é um teste psicológico? É um procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas; É fundamentalmente uma mensuração objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento, uma verificação ou projeção futura dos potenciais do sujeito.

Origens Galton (1883), biólogo inglês, acreditava que a discriminação sensorial poderiam servir como processos para medir o intelecto de uma pessoa. Ampliou a aplicação de processos estatísticos à análise de dados de teste. Binet – Em 1905 primeira escala, com 30 problemas. Outras duas em 1908 e 1911 (ano de sua morte) Stanford-Binet em 1916 cria o conceito de Q.I. que é a relação entre a idade mental e a cronológica. A revisão de 1960 é a utilizada até hoje.

Classificação de testes: Não existe um modo inteiramente satisfatório de classificar os testes que seja adotado por unanimidade pelos diversos autores. Diferentes critérios podem ser adotados.

Segundo o método utilizado: Testes Psicométricos São aqueles cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros, seguindo uma tabela (ex.: testes de inteligência). Testes Projetivos São aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. O resultado se expressa através de uma tipologia. Por terem uma avaliação qualitativa, evidentemente que seus elementos (itens de teste) não podem ser medidos em separado. E a constância de certas características avaliadas no teste como um todo que dará a relativa certeza de um diagnóstico (ex.: testes de personalidade em geral).

Segundo o modo de administração: Coletivos Podem ser aplicados em grandes grupos simultaneamente O papel do examinador é bastante simplificado Elimina a necessidade da relação direta com o examinando Dão mais uniformidade de condições Individuais Exigem treinamento intensivo e a experiência para aplicação Oportunidade do examinador estabelecer relação com o examinando para obter sua cooperação e manter o seu interesse. Propicia observações complementares do comportamento do sujeito

Segundo o Atributo Medido: Os testes dividem-se em de rendimento, aproveitamento ou realização; e aptidão e de personalidade . Os testes de aproveitamento servem para medir o grau de eficiência na realização de uma tarefa aprendida. O objetivo é medir, objetivamente, o conhecimento que o indivíduo adquiriu sobre algo, em relação ao seu grupo. Os testes de aptidão medem o “potencial ” do indivíduo para aprender ou realizar uma tarefa - testes de aptidão específica; testes de aptidão especial.

Segundo o Atributo Medido: Os testes de aptidão geral ( Fator G) medem inteligência como um todo; dão a medida geral da esfera intelectiva. São os testes que se referem , ao mesmo tempo, a diferentes aspectos da atividade inteligente. Q.I. = 100 (IM/IC)3 Fator G de Spearman: Aptidão verbal Fluência verbal Aptidão numérica Aptidão espacial Memória associativa Aptidão Perceptiva Raciocínio Abstrato

Segundo o Atributo Medido: Os testes de personalidade medem as características de personalidade propriamente ditas, que não se referem aos aspectos cognitivos da conduta. Ex.: estabilidade emocional, atitude, interesse, sociabilidade, etc. Sabendo-se que a personalidade do indivíduo muda constantemente, surge a seguinte pergunta: Que medir? Na verdade, medem-se características mais ou menos constantes da personalidade – mesmo assim, em determinado momento.

Testes de Inteligência WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças Composto por 13 subtestes, Os Subtestes Verbais: Informação, Semelhanças, Aritmética, Vocabulário, Compreensão e Dígitos. Subtestes de Execução : Completar Figuras, Código, Arranjo de Figuras, Cubos, Armar Objetos, Procurar Símbolos e Labirintos.

Testes de Inteligência WAIS - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) publicado em fevereiro de 1955 avalia capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos. O WAIS-III oferece a possibilidade de se obter medidas para as seguintes Escalas e Índices: QIs : Verbal, de Execução e Total Índices fatoriais: de Compreensão Verbal, de Organização Perceptual, de Memória Operacional e de Velocidade de Processamento

Testes de Inteligência D-48 – Teste de dominós Prova de inteligência geral que constitui uma excelente medida de factor "g". Avalia a capacidade para conceitualizar e aplicar o raciocínio sistemático a novas situações

Testes de Inteligência G-36 / G-38 Teste saturado do "fator G" e de múltipla escolha. As questões estão dispostas como se segue: A) Compreensão de relação de identidade simples B) Compreensão de relação de identidade mais raciocínio por analogia C) Raciocínio por analogia envolvendo mudança de posição D) Raciocínio por analogia de tipo numérico e envolvendo mudança de posição de tipo espacial

Testes de Personalidade Projetivos: Apresentação de uma tarefa não estruturada. Permite o livre jogo de imaginação da pessoa. Rorschach e TAT Expressivos: Possibilita a auto-expressão através de técnica com uso de lápis e papel. HTP e Palográfico

Teste de Personalidade Rorschach Criada por psiquiatra suíço em 1942, utiliza borrões de tinta para o diagnóstico da personalidade, com apresentação de 10 pranchas com figuras. Aplicação demorada e interpretação de resultados complexa.

Teste de Personalidade TAT Teste de Apercepção Temática Criado por Murray e col em 1938. Estímulo mais estruturado que Rorschach. São 19 pranchas com figuras e 1 em branco. Deve-se contar uma estória descrevendo o que sentem os personagens, o que está acontecendo e dar as consequências. CAT – versão infantil

Teste de Personalidade Teste da casa-árvore-pessoa – HTTP Foi desenvolvido por Buck e publicado em 1948. Exige também a necessária interpretação de cada desenho em separado, já que os três desenhos proporcionam informações, simultaneamente em diferentes níveis de personalidade. Pessoa - o grau de ajustamento a um nível psicossocial, e é a expressão da sua imagem corporal Árvore investiga os sentimentos e atitudes mais profundas e é o desenho que sofre menos alterações em casos em que pode ser necessário proceder a repetições. Casa - reflete o local em que o sujeito vive e convive e as suas relações familiares.

Teste de Personalidade Palográfico O teste PLG foi idealizado e elaborado pelo Prof. Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha. Pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica. A folha de papel, representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e a maneira pela qual ele se relaciona com o meio externo, através dos traçados.

Alguns cuidados Os testes psicológicos só podem ser aplicados por psicólogos com registro profissional O candidato que submetem aos testes tem o direito a toda e qualquer informação que desejar; O sigilo e a segurança dos resultados dos testes devem seguir as normas seguintes: a) Os arquivos devem ser seguros, de modo que ninguém possa ter acesso a um dado sem a autorização do profissional responsável; b) O código de ética do psicólogo diz: É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional (Art. 9º, 2005, p.13).

Alguns cuidados O objetivo do estudo e/ou a relevância do teste para o problema em questão é o primeiro fator a ser considerado. Se o objetivo é realizar uma seleção profissional, por exemplo, através da descrição do cargo chega-se à escolha dos testes que irão compor a bateria. Em segundo lugar, deve-se estar atento às características dos sujeitos que sofrerão a aplicação – sexo, idade, escolaridade, etc -, as quais determinam o tipo de teste a ser utilizado. A aplicação do teste deve obedecer rigorosamente às instruções contidas no manual, o tempo estabelecido para a sua execução e outras recomendações especificadas. A modificação de tais instruções invalida o teste.

Exercício A partir das informações recebidas, discuta: Você adotaria a aplicação de testes psicológicos em sua empresa. Supondo que sim, escolha os testes que seriam utilizados para os níveis operacionais, administrativos e gerencial.