Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi.

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Transcrição da apresentação:

Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi

Pesquisa quantitativa - Questionários Pesquisa pela Internet / divulgada por 83 pessoas responderam Maioria das respostas de pessoas do DCC o Canal de divulgação - listas de o Padrão Resultados / fatos curiosos e contraditórios: o Jovem de 10 anos o Uso da Internet para humor: sim ou não? - respostas de perguntas com resultados contraditórios

Análise: A maioria dos entrevistados possuem idade entre 11 a 30 anos; A presença feminina entre este grupo é pequena (10%); A maioria desses usuários é solteira; A maioria possui nível de escolaridade é superior incompleto; A maioria dos usuários utiliza a Internet mais de 1h por dia, sendo que o grupo que utiliza até 8 horas por dia foi mais significativo ("até 4h" e "até 8h" = 70%). A maior parte das pessoas desse grupo analisado vê e repassa humor na Internet, e uma parcela significativa (32,5%) apenas vê humor na Internet. Pesquisa quantitativa - Questionários

Análise: Entre as finalidades de uso da Internet 83,75% responderam que utilizam para Humor, 93,75% respoderam que utilizam para outros fins de entretenimento, e 70% disseram que utilizam para relacionamento interpessoal; Fora da Internet, utilizam principalmente televisão, teatro, cinema e interpessoalmente como busca e acesso ao humor; pode-se dizer que o nível de satisfação atualmente é satisfatório (76,25% responderam "Bom" ou "Muito Bom"); A língua inglesa é bem presente no humor desse grupo (88,75%); tipos de humor que são menos tolerados são aqueles relacionados a Deficientes Físicos e Racismo. Pesquisa quantitativa - Questionários

Pesquisa quantitativa - Entrevistas Entrevistas realizadas pessoalmente 8 entrevistados o perfil parecido com o do questionário (Ciência da Computação) Informações "se transformam" durante a entrevistas: o Novas informações surgem (uso Internet para coisa séria) o Mesmas informações tem sentido diferentes  Cada usuário tem uma base (conceito de pouco/muito)

Análise: Frequência de uso da Internet (2 categorias): o Usuários que também utilizam a internet profissionalmente. o Usuários que não utilizam a internet profissionalmente. Você procura ou busca humor na Internet? (3 categorias): o Usuários assíduos de determinados canais. o Usuários acomodados. o Usuários interessados em procurar novos conteúdos. De onde você costuma acessar a Internet para ver humor? Qual a frequência em que acessa conteúdo de humor na Internet? o Maior flexibilidade para utilizar a internet no trabalho. o Menor flexibilidade para utilizar a internet no trabalho. Pesquisa qualitativa - Entrevistas

Análise: Qual(is) tipo(s) de humor / categoria(s) você mais gosta e/ou tem costume de ver? Você costuma ver humor em alguma dessas línguas na Internet? Qual(is) canal(is) na Internet você costuma acessar em busca de humor?(2 categorias): o Usuários interessados em humor relacionado ao seu ambiente. o Usuários interessados em humor relacionado ao cotidiano. Você costuma ver humor na Internet em algum desses canais que não é por definição de humor?(2 categorias): o Usuários que consideram humor qualquer material que causa diversão ou risos. o Usuários que definem humor com uma categira restrita de conteúdo (como piadas, charges, etc). Pesquisa qualitativa - Entrevistas

Análise: Você vê, repassa e/ou produz material de humor na Internet? o Os usuários comodos disseram que não repassam conteúdo. o Os que repassam são aqueles que procuram novos conteúdos na internet. Qual o seu nível de satisfação com o humor que vê na Internet? o Usuários satisfeitos: grande quantidade e diversidade. o Usuários insatisfeitos: exige uma seleção prévia, por causa da quantidade e diversidade. Pesquisa qualitativa - Entrevistas

Análise: Você não tolera ou não gosta de algum desse tipos de humor? o Usuários egocêntricos: tolerantes, exceto aquele sobre um determinado grupo do qual participa. o Aceitam qualquer tipo de humor. o Usuários que determinam qual humor é aceitável ou não, por uma questão de princípios. Pesquisa qualitativa - Entrevistas

Conclusões sobre a Pesquisa Como pôde-se comprovar com o estudo, as pessoas usam a Internet como meio para utilizar o humor. Em especial, com pessoas que utilizam muito o computador e Internet como os alunos do curso de Ciência da Computação da UFMG, o humor é uma opção de tipo de informação acessada e utilizada durante a navegação na Internet. Porém, não necessariamente é a razão pelo acesso do usuário à Internet.

Conclusões sobre os Métodos Vale destacar a diferente abordagem que os métodos quantitativo e qualitativo apresentam: a primeira aborda uma coleta de informações em quantidade maior, porém com uma menor importância ou uma análise menos rica. Já a segunda, qualitativa, atribui uma importância maior às informações dadas. Elas são analisadas, questionadas, e assim descobre-se mais sobre o seu valor e sua importancia.

Dúvidas???